Buscar

Importância dos Exames Genéticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: Genética Básica. [AVA3]
Tema: Aconselhamento e exames genéticos.
	Os exames genéticos são de suma importância no mundo em que estamos inseridos, pois através deles, é possível com ajuda médica especializada prevenir o desenvolvimento de doenças desencadeadas por questões hereditárias. Já que há mais de 13 mil doenças que podem ser passadas de uma geração a outra. Com tal controle, é possível que se estingue do futuro próximo da pessoa que vai a vir se desenvolver futuramente.
	Um exemplo de doença genética neurodegenerativa que poderia ser prevenida com tais exames seria a Doença de Huntington, que causa perda motora e cognitivos. Com tal doença tendo uma possibilidade de transferência de 50% dos genitores aos descendentes, é imprescindível que haja aconselhamento genético e mapeamento do DNA para que possa ser feito o diagnóstico e tratamento precoce, possibilitando assim uma vida plena a quem tem a possibilidade de ser portadora de tal condição clínica.
	Através de analises em heredogramas, tendo em foco a predeterminação de padrão de doença na família, é possível ter uma melhor observação das probabilidades com relação a pré-disposição a ter tal doença, e qual a faixa entre géneros que a mesma afeta. 
	A doença escolhida costuma se manifestar apenas entre os 30 ou 40 anos de idade, então é possível não apenas ajudar aqueles que ainda estão a nascer, como também aqueles que estão ainda a desenvolver-se, como por exemplo alguém por volta dos seus 20 anos, que tem histórico da doença na família, pode se submeter aos exames genéticos e a criação do seu heredograma detalhado, podendo assim ser tratado tão plenamente como aconteceria se o mesmo o fizesse logo no começo da vida.
	A principal motivação a ser feitos exames genéticos predeterminarias de doenças hereditárias não está só no controle e prevenção de doenças, mas caso a mesma já esteja em desenvolvimento, é possível encontrar através de tal exame, a correta resposta para o tipo de tratamento medicamento que fará efeito mais conciso de acordo com o DNA do seu portador, prevenindo assim a utilização errônea e sem eficácia de remédios.

Outros materiais