Buscar

provas

Prévia do material em texto

Prova 1
		
	
		1.
		(Cf. UFU 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos. Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como:
	
	
	
	
	Relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
	
	
	Egocentrismo: prioriza a si não enxergando a necessidades de outros indivíduos em relação às suas.
	
	 
	Etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
	
	
	Etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.
	
	
	Preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		O olhar antropológico sobre a educação considera o contexto social e cultural em que a criança, o jovem e o adulto estão inseridos. Isto significa considerar que essas 3 (três) categorias são diferentes e pertencem a classes sociais diversas. Sob este aspecto podemos afirmar que:
	
	
	
	
	A percepção de mundo e sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais dependem exclusivamente do ambiente escolar.
	
	
	O ambiente escolar não sofre influencia do meio em que está inserida.
	
	
	Não é papel da escola discutir e considerar os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence atender os objetivos educacionais.
	
	
	A comunidade a qual pertence, não interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	 
	Os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sua inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Existem correntes de pensamento que acreditam que os acontecimentos e comportamentos humanos são regidos por leis ou forças que os determinam, sendo praticamente impossível fugir a essas terminações. De acordo com Laraia (1993), o determinismo biológico é uma teoria que considera que as diferenças genéticas determinam as diferenças de comportamento. Essa abordagem do comportamento se popularizou e ainda hoje muitas concepções de senso comum estão baseadas nessa teoria. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a essa ideia:
	
	
	
	
	homens são mais fortes que mulheres
	
	
	negros sambam melhor que brancos
	
	
	filhos de alcoólatras tem propensão ao alcoolismo
	
	 
	filhos de pobres aprendem mais
	
	
	brancos são mais inteligentes que negros
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Alfred Kroeber (1876-1960) antropólogo americano em seu artigo "o superorgânico" mostrou como a cultura atua sobre o homem, ao mesmo tempo em que se preocupou com a discussão de uma série de pontos controvertidos, pois suas explicações contrariam um conjunto de crenças populares. Ele enfatiza que graças à cultura a humanidade distanciou-se do mundo animal... mais do que isso, o homem passou a ser considerado um ser que está acima de suas limitações orgânicas. Kroeber possibilita a ampliação do conceito de cultura defendendo os seguintes pontos, EXCETO:
	
	
	
	 
	A cultura é um processo não cumulativo, resultante de parte da experiência histórica das gerações anteriores.
	
	
	A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos;
	
	
	O homem age de acordo com os seus padrões culturais. Os seus instintos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou;
	
	
	Em vez de modificar para isto o seu aparato biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico;
	
	
	A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações;
	
	
	
		
	
		5.
		Indique a opção que caracteriza a visão etnocêntrica:
	
	
	
	
	Elevação cultural da cultura dita exótica ou diferente.
	
	
	Alimentar a premissa de aceitação da cultura do outro.
	
	
	Valorizar o contexto cultural de outras sociedades.
	
	 
	Sentimentos de desprezo e rejeição ou reações de medo em relação à cultura do outro.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		A _________ pode ser definida como uma coleção de comportamentos (valores, normas, língua, modo de produção etc) transmitida e difundida pelas gerações, através da comunicação. Marque a opção correta:
	
	
	
	
	modernidade
	
	
	civilização
	
	
	sociedade
	
	 
	cultura
	
	
	linguagem
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Não existe, em termos de cultura nem melhor nem pior, nem mais nem menos, nem superior nem inferior. Os padrões de beleza, de justiça, de moralidade, etc., são relativos à cultura na qual os indivíduos estão inseridos. Existem diferenças no modo de pensar e de agir entre as diversas culturas que, segundo o relativismo cultural, devem ser respeitadas.
Essa perspectiva tem sido denominada na Antropologia de:
	
	
	
	 
	relativismo cultural
	
	
	determinismo cultural
	
	
	relativismo genético
	
	
	determinismo geográfico
	
	
	determinismo biológico
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Considerando a discussão sobre Alteridade e etnocentrismo na Antropologia, é incorreto dizer:
	
	
	
	 
	O etnocentrismo corresponde à avaliação culturalmente centrada que cada grupo faz do outro. Contudo, o etnocentrismo se restringe às civilizações europeias.
	
	
	A alteridade foi estabelecida como objeto de estudo da Antropologia que, enquanto ciência, interessa-se por investigar a cultura do outro.
	
	
	No etnocentrismo, os membros de uma determinada sociedade consideram os seus próprios valores, costumes e crenças como os mais corretos e tendem a tomá-los como parâmetro quando são confrontados com um modo de vida ou uma ideologia diferente.
	
	
	O termo alteridade pressupõe a condição de ser do ¿outro¿; pressupõe um jogo de identidade e de diferença; pressupõe o ¿ele¿ e o ¿nós¿.
	
	
	Em termos de alteridade, a Antropologia possui por objetivo revelar a verdade do 'outro', de tornar uma outra realidade inteligível, de traduzir a diferença em termos familiares ou interpretar uma visão de mundo diferente.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
		
		Indique a opção que caracteriza a visão etnocêntrica:
	
	
	
	
	Valorizar o contexto cultural de outras sociedades.
	
	
	Elevação cultural da cultura dita exótica ou diferente.
	
	 
	Sentimentos de desprezo e rejeição ou reações de medo em relação à cultura do outro.
	
	
	Alimentar a premissa de aceitação da cultura do outro.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Em relação ao Relativismo Cultural considere as afirmações abaixo: 1) Todas culturas devem ser consideradas válidas.2) Os preconceitos derivados das convenções culturais nos leva a não aceitar a cultura do outro. 3) Inexiste medida absoluta para informar julgamentos. 4) A avaliação do costume do outro representa obstáculo ao conhecimento antropológico. São corretos os itens:
	
	
	
	
	Apenas 3 e 4 são corretos
	
	 
	Os itens 1.2,3 e 4 são corretos;
	
	
	Apenas 2 e 3 são corretos;
	
	
	Apenas o 3 e 4 são corretos;
	
	
	Apenas o 1 e 2 são corretos;
	
	
	
		
	
		3.
		A marca do período formador da Antropologia é conhecido pelo predomínio do paradigma evolucionista que apresentava uma história universal e linear rumo ao progresso, porém, os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento. Fazes essas que caracterizava em povos civilizados e povos selvagens ou primitivos. Sobre essa concepção é correto afirmar segundo o pensamento antropológico no século XVIII.
	
	
	
	
	Os povos da África, Ásia, Austrália e Américas ainda estavam em um estágio inferiores da evolução.
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	A sociedade ocidental europeia ostentava o nível mais adiantado do progresso.
	
	
	O que identificava as sociedades primitivas ou selvagens segundo os evolucionistas ausência da escrita da formação de um Estado, sem economia de mercado, sem ciência.
	
	
	As chamadas sociedades civilizadas caracterizava-se por terem uma organização mais complexa de cultura e organização social e marcada pela presença do pensamento científico e da propriedade privada.
	
	
	
		
	
		4.
		(Concursos- IFAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS  EBTT).Família, casamento e parentesco são temas afins da Antropologia, estudados por incontáveis especialistas. Estudiosos que se debruçam sobre esses assuntos observam que:
 
	
	
	
	
	 O clã é, geralmente, exogâmico ¿ o impulso sexual é orientado para pessoas fora do grupo de parentesco essencial.
	
	 
	 A autoridade da linhagem sempre recai sobre as mulheres nas sociedades matrilineares.
	
	 
	 A família extensa ou ¿indivisa¿ é uma comunidade formada de pequenas famílias justapostas, dirigida por um chefe único e poderoso.
	
	
	 A poligamia é permitida apenas em uma pequena minoria de sociedades, dada a imposição judaico-cristã do casamento monogâmico.
	
	
	A linhagem, assim como quase sempre o clã, pode remontar ao ancestral comum histórico e nomeá-lo.
 
	
	
	
		
	
		5.
		"Todas as culturas estão envolvidas umas com as outras; nenhuma é isoladae pura, todas são híbridas, heterogêneas, extraordinariamente diferenciadas e não monolíticas". desta maneira, Said defende a existência:
	
	
	
	 
	da presença da diversidade cultural como uma realidade na sociedade atual.
	
	
	de uma organização cultural incapaz de se sustentarpor muito tempo, dada a tendência ao hibridismo e à homogeinização cultural.
	
	
	de um pensamento burgues, a promover o hibridismo cultural a fim de obter lucros.
	
	
	do etnocentrismo como caminho para o conhecimento de culturas de outras etnias.
	
	
	da possibilidade de um processo de purificação cultural.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
	
	
	
	
	maniqueismo
	
	 
	etnocentrismo
	
	
	heterocentrismo
	
	
	heliocentrismo
	
	
	egocentrismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		A ciência não é neutra. A partir dessa afirmação pode-se entender que, quando optamos por decidir algo fundamentado por razões científicas, a probabilidade de acerto é maior. No entanto, a ciência é questionável. O que é certo hoje pode mudar amanhã, diferente dos interesses de cunho políticos e/ou dogmáticos do conhecimento religioso. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I - Para o público em geral, ciência é um conjunto de conhecimentos puros e aplicados, originados por métodos rigorosos e que permitem ter uma nova percepção da realidade.
II - A ciência é mais conceituada do que definida. Definir um conceito consiste em formular um problema e, para tanto, as hipóteses que o tornaram formulável.
III - A ciência é caracterizada por verdades absolutas e inquestionáveis, fruto da personificação de metodologias abstratas.
IV - Não existe definição objetiva e/ou neutra do conceito de ciência, podendo ser um modo de interpretar a nossa realidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	 
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
		
	
		8.
		As crenças e os costumes são relativos ao sujeito de acordo com seu contexto social. Deve-se assim considerar a importância das diversas culturas e reforçar a ideia de que não há uma cultura melhor que a outra. Nessa perspectiva, estamos nos referindo ao conceito de:
	
	
	
	
	Determinismo Geográfico
	
	
	Etnocentrismo
	
	 
	Relativismo cultural
	
	
	Endoculturação
	
	
	Aculturamento
	
		
		O objetivo das Ciências Sociais é :
	
	
	
	 
	observar como se relaciona o ser humano em sociedade.
	
	
	estudar o ser humano, independente da sociedade em que vive.
	
	
	analisar as relações humanas fora da sociedade.
	
	
	não se interessa pelo desenvolvimento das sociedades.
	
	
	estudar as manifestações artísticas.
	
	
	
		
	
		2.
		Assinale a alternativa que melhor define a palavra cultura como todas as possibilidades de realização humana, formulada por Edward Tyler.
	
	
	
	
	Cultura é a medida de conceitos assimilados pelo homem no ambiente escolar.
	
	
	Cultura é o resultado do examinando a um concurso muito requisitado.
	
	
	Cultura é o conjunto de habilidades e competências que pode ser desenvolvido pelo homem no decorrer de sua vida.
	
	
	O termo cultura está ligado aos costumes, etiquetas e comportamentos de elite.
	
	 
	Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		A humanidade começou a aproveitar sua capacidade de desenvolver cultura, sobretudo por meio de quatro processos: invenção, difusão, civilização e socialização (NETO, Pedro Scuro, 2004, p.168). Assinale a alternativa ERRADA com relação aos processos culturais:
	
	
	
	
	Socialização é a virtude exclusivamente humana, de usar símbolos e linguagens ao mesmo tempo para a transmissão de cultura.
	
	
	A civilização é um processo social em si, que tendem sempre a evoluir, concede à cultura um acentuado caráter direcional ou progressivo, afetando até mesmo a nossa personalidade.
	
	 
	Difusão cultural é a capacidade de fazer coisas novas, inéditas para uma determinada cultura.
	
	
	A cultura é uma coleção de comportamentos aprendidos, um extenso repositório de condutas consagradas, recriadas e passadas adiante através de gerações e contribuindo para nos diferenciar cada vez mais das outras espécies de animais.
	
	
	Invenção cultural é algo novo produzido por meio de recombinação de elementos culturais existentes.
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre o conceito de cultura, é legítimo afirmar que:Encontra-se arraigada a uma visão de mundo teocêntrica, em nosos dias
	
	
	Integra-se somente a uma visão de mundo refinada, excludente e oriunda da educação superior
	
	
	Opõe-se a contextos sem escolarização formal
	
	 
	Pode ser concebido como todo processo de transformação da natureza pelo homem
	
	
	Exig um conhecimento prévio de um repertório especializado, além de uma educação formal
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Assinale a opção que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da Antropologia
	
	
	
	 
	A cultura diz respeito aos atributos históricos que singularizam um povo;
	
	
	A cultura constitui uma faculdade adquirida pelo gênero humano, mas os homens não podem ser considerados o produto da cultura.
	
	
	A cultura de um povo é determinada pelo meio natural;
	
	
	A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos;
	
	 
	A cultura é uma forma de linguagem que tem origem simbólica;
	
	
	
		
	
		6.
		No entendimento de Thiollent, (apud Barros; Lehfeld, 2000, p. 77) podemos entender esse tipo de pesquisa como "um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realidade em estreita associação com a resolução de um problema no qual os pesquisadores e os participantes da situação estão envolvidos". Essa definição está vinculada a qual tipo de pesquisa?
	
	
	
	
	Pesquisa bibliográfica
	
	
	História de Vida
	
	
	Pesquisa etnográfica
	
	 
	Pesquisa Ação
	
	
	Pesquisa Participante
	
	
	
		
	
		7.
		A marca do período formador da Antropologia é conhecido pelo predomínio do paradigma evolucionista que apresentava uma história universal e linear rumo ao progresso, porém, os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento. Fazes essas que caracterizava em povos civilizados e povos selvagens ou primitivos. Sobre essa concepção é correto afirmar segundo o pensamento antropológico no século XVIII.
	
	
	
	
	A sociedade ocidental europeia ostentava o nível mais adiantado do progresso.
	
	
	O que identificava as sociedades primitivas ou selvagens segundo os evolucionistas ausência da escrita da formação de um Estado, sem economia de mercado, sem ciência.
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Os povos da África, Ásia, Austrália e Américas ainda estavam em um estágio inferiores da evolução.
	
	
	As chamadas sociedades civilizadas caracterizava-se por terem uma organização mais complexa de cultura e organização social e marcada pela presença do pensamento científico e da propriedade privada.
	
	
	
		
	
		8.
		Cultura pode significar cultivo do espírito, a criação de obras de arte e a criação de obras da ciência e da filosofia. Ao tomar como critério para definição de cultura a educação formal, o conhecimento científico e as chamadas "belas artes" é que as pessoas classificam umas às outras como "cultas" e "incultas".
No entanto, sobre essa proposição é correto afirmar que:
I. Não há indivíduo humano desprovido de cultura,exceto o recém-nascido porque ainda não sofreu o processo de endoculturação ou uma pessoa que foi privada do convívio humano por toda a sua vida.
II. Pessoas "cultas" são aquelas que tiveram acesso à boa educação, como intelectuais, cientistas e artistas, e pessoas "incultas" aquelas analfabetas ou semi-analfabetas.
III. A classificação de pessoas como cultas ou incultas é aceita em termos de senso comum, mas não tem fundamento em nenhuma teoria científica que mereça credibilidade.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	 
	As alternativas I e III estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
Prova 2
		1.
		Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	A educação formal e informal é fundamental para a socialização do homem. Todavia, a importância da educação formal se sobrepõe àquela da educação informal, podendo até mesmo substituí-la.
	
	 
	O ser humano aprende a cultura de sua época, de seu lugar através de um processo de socialização.
	
	
	A família é responsável por um processo de socialização secundária.
	
	
	Há apenas duas ciências sociais básicas - Antropologia e Sociologia. A Antropologia estuda as diferentes culturas no mundo. Já a Sociologia estuda as relações estabelecidas entre os homens por meio das instituições sociais (escola, família, Estado, sindicato, empresa).
	
	
	O homem é um ser social, sendo o processo de socialização inato. Ou seja, para se tornar um ser social o homem não precisa entrar em contato com outros homens.
	
	
	
		
	
		2.
		(Cf. UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)" Com base no texto assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
	
	
	
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social, mas para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. Por isso, o homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. Este processo de aprendizado que insere o homem em sociedade é chamado de:
	
	
	
	 
	Socialização
	
	
	Sistematização
	
	
	Positivismo
	
	
	Fatos Sociais
	
	
	Educação exclusivamente formal
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Acerca da sociologia de Auguste Comte, assinale a opção correta.
	
	
	
	 
	A tarefa assumida por Comte consistia em tornar positiva a ciência social, de forma a completar a transição para a positividade já alcançada por outras ciências.
	
	
	Segundo Comte, a sociologia deve ser uma ciência neutra, que se distancie de questões políticas. A ela caberia, portanto, apenas elaborar as leis universais do desenvolvimento e funcionamento da sociedade.
	
	
	A sociologia de Comte sofreu influência determinante da hermenêutica filosófica de Schleirmacher e do romantismo alemão.
	
	
	A sociologia de Comte é fortementemarcada pelo espírito revolucionário do século XIX, visto que, segundo esse teórico, o conhecimento da sociedade levaria a sua transformação em direção ao comunismo.
	
	
	Comte defende a liberdade do homem e a limitação da intervenção do Estado, de forma a assegurar o aumento das possibilidades humanas.
	
	
	
		
	
		5.
		Houve um período da história da Europa que foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam mudanças, do final da Idade Média para a Idade Moderna, que propiciaram o desenvolvimento do comércio, da navegação, contatos com outros povos, crescimento urbano, etc. É o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura com o mundo medieval ou ainda, de transição do feudalismo para o capitalismo. Que termo é utilizado para definir esse período?
	
	
	
	 
	Renascimento
	
	
	Teocentrismo
	
	
	Feudalismo
	
	
	Imperialismo
	
	
	Iluminismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		O mito, a religião, o senso comum e a ciência são formas de conhecer e de explicar o mundo e os seus fenômenos. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido. A ciência, aos poucos, foi tomando para si as explicações e rompendo com o mito e com o senso comum. Para Quintaneiro, "O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química." (2002, p. 13). O fim do Teocentrismo e das explicações religiosas sobre os fatos possibilitou que aparecessem questões mais imediatistas e materiais, cujo foco principal era o homem. Ao abandonar as explicações sobrenaturais, os indivíduos passaram a buscar a explicação de mundo através das seguintes ações, EXCETO:
	
	
	
	
	experimentação
	
	
	método científico
	
	
	observação
	
	
	indagação racional
	
	 
	senso comum
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		A Sociologia surgiu tendo em vista diversas situações vinculadas às revoluções:
	
	
	
	
	Mexicana e Chinesa
	
	
	Mexicana e Francesa
	
	 
	Francesa e Industrial
	
	
	Russa e Mexicana
	
	
	Francesa e Russa
	
	
	
		
	
		8.
		Assinale a opção correta a respeito do surgimento da sociologia.
	
	
	
	
	A sociedade passou a ser objeto de estudo devido ao absolutismo, pois a unificação dos estados nacionais exigiu o desenvolvimento de uma tecnologia de administração da população.
	
	
	Durkheim é considerado o fundador da sociologia, devido à autoria da obra As regras do método sociológico.
	
	 
	A sociologia surgiu devido às transformações causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa.
	
	
	Desde o princípio, os sociólogos pretenderam o distanciamento da realidade social, com o intuito de obter uma perspectiva adequada das sociedades em estudo.
	
	
	A sociologia é uma ciência à serviço da classe dominante e da necessidade de controlar as classes subalternas.
	
		1.
		CIÊNCIA EM SI (Gilberto Gil)   Se toda coincidência/Tende a que se entenda/E toda lenda/Quer chegar aqui/A ciência não se aprende/A ciência apreende/A ciência em si/Se toda estrela cadente/Cai pra fazer sentido/E todo mito/Quer ter carne aqui/A ciência não se ensina/A ciência insemina/A ciência em si/Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar/Do avião a jato ao jaboti/Desperta o que ainda não, não se pôde pensar/Do sono do eterno ao eterno devir/Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar/Para alcançar o que já estava aqui/Se a crença quer se materializar/Tanto quanto a experiência quer se abstrair/A ciência não avança/A ciência alcança/A ciência em si
A música faz uma "homenagem" à Ciência e nos remete à compreensão de que devemos muito a ela. A Ciência revela, desvela, anuncia, cria, recria, prova e comprova muitos sentidos da existência humana e os seus avanços.
Qual a  ÚNICA  opção que apresenta uma informação contrária sobre a Ciência em si?
	
	
	
	
	Pela pesquisa busca critérios de verdades rompendo com o senso comum
	
	 
	Explica o mundo a partir do senso comum e do mito
	
	
	Tomou para si as explicações de mundo rompendo com o mito
	
	
	Fundamenta-se no estudo sistemático e racional não permitindo "achismos"
	
	
	Suas conclusões são obtidas e testadas através do método científico
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Hoje em dia ninguém tem dúvida sobre a validade do método científico para se compreender a realidade. Mas, é nos séculos XVI e XVII que a perspectiva medieval de ciência, ancorada na teologia, vai ceder lugar ao emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Copérnico, Galileu, Bacon, Descartes e Newton são os grandes cientistas dessa época, conhecida como a Idade da Revolução Científica. Descartes tomou a dúvida como ponto fundamental de seu método, e duvidando de tudo, chegou a uma famosa afirmação: "Penso, logo existo".
Assinale a alternativa que corresponde ao método usado por Descartes:
	
	
	
	 
	dúvida metódica
	
	
	síntese metódica
	
	
	estudo de caso
	
	
	etnografia
	
	
	estudo de levantamento
	
	
	
		
	
		3.
		O ser humano é um animal que produz mitos, religiões, ideologias, enfim, cultura. Na tentativa de entender as coisas ao nosso redor, produzimos uma vasta gama de conhecimentos como o filosófico, o religioso, o de senso comum etc. A sociedade ocidental produziu uma forma específica de explicar o mundo, chamada de ciência. As características abaixo se aplicam à Ciência, EXCETO que ela é:
	
	
	
	
	Racional
	
	
	Metódica
	
	
	Objetiva
	
	 
	Assistemática
	
	
	Sistemática
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Indique nas opções abaixo aquela que caracteriza corretamente a preocupação dos pensadores positivistas:
	
	
	
	
	Anomia , Igualdade e Progresso.
	
	 
	Ordem, Estabilidade e coesão social.
	
	
	Ordem, Progresso e desordem social.
	
	
	Igualdade , rebeldia e anomia social.
	
	
	Anomia, desordem e Progresso.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		(UFAP) A sociologia nasce e desenvolve-se com o mundo moderno. Reflete as suas principais épocas e transformações [...]. O mundo moderno depende da Sociologia para ser explicado, para compreender-se. A sociologia não nasce do nada. Surge em um dado momento da história do mundo moderno.¿ As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofiapositivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio. (IANNI, Octávio., A sociologia e o mundo moderno. Tempo Social: USP, 1989). Sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia, podemos afirmar que:
	
	
	
	 
	A sociologia surge a partir da Revolução Industrial e Francesa, no século XVIII, e sua primeira corrente teórica foi o marxismo.
	
	
	A sociologia nasce no século XVI motivada pelo surgimento do capitalismo e das contradiçõesentre capitale trabalho.
	
	
	A sociologia nasce no século XX, principalmente, devido à Segunda Revolução Industrial, que modificou radicalmente as relações de trabalho na sociedade europeia.
	
	 
	As condições que propiciaram o surgimento da sociologia devem ser vistas em um contexto abrangente (surgimento do mundo moderno), em que se destacaram inúmeros fatos históricos importantes. No entanto, foi somente no século XIX, de forma conservadora, através da filosofia positivista e do funcionalismo, que ela conquista o reconhecimento como ciência de fato, com objeto de estudo e método próprio.
	
	
	A sociologia se consolida como ciência de fato no século XIX, em resposta às graves crises provocadas pelo capitalismo e sua primeira corrente teórica foi o interacionismo simbólico.
	
	
	
		
	
		6.
		O mito, a religião, o senso comum e a ciência são formas de conhecer e de explicar o mundo e os seus fenômenos. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido. A ciência, aos poucos, foi tomando para si as explicações e rompendo com o mito e com o senso comum. Para Quintaneiro, "O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química." (2002, p. 13). O fim do Teocentrismo e das explicações religiosas sobre os fatos possibilitou que aparecessem questões mais imediatistas e materiais, cujo foco principal era o homem. Ao abandonar as explicações sobrenaturais, os indivíduos passaram a buscar a explicação de mundo através das seguintes ações, EXCETO:
	
	
	
	
	observação
	
	
	experimentação
	
	
	método científico
	
	
	indagação racional
	
	 
	senso comum
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		A Sociologia recebe um caráter científico a partir das teorias de três estados de Augusto Comte. Analise os itens abaixo e marque a única opção correta:
	
	
	
	
	Estado metafísico, estado natural e estado positivo.
	
	 
	Estado teológico, estado metafísico e estado positivo.
	
	
	Estado natural, estado social e estado positivo.
	
	
	Estado teológico, estado natural e estado positivo.
	
	
	Estado metafísico, estado social e estado positivo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Para Quintaneiro, "O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química." (2002, p. 13). O fim do Teocentrismo e das explicações religiosas sobre os fatos possibilitou que aparecessem questões mais imediatistas e materiais, cujo foco principal era o homem. Ao abandonar as explicações sobrenaturais, os indivíduos passaram a buscar a explicação de mundo através das seguintes ações, EXCETO:
	
	
	
	 
	a especulação do senso comum
	
	
	a indagação racional
	
	
	a observação
	
	
	a experimentação
	
	
	a método científico
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
		1.
		Constitui crença generalizada que o conhecimento fornecido distingue-se por um grau de certeza alto, desfrutando assim de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. Teorias, métodos, técnicas, produtos, contam com aprovação geral quando são validados. Essa atitude de veneração frente deve-se, A sociedade ocidental que produziu uma forma específica de explicar o mundo. Uma forma racional, objetiva, sistemática, metódica e refutável de formulação das leis que regem os fenômenos.  Essa definição se relaciona:
	
	
	
	
	à religião
	
	
	à filosofia
	
	 
	à ciência
	
	
	ao mito
	
	 
	ao senso comum
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		(Concursos- IFAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS EBTT).Muito comum nas pesquisas antropológicas do século XIX, época marcada pela expansão colonial européia, foi o método de análise comparativo.
É correto afirmar que esse método:
 
	
	
	
	 
	Entrou em completo desuso no século XX, em grande parte devido às críticas de Radcliffe-Brown, adepto do método histórico.
	
	 
	 Serve ainda hoje de base para a divisão das sociedades entre primitivas e civilizadas, tradicionais e modernas, defendidas pela maioria dos antropólogos.
	
	
	Está associado ao nome de Herbert Spencer, um de seus precursores e principais expoentes. 
	
	
	Se encontra estreitamente vinculado ao funcionalismo, cujo aspecto marcante é a comparação de instituições pertencentes a contextos sociais distintos.
 
	
	
	Ganhou o apoio e a adesão de Franz Boas, apesar do relativismo cultural defendido pelo antropólogo.
	
	
	
		
	
		3.
		Como característica do Positismo, entende-se que o conhecimento deve buscar
	
	
	
	
	A fenomelogia, a certeza e a relatividade.
	
	 
	A certeza, a precisão e a ordem.
	
	
	A relatividade, a precisão e a incerteza.
	
	
	O caos, a organização e a fenomenologia.
	
	
	Todas as respostas acima.
	
	
	
		
	
		4.
		Com relação ao surgimento e desenvolvimento da Sociologia, assinale a afirmação incorreta.
	
	
	
	 
	Não há relação entre Revolução Francesa, Revolução Industrial, Iluminismo e surgimento da Sociologia.
	
	
	A Sociologia sofreu influencia do pensamento cartesiano, o que refletiu em sua denominação primeira de 'Física social'.
	
	
	Revolução Francesa e Revolução Industrial provocaram mudanças sociais e políticas que requereram o surgimento de uma nova ciência - Sociologia, cujo objetivo é compreender símbolos culturais que os seres humanos usam e criam para interagir socialmente.
	
	
	A Sociologia surgiu sob as condições das mudanças que derivam do declínio do feudalismo, fortalecimento do comércio e surgimento de novos papéis sociais.
	
	
	A Sociologia nasceu com o positivismo, que atribuía à ciência a capacidade de prever e de controlar a ação. Diz August Compte, 'prever para poder'. Caberia a Sociologia, portanto, encontrar as leis universais que regessem os fenômenos sociais.
	
	
	
		
	
		5.
		No século XVII, surge um movimento que fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Que movimento é este? (COMPREENSÃO CIENTÍFICA 5)
	
	
	
	
	Liberalismo
	
	
	Renascimento
	
	 
	Iluminismo
	
	 
	Racionalismo
	
	
	Humanismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		
Observando a charge a seguir e identificando as características da globalizaçãoindique a opção correta:
	
	
	
	 
	No processo de globalização temos avanço de exclusão social e conflitos sociais.
	
	
	No processo de globalização assistimos a uma desvalorização do dinheiro.
	
	
	No processo de globalização temos cada vez mais o fechamento das fronteiras
	
	 
	No processo de globalização as tensões e os conflitos sociais são esquecidos.
	
	
	No processo de globalização o pensamento pragmático é esquecido.
	
	
	
		
	
		7.
		A Sociologia surgiu como uma ciência social que tomava as ciências naturais como modelo. Os princípios de objetividade e neutralidade científicas do Positivismo são uma expressão disso. No entanto, as Ciências Humanas e Sociais se diferem das Ciências Naturais.
Nesse sentido podemos afirmar:
I. O objeto de estudo das Ciências Sociais é complexo e inconstante, os fenômenos sociais variam no tempo e no espaço.
II. Há uma estreita relação entre sujeito-objeto nas Ciências Sociais posto que os cientistas sociais estão estudando fenômenos humanos e, dessa forma, o pesquisador é também objeto de estudo.
III. O pesquisador nas Ciências Sociais pode ser igualmente neutro ao desenvolver seu trabalho pois como pesquisador não sofre influência social ou cultural qualquer.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	
	
		
	
		8.
		Qual pensador definia a sociologia como a física social:
	
	
	
	
	Piaget.
	
	 
	Auguste Comte.
	
	
	Karl Marx.
	
	
	Émile Durkheim.
	
	
	Paulo Freire.
	
	Gabarito Coment.
	
		1.
		Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola, instruído]) foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500. São Características da Escolástica: I. o grande desenvolvimento da filosofia escolástica, a partir do século XIII, foi devido à influência do pensamento árabe. II. os cristãos da escolástica tiveram o primeiro contato com o pensamento de Aristóteles através dos núcleos de cultura. III. São Tomás foi um dos grandes pensadores desse método e mostrou que a filosofia de Aristóteles era compatível com o cristianismo. IV. Guilherme de Ockham foi o maior dos lógicos escolásticos. Ele combinou o racionalismo do pensamento aristotélico com a fé revelada do cristianismo.
	
	
	
	
	Somente II, III estão corretas
	
	
	Somente I e II estão corretas
	
	 
	Todas estão corretas
	
	
	Somente IV está correta
	
	
	Somente I, V estão corretas
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Para Durkheim , o controle social é fundamental para o funcionamento e equilíbrio do sistema social. O ser humano é egoísta e precisa ser moldado para se integrar à sociedade. Ele afirma que o indivíduo egoísta se transforma em altruísta no processo de socialização que se dá através da educação. (Sociologia da educação _ Alberto Tosi Rodrigues . Cap. II : Sociedade, educação e vida moral)
Assinale a opção que apresenta a afirmativa INCORRETA segundo Durkeim.
	
	
	
	
	Os costumes e as regras são transmitidos no processo educacional
	
	
	Não existe uma educação única para que todos aprendam a ser membros da sociedade
	
	
	A educação adequada é a educação própria do meio moral que cada um compartilha
	
	 
	Devemos educar nossos filhos de acordo com as regras e os costumes que queremos
	
	
	Socializar-se é aprender a ser membro da sociedade
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Em Atenas procurava-se formar espíritos delicados, prudentes e sutis, embebidos da graça e harmonia, capazes de gozar o belo e os prazeres da pura especulação; em Roma, desejava-se especialmente que as crianças se tornassem homens de ação, apaixonados pela glória militar, indiferentes no que tocasse às letras e às artes. Na Idade Média, a educação era cristã, antes de tudo; na Renascença, toma o caráter mais leigo, mais literário; nos dias de hoje, a ciência tende a ocupar o lugar que a arte outrora preenchia (DURKHEIM, Émile apud PILETTI, Nelson. Sociologia da Educação. 18. ed. São Paulo: Ática, 1999, p.112). A citação acima expressa:
	
	
	
	
	O caráter individual da educação e da prática educativa.
	
	 
	O caráter social da educação e da prática educativa.
	
	
	O caráter imaginário da educação e da prática educativa.
	
	
	O caráter autoritário da educação e da prática educativa.
	
	
	O caráter idealista da educação e da prática educativa.
	
	
	
		
	
		4.
		Na concepção Durkheiniana o conceito de consciência coletiva é um conceito central. Durkheim compreendeu consciência coletiva como:
I. Traços mentais e emocionais que identificam e distinguem um indivíduo de todos os outros.
II. O conjunto de conhecimentos depurados de pré-noções e racionalmente organizados. 
III. Princípio metodológico que o sociólogo deve utilizar para analisar a sociedade.
IV. Sistema de crenças, valores, idéias e percepções comuns aos membros de uma determinada sociedade.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	
	Os itens III e IV estão corretos.
	
	 
	Somente o item IV está correto.
	
	
	Somente o item I está correto.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		No fascículo: "Introdução à Sociologia da Educação", Pérsio Santos de Oliveira discute o conceito sociológico de Educação. Em concordância com esse autor, são proposições que definem e caracterizam de modo adequado a educação:
1. A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens.
2. A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, seus costumes e suas habilidade, isto é, sua cultura aos mais jovens.
3. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
4. A educação visa, sobretudo, ajustar o indivíduo ao regime cultural para ele conservar o partido que está no poder.
5. A educação forma o ser biológico para ele ser ajustado aos padrões sociais.
Estão corretas as alternativas sob a linha de pensamento de Pérsio Santos de Oliveira:
	
	
	
	
	2 - 3 - 4
	
	
	2 - 4 - 5
	
	
	1 - 2 - 5
	
	
	1 - 3 - 4
	
	 
	1 - 2 - 3
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		A Sociologia da Educação é um ramo da Sociologia geral que se ocupa dos feitos sociais relacionados com a educação. Assim, como Sociologia especial, seria INCORRETO afirmar que a Sociologia da Educação estuda:
	
	
	
	
	O processo educativo e as relações entre a escola e a sociedade.
	
	
	Convivência entre educandos e educadores.
	
	 
	Espaços e opções de lazer de um município.
	
	
	A escola como um grupo social.
	
	
	A influência da escola no comportamento e na personalidade de seus alunos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Considerando o pensamento de Émile Durkheim, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	
	Elegeu os fatos sociais como objeto da Sociologia. E, ainda conforme o autor, estes fatos possuem três características: coerção social, exterioridade aosindivíduos e generalidade.
	
	
	Desenvolveu os conceitos de solidariedade mecânica, solidariedade orgânica e habitus.
	
	 
	O cientista social deve guardar certa distância em relação ao seu objeto de estudo, preservando objetividade de sua análise.
	
	
	Admitindo o capitalismo como uma sociedade harmônica e ordenada, defendia a necessidade de a Sociologia apontar soluções para os problemas sociais que pudessem causar anomia social.
	
	 
	Questionava a tese da neutralidade e objetividade do cientista social.
	
	
	
		
	
		8.
		Hoje em dia ninguém tem dúvida sobre a validade do método científico para se compreender a realidade. Mas, é nos séculos XVI e XVII, que a perspectiva medieval de ciência, ancorada na teologia, vai ceder lugar ao emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Copérnico, Galileu, Bacon, Descartes e Newton são os grandes cientistas dessa época, conhecida como a Idade da Revolução Científica. Descartes tomou a dúvida como ponto fundamental de seu método, e duvidando de tudo, chegou à um famosa afirmação: "Penso, logo existo".
Assinale a alternativa que corresponde ao método usado por Descartes:
	
	
	
	
	Síntese metódica.
	
	 
	Dúvida metódica.
	
	
	Estudo de caso.
	
	
	Etnografia.
	
	
	Estudo de levantamento.
	
Prova 3
	
			Segundo Émile Durkheim, em As Regras do Método Sociológico, os fatos sociais seriam estruturas que possuiriam as seguintes características:
	
	
	
	
	Expressariam a preponderância do indivíduo sobre a coletividade.
	
	 
	Possuiriam um poder de coerção sobre as consciências individuais.
	
	
	Encontram-se exclusivamente vinculados à base econômica e material da sociedade.
	
	
	Seriam fenômenos que ocorrem ocasionalmente na sociedade.
	
	
	Estariam presentes no interior de cada indivíduo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:
	
	
	
	
	Generalizados, expressivos e naturais.
	
	
	Coercitivos, naturais e expressivos.
	
	
	Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados.
	
	 
	Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.
	
	
	Coercitivos, expressivos e generalizados
	
	
	
		
	
		3.
		A Sociologia e as outras ciências sociais compartilham:
	
	
	
	
	Campo de estudo claramente definido e recursos metodológicos delimitados.
	
	
	Realidades sociais e ostracismo.
	
	 
	Ideologias e fatos sociais.
	
	
	Ideologias e desigualdades sociais.
	
	 
	Estratégias metodológicas e problemas.
	
	
	
		
	
		4.
		O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) deu uma contribuição à Sociologia ao indicar como deveria se dar a abordagem dos problemas sociais, estabelecendo as regras a serem seguidas na análise de tais problemas.Durkheim defendia a ideia de que os fatos sociais deveriam ser tratados como ¿coisas¿, no sentido de serem individualizados e observáveis. Durkheim distinguiu três características dos fatos sociais, para o sociólogo estes fatos devem ser:
	
	
	
	
	Evolutivos, coercitivos e revolucionários
	
	 
	Coercitivos, exteriores aos indivíduos e generalizantes
	
	
	Biológicos, cartesianos e coercitivos
	
	
	Evolutivos, coercitivos e ideológicos.
	
	
	Coercitivos, exteriores aos indivíduos e biológicos.
	
	
	
		
	
		5.
			Os  trechos destacados as opções foram  extraídos da obra intitulada  As Regras do Método Sociológico (DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978). Este autor pesquisou e definiu o fato social como objeto de estudo da Sociologia. A  única opção que  NÃO trata diretamente do fato social e sua característica de exterioridade é:
	 
	
	
	
	 
	"Cada indivíduo bebe, dorme, come, raciocina, e a sociedade tem todo o interesse em que estas funções se exerçam regularmente."
	
	
	"Assim, também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa."
	
	
	"Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais"
	
	
	"O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, as práticas seguidas na profissão funcionam independentemente do uso que delas faço."
	
	
	"Se experimento violar as leis do direito, estas reagem contra mim de maneira a impedir meu ato se ainda é tempo."
	
	
	
		
	
		6.
		Entrou para a École Normale Supérieure, quando conheceu as obras de pensadores como Auguste Comte e Herbert Spencer, intelectuais que o influenciaram na busca por dotar a Sociologia de um caráter científico. Lançou As Regras do Método Sociológico. Via a sociedade como um organismo constituído por órgãos que devem se integrar garantindo um funcionamento harmônico. Para tanto, nenhuma das partes pode agir como se fosse o todo, sob pena de fazer adoecer o corpo social.
Essas características pertencem ao pensador:
	
	
	
	
	Max Weber
	
	
	Lévi-Strauss
	
	
	Karl Marx
	
	 
	Émile Durkheim
	
	
	Antonio Gramsci
	
	
	
		
	
		7.
		"Tudo que o homem faz, pensa e sente dotado de coerção social, consciência externa e generalidades", segundo Durkheim, é o objeto de estudo da Sociologia.
Como foi denominado o objeto de estudo da Sociologia?
	
	
	
	 
	fato social
	
	
	consciência cultural
	
	
	controle social
	
	
	ação social
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Na teoria Durkheimiana encontramos a importância dos mecanismos de controle para a convivência social. Neste aspecto, a teoria durkheimiana baseada na importância das regras e normas define dois tipos de mecanismos de controle exercisdo sobre o indivíduo, são eles:
	
	
	
	 
	repressivo e restitutivo
	
	
	mediador e socializador
	
	
	controle e legal
	
	
	repressivo e controlador
	
	
	espontâneo e funcional
	
		
	
		1.
		Em sua obra "A Divisão do Trabalho Social", Émile Durkheim afirma que enquanto seres socializados possuímos, simultaneamente, uma consciência individual e uma consciência coletiva, sendo que para o autor:
	
	
	
	
	a consciência individual sempre prevaleceria sempre sobre o coletivo.
	
	
	ambos os campos interagem de modo dialético, sendo impossível delimitar qual deles é preponderante.
	
	
	todo este processo é regido por leis biológicas, cuja identificação é o objeto de estudo da Sociologia que se apresenta como uma ciência positiva.
	
	
	são os indivíduos que dão significado a sua existência e exercem supremacia sobre a coletividade.
	
	 
	existiria sempre uma preponderância do coletivo sobre o individual.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Segundo Émile Durkheim (1858-1917), os costumes e as ideias existentes na sociedade não fomos nós, individualmente, que fizemos. São produtos da vida em comum e exprimem as necessidades sociais. São mesmo, na sua maior parte, obras de gerações passadas. Segundo as reflexões do autor sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
	
	
	
	
	Cada sociedade dispõe de certas regras, normas e leis que existem independentemente dos indivíduos e fazem com que a sociedade se perpetue.
	
	
	Os costumes e normas solidificam-se em instituições sociais e essas, por sua vez, são todas as crençase comportamentos instituídos e essenciais para a coletividade.
	
	
	O regramento de uma sociedade é criado a partir da necessidade e vontades dos indivíduos.
	
	
	As leis e regras sociais existem fora da consciência individual, pairam como que acima de todos, formando uma consciência coletiva que a todos permeia.
	
	 
	As transformações das regras e normas sociais ocorrem de forma dialética, em que o processo de mudanças é condicionado principalmente pela interação dos indivíduos na ação-reflexão-ação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Sobre a Sociologia de Durkheim, podemos assinalar como correta apenas a seguinte colocação:
	
	
	
	
	Sanções espontâneas são aquelas prescritas pela sociedade em forma de leis nas quais se estabelece a infração e a penalidade subseqüente.
	
	 
	A sociedade como todo organismo, apresenta estados normais e patológicos.
	
	
	O objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim é a ação social.
	
	
	O crime não pode ser considerado um fato social normal.
	
	
	A Solidariedade Mecânica ocorre nas sociedades complexas e industrializadas
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre as formulações teóricas de Durkheim, ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA ERRADA:
	
	
	
	
	Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.
	
	
	Para Durkheim a normalidade do fato social só pode ser entendida em função do estágio social da sociedade em questão, pois do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa.
	
	 
	Segundo Durkheim, a sociologia não tem o objetivo de comparar as diversas sociedades pelo fato de que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie.
	
	
	Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria.
	
	
	Segundo Durkheim através do processo evolutivo, foi possível uma série de combinações das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		De acordo com Durkheim, a Sociologia deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de:
	
	
	
	
	Conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação com o outro, priorizando sua individualidade.
	
	 
	Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.
	
	
	A criação de uma seita científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da perfeição humana.
	
	
	Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como objetivo a formação de uma raça humana perfeita.
	
	
	Entender superficialmente os processos sociais que formam a realidade social, observando principalmente os aspectos individuais e não os gerais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		A Sociologia de Durkheim tem com o objeto o fato social. Marque a alternativa que corresponde à ideia de fato social.
	
	
	
	
	Representa o objetivo máximo da vida social para promover a harmonia entre as culturas e religiões.
	
	
	São acontecimentos gerais e repetitivos sobre as leis da organização social de uma determinada sociedade somente.
	
	
	É um objeto impregnado de valores e sentimentos que devem não ser considerados ao ser estudado.
	
	 
	É a representação da consciência coletiva cujas características são a exterioridade, a coercitividade e a generalidade.
	
	
	São sanções legais ou espontâneas prescritas só pela sociedade.
	
	
	
		
	
		7.
		A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova. (DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000). O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na:
	
	
	
	
	vinculação com a filosofia como saber unificado
	
	 
	adesão aos padrões de investigação típicos das ciências naturais.
	
	
	incorporação de um conhecimento alimentado pelo engajamento político.
	
	
	formulação de hipóteses subjetivas sobre a vida social.
	
	
	reunião de percepções intuitivas para demonstração.
	
	
	
		
	
		8.
		Sobre a concepção de fato social para Émile Durkheim, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
	O método sociológico não deve se fundamentar na observação empírica, pois esta se restringe às ciências naturais.
	
	
	Os fenômenos sociais decorrem das escolhas racionais que os indivíduos fazem, motivados estes por tradições, estados afetivos ou objetivos e valores desejados.
	
	 
	Os fatos sociais tem como características: a coerção, generalização e exterioridade. O sociólogo deve olhar para os fenômenos sociais como coisas, controlando suas prenoções e se pautando pela objetividade comum a outros ramos da ciência.
	
	
	Define um tipo de coesão social, particularmente aquele no qual se estabelece uma rede de funções interdependentes, ao mesmo tempo em que os indivíduos são diferentes uns dos outros.
	
	
	O fato social é um tipo ideal que o sociólogo constrói, sem possibilidade de descobrir leis e tendências gerais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
Prova 4
	
	
		
	
		1.
		Os conhecimentos produzidos nas Ciências Sociais são fundamentais para que possamos entender o que acontece na sociedade e para que possamos ter mais condições de lidar de forma ética e responsável com as situações sociais nas quais nos envolvemos. Considerando o ambiente escolar, podemos dizer que esses conhecimentos podem nos ajudar a:
	
	
	
	
	Desenvolver formas de impedir que problemas sociais influenciem a vida escolar para garantir que ela seja sempre um espaço neutro voltado apenas para as questões relativas a conhecimento.
	
	
	Desenvolver formas de compatibilizar os interesses de todos os que estão na escola para contribuir com a mudança social.
	
	 
	Compreender que as questões e conflitos existentes na sociedade influenciam também o espaço escolar que, como qualquer outro espaço, não é neutro e reflete relações de poder.
	
	
	Compreender que nosso papel no espaço escolar é zelar pela ordem, já que também na escola os acontecimentos devem favorecer ao processo de evolução natural da sociedade.
	
	
	Compreender que no espaço escolar, como em qualquer outro, há um processo natural de organização que se impõe a todos os indivíduos.
	
	
	
		
	
		2.
		A educação assistemática é a educação realizada sem qualquer plano, sem sistema, sem local ou hora determinada. É uma forma de educação que surge espontaneamente da própria necessidade da vida social. Não é só na escola que o indivíduo aprende. Com base nos dizeres acima, assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada assistemática.
	
	
	
	
	As mulheresensinam as meninas a escolher frutas e verduras na feira.
	
	
	Numa festa, um menino aprende a jogar dominó com amigos.
	
	
	O pai ensina o filho a trocar uma lâmpada.
	
	 
	O professor de matemática ensina seus alunos a resolver contas com fração.
	
	
	Meninos observam homens cortando a grama no quintal.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Segundo Durkheim: "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade" (DURKHEIM, Educação e Sociedade, 1975, p.45). Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	
	As práticas educativas devem se dar em um contexto homogêneo.
	
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Segundo Durkheim, o controle social é fundamental para o funcionamento e o equilíbrio do sistema social, por isso, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos, que ele chamou de solidariedade. (Sociologia da Educação. Alberto Tosi Rodrigues. Cap II: Sociedade, Educação e vida moral) As duas formas de solidariedade desenvolvidas por Durkheim são:
	
	
	
	
	Individual e grupal
	
	
	Orgânica e individual
	
	 
	Mecânica e orgânica
	
	
	Coletiva e organizacional
	
	
	Mecânica e relacional
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de:
	
	
	
	
	manutenção da alienação.
	
	
	emancipação de classe.
	
	
	especialização para o trabalho.
	
	
	conscientização e politização.
	
	 
	reforço da consciência coletiva.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Uma instituição social que se relaciona com todas as demais práticas da vida social e é também um dos elementos fundamentais para assegurar à sociedade a manutenção das regras impostas, a adequação e a formatação dos indivíduos a um padrão socialmente imposto e previamente definido, refreando as paixões humanas frente a um poder moral que os indivíduos respeitem. Seus fins variam de acordo com os estados sociais e estão relacionados com as necessidades de um determinado tempo e lugar. Na teoria de Durkheim, o trecho acima define o conceito de:
	
	
	
	 
	Fato Social
	
	
	Divisão Social do Trabalho
	
	
	Sociedade
	
	 
	Educação
	
	
	Solidariedade Social
	
	
	
		
	
		7.
		Emile Durkheim, pensador francês, é reconhecido como aquele que ajudou a dar os contornos da nova ciência denominada de Sociologia. Durkheim ajudou a definir o que seria o método da Sociologia. Marque a opção abaixo que melhor define o método segundo Durkheim.
	
	
	
	
	Traduziria uma busca por uma ausência de neutralidade científica
	
	
	O método se definiria por uma forte subjetividade
	
	
	Seria marcado por uma ideologia revolucionária
	
	
	Seria independente totalmente do método das ciências ditas naturais
	
	 
	seria oriundo das ciências naturais
	
	
	
		
	
		8.
		A Sociologia da Educação é um ramo da Sociologia geral que se ocupa dos feitos sociais relacionados com a educação. Assim, como Sociologia especial, seria INCORRETO afirmar que a Sociologia da Educação estuda:
	
	
	
	
	A influência da escola no comportamento e na personalidade de seus alunos.
	
	
	Convivência entre educandos e educadores.
	
	 
	Espaços e opções de lazer de um município.
	
	
	O processo educativo e as relações entre a escola e a sociedade.
	
	
	A escola como um grupo social.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
Prova 5
		1.
		Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de:
	
	
	
	
	Antonio Gramsci
	
	
	Max Weber
	
	
	Émile Durkheim
	
	 
	Karl Marx
	
	
	Lévi-Strauss
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Com a participação de seu amigo e colaborador Friedrich Engels, Marx tinha, como objeto de sua pesquisa, a sociedade capitalista do século XIX. Suas teses e princípios teóricos eram baseados no:
	
	
	
	
	Pedagogia do Cultivo
	
	
	Existencialismo
	
	
	Positivismo
	
	
	Violência Simbólica
	
	 
	Materialismo Dialético
	
	
	
		
	
		3.
		Escrito há quase duzentos anos, por Karl Marx e Friedrich Engels, o Manifesto Comunista denunciava as desigualdades sociais vividas pelos homens na sociedade capitalista. Leia trecho dessa obra, reproduzido a seguir, e assinale o que for correto sobre o desenvolvimento econômico. 
"A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos"
(MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p.09 e 11). 
 
I- A passagem da manufatura para indústria gerou um processo de modificação do espaço natural que foi bastante equilibrado, sem prejuízos ao meio ambiente. 
II - O trecho acima se refere ao contexto de formação da sociedade capitalista e à composição dos antagonismos de classe, os quais opõem proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. 
III - As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade burguesa moderna são pautadas pela cooperação, a qual conduz ao desenvolvimento econômico gerador de melhor condição de vida para todos.    
IV - As relações de troca se revolucionaram em virtude de o crescimento da burguesia moderna ter ocorrido na mesma proporção do crescimento da produção industrial. 
V - O desenvolvimento da indústria está assentado no emprego do trabalho humano, o único detentor de conhecimento para alterar a matéria-prima, a partir do uso de instrumentos que ele mesmo produz. 
Estão corretas as seguintes alternativas:
	
	
	
	
	todas.
	
	
	I, IV, V
	
	
	III, IV, V
	
	
	I, II, V.
	
	 
	II, IV, V.
	
	
	
		
	
		4.
		Para Marx, as ideias às quais chamou de ideologia, são frutos de um processo de dominação, que leva as classes oprimidas a perceberem o mundo com as lentes de seus opressores, processo este denominado por ele de:
	
	
	
	
	Luta de Classes
	
	
	Opressão
	
	
	Mais-valia
	
	 
	Capitalismo
	
	 
	Alienação
	
	Gabarito Coment.5.
		Marx e Engels escreveram que a história humana é a história da relação dos homens com a natureza e dos homens entre si. Nesses dois tipos de relação aparece como intermediário um elemento essencial: o trabalho humano (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 33). De acordo com esta perspectiva de análise das sociedades, baseada nos princípios do materialismo histórico, Karl Marx percebia as sociedades como:
	
	
	
	 
	modos de produção.
	
	
	blocos comunistas.
	
	
	formações socioculturais.
	
	
	coletividades produtivas.
	
	
	povoados burgueses.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Para Karl Marx o trabalhador foi separado, pelo capitalismo, do controle autônomo que exercia sobre o seu trabalho e também do fruto deste trabalho. O trabalho é, então, percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros. (...) Eles veem a dominação de uma classe sobre a outra como fatos naturais. (Rodrigues, Alberto Tosi, Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 40). A este processo Marx deu o nome de:
	
	
	
	
	dominação tradicional.
	
	
	coerção.
	
	 
	alienação.
	
	
	injustiça.
	
	
	divisão social do trabalho.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		As escolas deveriam formar indivíduos integralmente desenvolvidos, isto é, que ao longo da sua formação dividissem seu tempo entre o trabalho manual, as atividades intelectuais e o lazer. As crianças de até 12 anos deveriam passar ao menos 2 horas por dia trabalhando de modo a combinar o trabalho braçal com prática intelectual. Esta jornada de trabalho associada à educação deveria ser elevada até um período de 6 horas por dia, quando a criança completasse 16 anos. Essas características fazem parte do Projeto Educacional de:
	
	
	
	
	Max Weber
	
	
	August Comte
	
	
	Émile Durkheim
	
	 
	Karl Marx
	
	
	Lévi-Strauss
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de
	
	
	
	 
	Karl Marx
	
	
	Émile Durkheim
	
	
	Lévi-Strauss
	
	
	Max Weber
	
	
	Antonio Gramsci
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
		Com a participação de seu amigo e colaborador Friedrich Engels, Marx tinha, como objeto de sua pesquisa, a sociedade capitalista do século XIX. Suas teses e princípios teóricos eram baseados no:
	
	
	
	
	Pedagogia do Cultivo
	
	
	Positivismo
	
	 
	Materialismo Dialético
	
	
	Existencialismo
	
	
	Violência Simbólica
	
	
	
		
	
		2.
		Indique a alternativa que completa corretamente as frases a seguir. ---------- Influenciou de modo significativo o pensamento ocidental, tanto no século XIX, quanto no século XX. A obra de Marx também teve influência sobre a construção do primeiro ---------- a ser instituído na história recente da humanidade. O ---------- foi uma grande expansão, nas mais diversas regiões no início do século XX. Para Marx, a ---------- era o principal combustível para transformações nas sociedades humanas.
	
	
	
	
	Friedrich Engels, Regime Socialista, Socialismo real e dialética materialista.
	
	
	Friedrich Engels, Socialismo real e expansão social.
	
	
	Socialismo real, Karl Marx, Regime Socialista e luta de classes.
	
	 
	Karl Marx, Regime Socialista, Socialismo real e luta de classes.
	
	
	Karl Marx, materialismo histórico, Socialismo real e luta de classes.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		O alemão Karl Marx influenciou de modo significativo o pensamento ocidental, tanto no século XIX quanto no século XX. Ao nos referirmos a ele como um dos clássicos do pensamento sociológico, o fazemos por reconhecer a forte influência que o seu trabalho exerce, ainda hoje, sobre as obras de muitos autores. Com a participação de seu amigo e colaborador Friedrich Engels, Marx tinha, como objeto de sua pesquisa, a sociedade capitalista do século XIX. Suas teses e princípios teóricos eram baseados no:
	
	
	
	
	Positivismo
	
	
	Funcionalismo
	
	 
	Materialismo Dialético
	
	
	Dogmatismo Científico
	
	
	Naturalismo
	
	
	
		
	
		4.
		Ora, se agirmos segundo a vontade da sociedade, é porque assim aprendemos. Porque fomos educados para isso. Essa educação, naturalmente, não se faz no vácuo. Ela tem conteúdos. Tais conteúdos são dados pelo meio moral que compartilhamos, quer dizer, por este mar de crenças, valores e regras reproduzidas pelas gerações de indivíduos passadas e presentes da sociedade em quem vivemos (RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p. 22-23). A frase acima é expressão da visão educacional de qual autor?
	
	
	
	
	Pierre Bourdieu.
	
	
	Karl Marx.
	
	
	Max Weber.
	
	 
	Émile Durkheim.
	
	
	Auguste Comte.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Essa obra, redigida por Marx e Engels e publicada pela primeira vez no ano de 1848. De caráter panfletário, com linguagem simples e acessível, buscava conscientizar os trabalhadores da exploração a que estavam sujeitos, e indicar a força da união operária para a revolução. Essa texto é conhecido como:
	
	
	
	
	Crítica ao Programa de Gotha.
	
	
	O Capital.
	
	
	Do Contrato Social.
	
	
	A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
	
	 
	Manifesto Comunista.
	
	
	
		
	
		6.
		Sobre a dimensão política da atividade educacional, podemos dizer que:
	
	
	
	 
	Essa dimensão aparece de forma ampla quando Marx aborda o tema ¿ideologia¿.
	
	
	Em Marx podemos deduzir que, ao menos no campo educacional, a luta de classes não interfere.
	
	
	Isso aparece de forma intencional na obra de Durkheim e de forma implícita na obra de Marx.
	
	
	Para Durkheim o principal indicador da relação entre educação e política é a consciência coletiva.
	
	
	A atividade educacional não é vista pelos autores como permeável às questões políticas.
	
	
	
		
	
		7.
		3) Segundo karl Marx, em cada período histórico os diferentes modos de produção define as diferentes classes sociais, no feudalismo, Senhores Feudais x Servos; no capitalismo, Burguesia x Proletariado. Assim, de acordo com Marx, a história humana é:
	
	
	
	
	uma sucessão de fatos e acontecimentos lineares;
	
	
	uma história definida pelas relações de laços de consanguíneos;
	
	
	uma história de conciliação de classes;
	
	 
	uma história de luta entre as classes sociais;
	
	
	uma condição determinada pela natureza humana.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		A sociologia marxista propõe uma interpretação da sociedade que toma as condições materiais de existência dos homens como fator determinante dos fenômenos sociais. Sobre essa concepção, assinale o que for correto. 
I - Forças produtivas e relações sociais de produção são os dois componentes básicos da infraestrutura que determinam em última instância as demais dimensões da vida social. 
II - Instituições como a Escola, o Estado

Continue navegando