Buscar

OS 20 ERROS MAIS COMUNS NOS TEXTOS DE TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OS 20 ERROS MAIS COMUNS NOS TEXTOS DE TCC E O QUE FAZER PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS
1 . ERROS ORTOGRÁFICOS
Para minimizar o volume de palavras escritas de forma errada nos textos, use o dicionário sempre que tiver dúvidas. Não procure acertar na sorte ou usar a memória na hora de escrever. Evite “achismos”.
2 . ERROS DE CONCORDÂNCIA VERBAL
Identifique sempre o sujeito da frase e flexione o verbo principal de acordo com ele. O primeiro passo na construção da frase é colocar o sujeito claro e facilmente identificável. Se a frase não possuir sujeito, procure refazê-la. Provavelmente ela apresenta problemas em sua estrutura e está errada.
3 . PERÍODOS/FRASES ENORMES
Cuidado para não incluir muitas idéias em apenas uma frase/período. Esta prática resulta em frases imensas, confusas e com vários erros de pontuação. Além disso, compromete a fluência da leitura e torna a mesma muito cansativa. Divida as idéias em várias frases menores e organizadas em sequência lógica. Você pode fazer um roteiro antes de começar a escrever, definindo quais são os assuntos dentro de cada tópico do texto. 
4 . ERROS DE PONTUAÇÃO
Muito comuns nos textos, sobretudo nas frases enormes. Consulte uma gramática atualizada, caso tenha dúvida quanto à pontuação. Não procure acertar na sorte ou usar a memória na hora de escrever. Evite “achismos”.
5 . TEMPOS VERBAIS EQUIVOCADOS NOS TÓPICOS DO TEXTO
O texto de Pré-TCC deve ser atualizado no momento em que se tornar base para o TCC. Lembre-se que, agora, ele é um texto que argumenta e descreve um trabalho que está sendo produzido e não é mais uma proposta de projeto. Consulte o material anexo na Área do Aluno que esclarece todos os tempos verbais que devem ser utilizados dentro de cada tópico.
6 . USO DE PRIMEIRA PESSOA NO TEXTO
Nunca se usa primeira pessoa em textos acadêmicos. O texto é sempre impessoal. Ex.: pretende-se; observa-se; pesquisou-se; etc.
7 . USO DE LINGUAGEM IMPRÓPRIA PARA TEXTOS ACADÊMICOS
Trata-se de escrever de modo informal, pouco comprometido com o padrão de qualidade exigida nos textos acadêmicos. Não use gírias, regionalismos e nem expressões/termos coloquiais demais. Busque referências em outros trabalhos acadêmicos para se familiarizar com a linguagem adequada para este tipo de trabalho.
8 . POUCO VOCABULÁRIO TÉCNICO
O texto acadêmico deve demonstrar o domínio técnico do aluno na área profissional que escolheu. Portanto, explore vastamente o vocabulário técnico da área de concentração de sua escolha. Caso precise, recorra aos livros da área em questão, citados, sobretudo nas suas referências.
9 . PALAVRAS REPETIDAS DIVERSAS VEZES, PRINCIPALMENTE EM FRASES MUITO PRÓXIMAS UMAS DAS OUTRAS
Repetição de palavras é sinal de pouco vocabulário. Para corrigir este problema a médio/longo prazo, crie o hábito de leitura. No caso do TCC, sempre que terminar um parágrafo releia-o em voz alta para verificar se não repetiu palavras muito próximas. Tenha atenção na releitura e procure um sinônimo da palavra repetida, evitando que o texto se torne cansativo. Caso precise, recorra ao dicionário.
10 . REFERÊNCIAS CITADAS E NÃO USADAS NO TEXTO
Você deve usar os conceitos utilizados nas referências bibliográficas no seu texto, como forma de ilustrar seu conhecimento e sua pesquisa. Nunca cite referências que não estão explicitadas em momento nenhum do texto. Você pode ser questionado.
11 . CONTEÚDOS POSICIONADOS EM TÓPICOS TROCADOS NO TEXTO
Sempre consulte o roteiro de texto (área do aluno) para evitar que os conteúdos sejam posicionados de modo errado no texto. Em caso de dúvidas, a orientação pessoal em sala de aula pode esclarecer. Faça um roteiro das ideias antes de escrever, listando para cada tópico, os conteúdos que quer trabalhar. Assim, você organiza os conteúdos e a cabeça antes de começar o trabalho. Você pode ganhar tempo.
12 . FALTA DE SEQUÊNCIA LÓGICA DOS PARÁGRAFOS
É muito comum o aluno dar saltos de conteúdo no texto, ou seja, ele começa a falar de um assunto, passa para outro diferente, depois volta ao anterior. Este erro compromete o entendimento do projeto, pois confunde o leitor. Faça um roteiro das ideias antes de escrever, listando para cada tópico, os conteúdos que quer trabalhar. Assim, você organiza os conteúdos e a cabeça antes de começar o trabalho. Você pode ganhar tempo.
13 . TEXTOS QUE TERMINAM SEM LÓGICA OU FECHAMENTO DA IDÉIA
Acontece muito de tópico para tópico do texto. Escreva sempre um parágrafo conclusivo do conteúdo abordado naquele item antes de passar para o outro. Procure conduzir o leitor ao próximo assunto do texto, pois matem o interesse pela leitura e facilita o entendimento do trabalho.
15 . ERROS DE DIGITAÇÃO 
Revise o texto todo antes de protocolá-lo, pois pequenos erros de digitação podem ser identificados facilmente. O ideal é que se contrate um revisor, sobretudo no caso de monografia. Porém, se você mesmo fizer a revisão tenha atenção, livro de metodologia, dicionário e gramática nas mãos para consulta. Não confie em revisão de Word.
16 . ERROS DE FORMATAÇÃO ABNT 
A formatação é obrigatória, deve ser respeitada e vale pontos na avaliação do trabalho acadêmico. Consulte sempre o livro de metodologia para não errar.
17 . CITAÇÕES SEM ANÁLISE
Sempre que fizer uma citação no texto, comente ou analise as ideias expostas do autor. O recurso da citação não é para que o autor fale por você, mas para que ele avalise sua fala.
18 . COMEÇAR FRASE COM “OU SEJA”
Nunca comece frases assim. Se quer dar continuidade à ideia, use partículas de ligação como (os mais comuns):
Portanto; Entretanto; Porém; Todavia; Assim; Contudo; Por conseguinte; Em detrimento de; A despeito de; No entanto; Além de; Porque; Por causa; Em função de; Pois; Enfim. 
19 . CITAÇÕES MUITO LONGAS
Evite citações muito longas (ex. trechos inteiros de livro), pois causa a impressão de que você usou o autor para falar por você e está com preguiça de escrever. Analise as ideias e expresse-as com suas palavras. Esta capacidade é avaliada no texto.
20 . TEXTOS FALTANDO TÓPICOS
Acompanhe o desenvolvimento do texto, sempre com o roteiro de TCC padrão, disponível na área do aluno. É comum faltarem conteúdos e uma vez protocolados, não há como trocar os textos pelos corretos. Revise os trabalhos antes e confira se todos os tópicos estão corretos.

Outros materiais