Arquitetura de Computadores   Avaliação II   Individual FLEX
4 pág.

Arquitetura de Computadores Avaliação II Individual FLEX


DisciplinaArquitetura de Computadores3.545 materiais27.873 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Arquitetura de Computadores (INF14)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:423465) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8605664
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Com o avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos, os processadores também sofreram fortes mudanças, como a redução de seu tamanho e o aumento na capacidade de processamento. Atualmente, existem diversos fabricantes de processadores, estando entre os mais conhecidos a AMD e a Intel. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o modelo de processador composto por mais de três núcleos:
	 a)
	Pentium III.
	 b)
	Core i7.
	 c)
	Atlhon XP.
	 d)
	Celeron.
	2.
	O funcionamento da CPU (Unidade Central de Processamento) é resultado dos processos executados pelos diversos componentes que compõem a arquitetura de computadores. Com base nessa premissa, analise as sentenças a seguir:
I- O clock, dispositivo instalado na placa-mãe, tem a função de gerar pulsos, os quais serão utilizados pela memória principal para a execução das instruções.
II- O processador somente buscará um dado na memória principal caso não o localize na memória cache.
III- Os processadores CISC não são passíveis de atualização, já que seus circuitos são microprogramados, rodando diretamente no núcleo; logo, sua estrutura está fisicamente montada.
IV- A interrupção é um sinal de algum periférico, o qual resultará em uma troca de contexto, isto é, o processador para de fazer o que está fazendo para atender à solicitação do periférico, voltando a executar o programa que estava sob seu controle.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	A arquitetura baseada no modelo de von Neumann tem como objetivo a organização interna e o funcionamento do computador, o qual se encontra estruturado em quatro subsistemas: Unidade Central de Processamento (CPU), Memória, Sistemas de Entrada e Saída e Barramento. Sobre a CPU, analise as sentenças a seguir:
I- O registrador mais importante da CPU é o RI (Registrador de Instruções), que tem a função de indicar a próxima instrução a ser buscada para execução. 
II- A Unidade Lógica e Aritmética é o dispositivo mais complexo da CPU, já que realiza a movimentação dos dados e instruções da memória para a CPU e vice-versa.
III- A sequência de etapas para execução de cada instrução é chamada de ciclo decodificar-buscar-executar.
IV- Os registradores de dados (RD) e os registradores de endereço (RE) são utilizados pela CPU para ler e gravar os dados na memória.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	4.
	A memória RAM (Random Access Memory) é um componente essencial para o funcionamento de qualquer tipo de computador, já que os programas e os dados serão carregados nesta memória para serem utilizados pelo procesador. Sobre a memória RAM, analise as sentenças a seguir:
I- O processo conhecido por Refresh é uma característica das memórias DRAM (RAM dinâmica).
II- Ao desligar o computador, os dados contidos na memória RAM são perdidos imediatamente.
III- A memória do tipo SRAM (RAM estática) necessita que os dados sejam frequentemente reenergizados, já que não conseguem armazenar o sinal elétrico por muito tempo.
IV- As memórias RAM que fazem uso da tecnologia DDR2 possuem 240 terminais, e a velocidade de transmissão é três vezes superior à tecnologia DDR.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	O processador, também denominado de CPU ou UCP, efetua a gerência dos recursos do sistema computacional. Sobre a função e tarefa básica do processador, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Processar os dados através da alocação exclusiva de recursos de segurança.
	 b)
	Processar os dados através da execução das instruções dos programas.
	 c)
	Processar os programas, executando a comunicação entre processos.
	 d)
	Processar os programas e dados através da alocação exclusiva de recursos.
	6.
	Quando digitamos um texto no computador, utilizamos um conjunto de recursos do hardware que processa as teclas pressionadas do teclado e as insere respectivamente no texto. Com relação a este conceito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Barramento de Controle.
II- Código da Interrupção.
III- Interrupção.
IV- Processador.
(    ) É responsável por atender ao periférico e processar a sua requisição.
(    ) Tem a função de transferir a interrupção ao processador.
(    ) É a forma (os sinais) com que os periféricos solicitam a atenção e comunicação com o processador.
(    ) Identifica a comunicação, solicitação de atenção, de cada periférico com o processador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - II - III.
	 b)
	IV - I - III - II.
	 c)
	II - III - IV - I.
	 d)
	III - II - I - IV.
	7.
	A arquitetura de processador descreve o processador que foi usado em um computador. Grande parte dos computadores possui identificação e literatura, descrevendo o processador que contém dentro de si, podendo ser da arquitetura RISC e CISC. Acerca das arquiteturas RISC e CISC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atualmente, é possível o desenvolvimento de processadores híbridos, que são essencialmente processadores CISC, mas incorporam muitos recursos encontrados nos processadores RISC ou vice-versa.
(    ) Existem processadores que não fazem uso da arquitetura RISC ou CISC, utilizando uma terceira arquitetura desenvolvida pela AMD, denominada de Phenom.
(    ) A arquitetura RISC, por possuir um conjunto de instruções reduzido e cada uma delas com funções otimizadas, apresenta um resultado melhor em questão de desempenho.
(    ) A vantagem de uma arquitetura CISC é que possui muitas instruções guardadas no próprio processador, facilitando o trabalho dos programadores, que irão dispor de várias instruções para utilizar em seus programas.
(    ) A CISC é implementada e guardada em microcódigo no processador, o que facilita, desta forma, a atualização do processador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - V - V.
	8.
	As memórias seguiram o processo evolutivo do computador em geral, mudando de padrão, tanto física quanto virtualmente, sendo que hoje em dia não basta possuir uma grande quantidade de memória, mas também é fundamental que este componente seja muito veloz. Com o objetivo de atender a essa demanda, foi desenvolvido o recurso Dual Channel. Sobre as características desse recurso (Dual Channel), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os pentes de memória que formam os pares podem atuar com velocidades distintas.
	 b)
	Este recurso funcionará sem prejuízo, independente do número de pentes de memória.
	 c)
	Possibilita a multiplicação da taxa de transferência da memória.
	 d)
	A transferência dos dados ocorrerá nos mesmos canais.
	9.
	O processador INTEL ITANIUM representou uma grande evolução na tecnologia de processadores. Esta família de processadores é destinada para a utilização em servidores, com necessidade de grande volume de processamento. Com relação a este processador, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- EPIC.
II- RISC.
III- Cache L1.
IV- Cache L3.
(    ) É a tecnologia que, associada