Buscar

ATIVIDADE 4 TEMAS SELECIONADOS DA EDUCACAO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4 – TEMAS SELECIONADOS DA EDUCACAO
PERGUNTA 1
Partindo da ideia que a educação para meninos e meninas de rua deve ser diferenciada e conter aspectos sócio culturais e artísticos, analise as opções abaixo e assinale a que apresenta de maneira CORRETA uma atividade proposta para o trabalho com o tema PLURALIDADE CULTURAL, faixa etária 10 anos (Ensino Fundamental I):
	
	a.
	Transmissão do conteúdo pelo professor e posterior elaboração de seminário pelos meninos e meninas envolvidos.
	
	b.
	Transmissão do conteúdo pelo professor seguida de realização de questões para verificar se estes meninos e meninas assimilaram o conteúdo.
	
	c.
	Transmissão do conteúdo e realização de prova escrita.
	
	d.
	Realização de uma atividade conjunta onde o professor poderá trazer contos infantis que tratem da importância de respeitarmos as diferentes culturas e suas contribuições.
	
	e.
	Realização de roda de conversa onde cada aluno contará um pouco da sua experiência na rua.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Leia atentamente o trecho a seguir: “Foi durante uma comemoração de Dia dos Pais da Escola Lua Nova que o pequeno Lucca, então com 3 anos, surpreendeu as mães Érica e Milena, que foram juntas pela primeira vez à festa na escola do filho. “Chegamos lá, sentamos... e ele se sentou no colo de um pai e ficou assistindo a um show de palhaços. Depois, o grupo disse: ‘que vocês tenham um dia maravilhoso com o pai de vocês, saiam para passear com o pai de vocês’. E meu filho com a mão no queixo ouvindo isso. Se aquilo doeu em mim, imagina nele”, lembra Érica, falando do episódio de três anos atrás”. Reportagem: Escolas mudam tradição e criam Dia da Família para evitar a exclusão.
Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/escolas-mudam-tradicao-e-criam-dia-da-familia-para-evitar-exclusao/. Acesso em 06/agosto/2015.
Sabemos que atualmente a composição da família mudou. Existem famílias compostas por dois pais, duas mães e até mesmo crianças sendo criadas por pessoas como tios, avôs, avós, dentre outros. Ou seja, a composição: mãe, pai e filhos já está ultrapassada e por isso comemorações como Dia das Mães e Dia dos Pais estão sendo substituídas pelo Dia da Família em muitas escolas.
Tendo por base esta situação, assinale a alternativa que apresenta de maneira INCORRETA a atuação de um professor frente a esta nova realidade:
	
	a.
	O professor deve combater a cultura de reconhecimento do outro, suas diferenças e pluralidades.
	
	b.
	As questões relacionadas ao combate do preconceito devem ultrapassar os limites da escola e atingir a comunidade que a cerca.
	
	c.
	O professor e a escola como um todo devem enfrentar qualquer tipo de preconceito através de atitudes positivas tendo como objetivo garantir a inclusão de todos no ambiente e comemorações escolares.
	
	d.
	O professor deve direcionar seus alunos a entender e disseminar a cultura do re-conhecimento do outro e de suas diferenças, sem divulgar preconceitos de quaisquer ordens no ambiente escolar.
	
	e.
	Sabemos que aa sala de aula é um lugar privilegiado para se promover a cultura de reconhecimento da pluralidade das identidades e dos comportamentos relativos a diferenças.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Nesta unidade trabalhamos diversos projetos sociais que visam atender não somente a população de meninos e meninas de rua, mas também a população carente que normalmente não teria acesso à atividades culturais de outra forma. Os educadores que trabalham em projetos como o Axé (Salvador), por exemplo, são chamados de multiplicadores e recebem uma formação especial pois devem trabalhar temas intrínsecos ligados diretamente aos temas transversais propostos pelos PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais): Ética, Saúde, Meio Ambiente Orientação Sexual e Pluralidade Cultural. Além desta característica, analise as afirmações abaixo sobre as características de projetos sociais como o Axé:
I – Para participar dos projetos sociais, os alunos devem estar regularmente matriculados no ensino regular em contrapartida.
II -  Estes projetos trabalham normalmente com arte-educação e tem por objetivo proporcionar uma formação nesta área para que as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto possam atuar na área ao final de determinado período.
III – Normalmente estes projetos possuem base pedagógica e atividades como: música, pintura, dança, esportes, capoeira, dentre outros.
IV – Apesar de receber a denominação de projeto social, estes projetos estão diretamente ligados aos meninos e meninas de rua e não tem por objetivo atender outras populações tais como as crianças e adolescentes que vivem em vilas e favelas nas grandes cidades brasileiras.
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I e II
	
	b.
	II e III
	
	c.
	I, II e III
	
	d.
	III e IV
	
	e.
	I, II e IV
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
O professor da disciplina de Ciências turma de 5º ano do Ensino Fundamental I realizará esta atividade: será elaborada uma planilha com o nome, idade e altura dos alunos. Mensalmente, o professor irá medir a estatura dos alunos, anotar na planilha e posteriormente irá elaborar um gráfico de desenvolvimento considerando tempo x altura destes alunos.
Tendo como base o conteúdo que estudamos nesta unidade, assinale a alternativa que apresenta de maneira CORRETA o tema transversal trabalhado pelo professor nesta atividade:
	
	a.
	Saúde
	
	b.
	Orientação Sexual
	
	c.
	Ética
	
	d.
	Pluralidade Cultural
	
	e.
	Meio Ambiente
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Percebemos que existem diversas ações que podem ser realizadas com o intuito de atender às demandas sociais das comunidades das grandes cidades. Os alunos da Educação Superior podem contribuir no sentido de passar informações importantes as pessoas destas comunidades. Estas informações farão toda a diferença de vida e no desenvolvimento pessoal e profissional de cada uma delas. Com base no conteúdo que estudamos nesta unidade, analise as alternativas abaixo e aponte aquela que apresenta de maneira CORRETA as atividades que podem ser desenvolvidas pelos estudantes universitários nestas comunidades:
	
	a.
	Os alunos das instituições de Ensino Superior (IES) podem propiciar algumas das ferramentas básicas relacionadas à educação e a cidadania, cuidados e higiene em geral, direitos e formação de associações e como obter financiamento para negócios de origem rural, dentre outros.
	
	
	b.
	Os alunos das instituições de Ensino Superior (IES) não têm por intuito promover o desenvolvimento autossustentável das comunidades visitadas, visando à sua posterior autossuficiência, em termos econômicos e sociais.
	
	
	c.
	Os alunos das instituições de Ensino Superior (IES) podem contribuir para a melhoria dos índices de pobreza e subnutrição dos membros das comunidades atendidas.
	
	
	d.
	Os alunos das instituições de Ensino Superior (IES) podem propiciar a formação técnica desejada pelos membros destas comunidades.
	
	
	e.
	Os alunos das instituições de Ensino Superior (IES) podem propiciar a formação na área desejada por cada pessoa atendida nas comunidades.
	
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
A educação de meninos e meninas de rua tem que acontecer de forma diferenciada. Sabemos que existe uma população enorme espalhada pelas ruas do Brasil que necessita de um atendimento e olhar mais próximo e humano daquele que praticamos em nosso cotidiano enquanto professores. Tendo esta premissa como fundamento de nossa prática, analise as afirmações abaixo:
I – A educação de meninos e meninas de rua, oferecida em projetos sociais, deve seguir o conteúdo e currículo utilizado normalmente em nossas escolas.
II – Devemos lançar mão de ferramentas específicas para atender esta população, tais como atividades artísticas e culturais.
III – Quando planejamos atividades sócio educativas temos que incluir elementos que favoreçam a contextualização destas crianças, sem deixar de lado a realidade em que estão inseridas.
IV– Ao voltarmos nosso olhar para o cotidiano dos meninos e meninas de rua, devemos reproduzir as desigualdades sociais que observamos no dia a dia.
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I e III
	
	b.
	I, II e III
	
	c.
	III e IV
	
	d.
	II, III e IV
	
	e.
	II e III
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Quando pensamos em sexualidade, sabemos que a escola não deve reproduzir os preconceitos e exclusão vivenciados em nossa sociedade. De acordo com Maria Jacqueline Nogueira Lima: “A opção sexual do brasileiro ainda é um tabu e a escola segue reproduzindo esse padrão. Entender, então, a legitimidade de movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) ainda será o objetivo de uma longa caminhada, conduzida necessariamente por educadores e pelas escolas. ”. Tendo por base esta situação, analise as afirmações abaixo e assinale aquela que apresenta de maneira CORRETA a conduta do professor mediante a este debate:
	
	a.
	Diferenças sexuais são temas que não devem ser debatidos na escola e sim, particularmente em cada família ou comunidade.
	
	b.
	O professor deve promover o debate, favorecer o esclarecimento de dúvidas a fim de dirimir as diferenças, extinguir o desconhecimento de muitos cidadãos acerca de seus compatriotas, e diminuir, portanto, a conduta negativa com relação ao lugar e ao papel do outro no contexto social em que vivemos.
	
	c.
	O professor não precisa debater as questões da diversidade, da sexualidade e de gênero pois estas não devem ser problematizadas, em âmbito escolar.
	
	d.
	O professor não deve se ater as escolhas sexuais de seus alunos e as consequências que estas escolhas podem trazer à escola e a comunidade como um todo. 
	
	e.
	O professor deve atuar e disseminar o conceito que afirma que a heterossexualidade é o padrão normal das pessoas em nossa sociedade.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
De acordo com a reportagem da Revista Nova Escola (Fevereiro de 2015): Educação Sexual: Precisamos falar de Romeo: “O pequeno Romeo Clarke, tem 5 anos e adora usar seus mais de 100 vestidos para as atividades do dia a dia. "Eles são fofos, bonitos e têm muito brilho", explicou ao tabloide britânico Daily Mirror. Clarke virou notícia em maio do ano passado. O projeto de contra turno que ele frequentava na cidade de Rugby, no Reino Unido, considerou as roupas impróprias. O menino ficou afastado até que decidisse - palavras da instituição - "se vestir de acordo com seu gênero”. ”(p. 01). Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/educacao-sexual-precisamos-falar-romeo-834861.shtml. Acesso em 06/agosto/2015.
Tendo como base parte desta reportagem e o conteúdo desta unidade que trata justamente do respeito e reconhecimento ao outro e suas diferenças de maneira a não divulgar preconceito de qualquer espécie, reflita sobre as afirmações abaixo:
I – O professor da turma de Romeo não pode discriminá-lo por preferir roupas femininas às masculinas, visto que a escola não obriga o aluno a vestir-se de acordo com seu gênero e muito menos afirma ser necessário o uso do uniforme escolar.
II – O professor deve demonstrar para os demais colegas a forma como o aluno se veste de maneira inapropriada.
III – O professor deve enfatizar para a turma a importância que este ato simbólico (vestir-se com roupas femininas) terá na vida sexual futura de Romeo.
IV – Não cabe a Educação Infantil discutir a sexualidade de seus alunos e os professores da turma de Romeo devem tratá-lo com naturalidade.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	I e IV
	
	b.
	I e III
	
	c.
	I e II
	
	d.
	II e III
	
	e.
	III e IV
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
Observe a seguinte atividade da disciplina de Educação Física, proposta para alunos do Ensino Fundamental I:
Na quadra da escola, os alunos divididos em duas equipes (branca e preta) realizarão a seguinte ação: Ao sinal do apito, a equipe branca persegue a preta, que deverá fugir em direção a linha a sua retaguarda; quem alcançar a mesma estará salvo, quem for pego passará para a outra equipe, em seguida todos retornam a posição inicial. Ao sinal de dois silvos curtos de apito a equipe preta persegue a equipe branca.
Adaptado de: http://www.efdeportes.com/efd142/temas-transversais-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm. Acesso em 13/agosto/2015.
Tendo como base o conteúdo acima, aponte qual o tema transversal trabalhado com esta atividade:
	
	a.
	Preconceito racial dentro do tema transversal Ética e Pluralidade Cultural.
	
	b.
	Preconceito racial dentro do tema transversal Saúde e Meio Ambiente.
	
	c.
	Respeito às equipes independentemente da cor, dentro do tema transversal Meio Ambiente e Orientação Sexual
	
	d.
	Diferenças sexuais dentro do tema transversal Orientação Sexual e Saúde.
	
	e.
	Diferenças sexuais dentro do tema transversal Saúde e Meio Ambiente.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
Observe a charge abaixo:
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=108102&tipo=ob&cp=0072C6&cb=&n1=&n2=M%C3%B3dulos%20Did%C3%A1ticos&n3=Ensino%20Fundamental&n4=Ci%C3%AAncias&b=s. Acesso em 06/agosto/2015
Tendo por base esta imagem e o conteúdo que estudamos nesta unidade, analise as afirmações abaixo:
I -  Sabemos que não existe uma unanimidade quando falamos em sexualidade. Portanto, o professor deve incorporar a postura de investigador e estar sempre atento às necessidades mais imediatas de seus alunos em termos de conhecimentos voltados para elucidar diferenças.
II – A sexualidade tem sido abordada atualmente através dos temas transversais previstos nos PCN´s.
III - A sexualidade, o gênero e a diversidade são temas exclusivos do conteúdo da disciplina Ciências.
IV – A inclusão do tema sexualidade nos PCN´s traz como pressuposto a igual¬dade cidadã que perpassa a todos os brasileiros, e para esta inclusão, foram necessárias intervenções esclarecedoras no sentido de dirimir preconceitos e promover a formação de professores, de forma a permitir que lidassem com a diversidade de forma corriqueira e natural.
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	II, III e IV
	
	b.
	III e IV
	
	c.
	II e III
	
	d.
	I, II e IV
	
	e.
	I e II
0,25 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas
C

Outros materiais