Buscar

Tipos de Pesquisas Cientificas (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Tipos de Pesquisas Científicas
Conceito de Pesquisa
Classificação das pesquisas quanto ao seus objetivos
Referências
*
Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas ao problemas que são propostos. A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.
Conceito de Pesquisa
próximo
*
Como classificar as pesquisas com base nos objetivos gerais
A classificação das pesquisas em exploratória, descritivas e explicativas é muito útil para o estabelecimento de seu marco teórico, ou seja, para possibilitar uma aproximação conceitual. Todavia, as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados servem para analisar os fatos do ponto de vista empírico, para confrontar a visão teórica com os dados da realidade, trona-se necessário traçar um modelo conceitual e operativo da pesquisa.
Voltar
*
Como classificar as pesquisas?
A Pesquisa científica é classificada com base em seus objetivos gerais. Assim é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos.
Exploratórias : faz um reconhecimento.
Descritivas : caracterização.
Explicativas : explicar causa e efeito.
Voltar
*
Pesquisas Exploratórias
Têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas tem como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições.
Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem:
Levantamento bibliográfico 
Entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado.
Análise de exemplos que “estimulem a compreensão”(selltiz et al., 1967, p.63). 
Voltar
*
Algumas vezes a pesquisa exploratória assume a forma de pesquisa bibliográfica, pois após escolher o problema, levantar hipóteses, torna-se necessário pesquisar sobre renomados autores para a complementação do nosso projeto. Portanto, a pesquisa exploratória envolve o levantamento bibliográfico o qual se utiliza na pesquisa bibliográfica.
A pesquisa exploratória pode também assumir a forma de estudo de caso ao aprofundar, explorar, detalhar sobre o problema proposto, o qual é uma das funções deste.
*
Pesquisas Descritivas 
As pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis.
Como exemplo de pesquisa descritiva esta a utilização de técnicas padronizadas de coletas de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Ex.: IBGE
A pesquisa descritiva tende a começar pela exploratória.
próximo
*
Levantamento de dados da Bahia
A população da Bahia é a maior do Nordeste, é a quarta maior do Brasil (perde apenas para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são 14.080.654 habitantes, divididos nos 415 municípios do Estado. 
A grande maioria da população da Bahia é afro descendente. De acordo com os dados do IBGE (2007), 63,4% da população é parda, 15,7% é preta, 20,3 % é branca e 0,6% é amarela ou indígena.
Quanto à divisão da população por faixa etária, a população baiana pode ser considerada jovem, pois, segundo os dados do IBGE (2000):
- Pessoas entre 0 e 19 anos – 44%
- Pessoas entre 20 e 59 anos – 48%
- Pessoas entre 60 e 70 anos, ou mais – 8%.
Quanto a escolarização, o índice de analfabetos com 15 anos ou mais no estado é de 18,5%. Cerca de 30% da população nessa mesma faixa etária, com 15 anos ou mais é considerado analfabeto funcional.
A taxa de mortalidade infantil no estado é de 34,5 mortes a cada mil nascidos vivos.
próximo
*
A pesquisa descritivas pode assumir diversas formas, entre as quais se destacam:
Estudos exploratórios: O estudo exploratório, designado por alguns autores como pesquisa quase científica ou não científica é, normalmente, o passo inicial no processo de pesquisa pela experiência e auxílio que traz na formulação de hipóteses significativas para posteriores pesquisas.
Estudos descritivos: Trata-se do estudo e descrição das características, propriedades ou relações existentes na comunidade, grupo ou realidade pesquisada.
Pesquisa de opinião: Visa identificar falhas ou erros, descrever procedimentos, descobrir tendências, reconhecer interesses e outros comportamentos.
A pesquisa de opinião tem todas as características da pesquisa descritiva.
próximo
*
Pesquisa de motivação: Busca saber as razões inconscientes e ocultas que levam, por exemplo, o consumidor a utilizar um determinado produto ou que determinam certos comportamentos ou atitudes.
Método de pesquisa descritiva:
Estudo de caso: é a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade para examinar aspectos determinados de sua vida.
Pesquisa documental: São investigados documentos a fim de se poder descrever e comparar usos e costumes, tendências, diferenças e outras características. É feita com base em documentos originais.
Voltar
*
Pesquisas Explicativas
Essas pesquisas têm como preocupação central os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
Uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação dos fatores que determinam um fenômeno exige que este esteja suficientemente descrita e detalhada.
Voltar
*
UMA análise das condições de vida da população brasileira em 2007. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São Paulo, 2007.Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2007/indic_sociais2007.pdf acesso em 21/10/11 Acesso em: 21 out. 2011.
CERVO,A.L; BERVIAN, P.A. Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1983. 
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: editora Atlas S.A., 1988.
*
Acadêmicos:
Aline leal maia
Adriene rodrigue avier
Luiz guilherme cotrim
Lui gutavo oliveira
Renan zorzy cardoso
Tamiris villane 
uarley( ta escrito errado.. Corrija por favor..)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 1º PERÍODO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA SIMONE VIANA DUARTE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais