Buscar

Importância da Gestão da Informação na Logística

Prévia do material em texto

Logística
Ao longo da história da logística, a gestão da informação foi paulatinamente ganhando relevância, e a importância da função informação na logística somente ganhou destaque nesta última década. Este artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica de alguns modelos de estratégia logística, destacar a importância que a informação vem assumindo nas últimas décadas e sugerir um novo modelo estrutural de estratégia para a logística, que considera a importância das novas tecnologias de informação e sua utilidade junto aos componentes funcionais da logística, em quatro níveis: estratégico, estrutural, funcional e implementação, inserindo no nível funcional as três gestões funcionais básicas da logística: armazenagem, transportes e informação.
O sistema de informações logísticas tornou-se um fator crítico de sucesso na estratégia logística. Ele engloba a monitoração de fluxo ao longo de toda a cadeia de atividades logísticas, capturando dados básicos, transferindo dados para outros centros de tratamento e processamento, armazenando os dados básicos conforme seja necessário, processando dados em informações úteis, armazenando as informações conforme seja necessário e transferindo informações aos usuários e clientes. 
 ou seja : logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender os requisitos do consumidor. 
A logística não tem fronteiras nas organizações. Suas atividades vão desde a obtenção de matérias-primas e serviços dos fornecedores até a prestação de serviços e fornecimentos de produtos aos clientes, passando pela gestão logística interna em apoio ás operações interna.
Os estudos da logística e sua história demonstram que desde a segunda guerra mundial, a logística tem passado por uma evolução que apresenta várias fases (Almeida, 2000). Assim, é possível observar que ao longo das últimas décadas a logística tem sido otimizada e seus diversos componentes, antes considerados essenciais, deram lugar a outros. Da mesma forma, outros componentes, antes considerados irrelevantes, tornaram-se muito importantes e alguns outros foram repensados, alterados e reestruturados. Assim também, componentes que dantes não eram relevantes, facilitados por novas tecnologias, assim se tornaram. 
Distribuição
É o que ocorre com os produtos acabados desde que são armazenados até o momento em que são entregues ao cliente, em atendimento aos seus pedidos ou contratos de fornecimento contínuo. Distribuição pode ser chamada também de distribuição física, logística de saída ou outbound logistucs. A distribuição está dentro da logística. Também é necessário seguir o famoso : JIT - just in time que tem como características :
Proporcionar a um sistema de produção, a eliminação das atividades que não contribuam para o valor acrescentado do produto final e/ou que não interfiram com a continuidade do fluxo de materiais.
Os objetivos do JIT estão intimamente ligados com a distribuição:
 Produção de bens pretendidos pelo cliente
Produção de bens quando o cliente o desejar
 Produção de bens de qualidade elevada
 Eliminação do desperdício (movimentações, espaço, etc.)
Logística de entrada
 Liga a empresa aos seus fornecedores. Cuida dos processos de entrada de materiais e produtos e a relação com os fornecedores. Pode ser chamada também de logística de suprimentos ou inbound logistics.
Logística interna ou de operação
 Está relacionamento com o controle das movimentações e dos estoques em processo nas linhas de produção, durante a fabricação dos produtos. E esta diretamente responsável pela cadeia de valor da empresa quando procura otimizar os processos inerentes às atividades tais como a infraestrutura do layout de distribuição interna da empresa e sistemas de informação, desenvolvimento de tecnologias de aquisição e atividades primárias de apoio.
“A integração interna, ou seja, o gerenciamento integrado dos diversos componentes do sistema logístico é uma condição necessária para que as empresas consigam atingir excelência operacional com baixo custo”.
(Fleury)
Logística reversa
 Fluxo inverso dos produtos, dos clientes para a empresa, ou seja, é um processo no qual um fabricante sistematicamente recebe produtos ou partes, expedidos anteriormente, do ponto de consumo para possível reciclagem, remanufatura ou descarte. Um sistema de logística reversa incorpora uma cadeia de suprimentos que tenha sido redesenhada para gerenciar o fluxo de produtos ou partes destinadas para remanufatura, reciclagem ou descarte e para usar os recursos efetivamente.
Trade Marketing 
Investiga e discute o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de venda. Entendendo a relação entre marcas, pontos-de-venda e consumidores para adaptar os produtos, a logística, as políticas e as estratégias de marketing das marcas, e conquistar o consumidor nos pontos-de-venda.
Satisfazendo da melhor maneira possível às necessidades de canais comerciais específicos e de clientes estratégicos. E uma filosofia de trabalho voltada para o PVD, com o objetivo de solidificar a relação entre fabricante e distribuidores e atender com excelência os consumidores finais.
Cliente no centro da estratégia logística
Todo o processo de planejamento e execução das atividades da logística, da distribuição e do trade marketing tem o cliente como origem e destino.
Por isso, a logística é vital para as empresas que pretendem valorizar cada vez mais uma marca, reter o máximo de clientes, expandir o market share e negócios no longo prazo.
CRN (Customer Relationship Management)
Nível de serviço chegando ao cliente individual, no melhor alinhamento com o marketing one-to-one. A empresa usa o feedback de cada customizar o relacionamento individualmente. O markting 1-a-1 é o maior propósito do CRM.
Três aspectos do serviço ao cliente pela logística
Serviços de pré-transação:
- política escrita de apoio ao consumidor 
- facilidade de acesso ao sistema de apoio ao consumidor
- estrutura do serviço de apoio
- flexibilidade do sistema 
Serviços de transação:
- ciclo do pedido
- disponibilidade em estoque
- atendimento do pedido no prazo acordado
- informação sobre o estado dos pedidos
Serviços de pós-transação:
- disponibilidade de sobressalentes
- tempo de atendimento para garantia e custo do primeiro atendimento 
- rastreabilidade
- atendimento ao consumidor
Evolução teórica dos custos logísticos e das receitas com a melhoria do nível de serviço
O nível de serviço adequado aos objetivos da empresa seria aquele que gerasse os maiores lucros. Entretanto, a ação dos competidores pode levar a necessidade de investimentos dentro da área de lucros decrescentes.
Os consumidores ou clientes procuram produtos em função a seu preço e da qualidade do serviço oferecido. A qualidade, cada vez mais , é considerada obrigação do produto.
Perfis de uma empresa no mercado
Líder em serviço: pequena vantagem em produtividade e grande vantagem em valor
Líder em preço: grande vantagem em produtividade e pequena vantagem em valor
Líder em preço e serviço: grande vantagem em produtividade e em valor
Mercado de commodities: pequena vantagem em produtividade em valor
Relacionamento Marketing x Logística
Marketing
 
Alocar os recursos ao marketing mix para maximizar a lucratividade em longo prazo.
Logística
 
Minizar o custo total de um determinado objetivo de serviço ao cliente.
Para Lambert e Stock, “os objetivos do marketing e logística estão interligados”
Missão da Logística
 
“Atender ao nível de serviço estrategicamente definido pela empresa para cada segmento de clientes e produtos, ao menor custo possível”.
Cinco passos da estratégia logística
Definição da arena competitiva
Um dos desafios mais importantes dos gerentes édefinir com precisão as fronteiras existentes e a estrutura da arena competitiva - a fim de entender, superar e reagir aos rivais existentes - sem fazer simplificações perigosas que podem deixá-lo cego às mudanças que perturbam as regras predominantes.
Entendimento das dimensões do serviço
Atividades realizadas visando à compra dos insumos necessários à fabricação dos produtos. Os insumos adquiridos compreendem os itens totalmente consumidos durante a fabricação dos produtos (por exemplo, matérias-primas e outros materiais, bem como ativos fixos - maquinarias, equipamentos de laboratório, equipamentos e materiais de escritórios e edificações). • Desenvolvimento Tecnológico  Atividades realizadas com o objetivo de melhorar o produto e os processos utilizados na sua fabricação. O desenvolvimento tecnológico assume as mais variadas formas, como equipamento de processo, pesquisa básica, projeto de produto e procedimentos de serviços.
Identificação dos principais atributos do serviço
A satisfação do cliente é um ponto crítico nos setores industriais de maior competitividade. Garantir a satisfação do cliente não garante, contudo, a sua fidelidade. Clientes meramente satisfeitos podem ser atraídos pelos concorrentes, enquanto clientes totalmente satisfeitos apresentam um comportamento mais fiel .
Segmentação do mercado
Uma empresa não pode atender a todos os clientes em um mercado amplo, pois são muitos os clientes, e eles se diversificam em suas exigências de compra. A empresa precisa identificar os segmentos de mercado que poderá atender com eficácia
Avaliação de desempenho
“A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e no seu potencial de desenvolvimento futuro. Toda a avaliação é um processo para estimular ou julgar o valor, excelência, as qualidades de alguma pessoa.”
 (Idalberto Chiavenato)
TRABALHO 
G. DE LOGÍSTICA,
 DISTRIBUIÇÃO E TRADE MKT
FONTES DE PESQUISA PARA COMPLEMENTAÇÃO ALÉM DA APOSTILA:
	
SITES
SCIELO
BLOG DA FATEC
WXX
E PESQUISAS NO GOOGLE

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes