Buscar

01.Texto A Influência da Pesquisa Operacional no Processo de Tomada de Decisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

*A Influência da Pesquisa Operacional no Processo de Tomada de Decisão
A Tomada de Decisão
Uma vez que a Pesquisa Operacional é um ramo da ciência administrativa que fornece instrumentos para a análise de decisões, vamos, na seqüência conceituar e listar as principais características de um processo de tomada de decisão.
O objetivo que temos em vista é a procura de entendimento das características principais do processo e de suas dificuldades, de forma que possamos compreender como a Pesquisa Operacional, vista como um conjunto de técnicas quantitativas, pode auxiliar a gerência na preparação e na tomada de decisão.
Podemos entender a tomada de decisão como o processo de identificar um problema ou uma oportunidade e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo. Um problema ocorre quando o estado atual de uma situação é diferente do estado desejado. Uma oportunidade ocorre quando as circunstâncias oferecem a chance do indivíduo/organização ultrapassar seus objetivos e/ou metas, logo, uma decisão é o resultado de um processo que se desenvolve a partir do instante em que o problema foi detectado. Este conceito explicita, claramente, a importância do processo de preparação na tomada de decisão.
Principais Características do Processo de Tomada de Decisão
As características principais do processo decisório que têm importância na conceituação de racionalidade da ação gerencial estão descritas e comentadas a seguir.
Processo de decisão seqüencial
Mesmo quando se tem a impressão de que a decisão foi tomada de impulso, ela é conseqüência de uma série de fatos anteriores que criaram as bases para se chegar à decisão. Uma decisão significa é uma compilação de muitas decisões, abrangendo um leque de aspectos do problema e, frequentemente, requerendo um longo período de tempo. È, muitas vezes, difícil apontar com precisão o ponto exato do processo no qual a decisão foi tomada, afluindo durante as discussões na forma de consenso.
Processo complexo
Além do fato de que quase sempre a informação relativa ao problema é insuficiente, o processo decisório consiste de um inter-relacionamento entre pessoas, responsabilidades pelo serviço, comunicação e sistemas de informações, códigos de ética e moral e, às vezes, interesses e objetivos diferentes dos participantes. O inter-relacionamento entre esses elementos e o grau de importância de cada um muda com a evolução do processo, ao longo do tempo. É claro, também, que dentro da empresa o próprio processo varia, dependendo do problema e do nível de decisão requerido. Assim, os processos diferem em:
- tamanho do grupo de decisão;
- tipos de sistemas de informações gerenciais;
- tipos de decisões que devem ser tomadas;
- estilo de liderança dos administradores;
- nível da decisão dentro da empresa.
Processo envolve valores subjetivos
Embora a maior parte do processo que deve ser seguido para preparar melhores decisões seja identificável e clara, podendo ser repetida por outras pessoas ou em outras ocasiões, o método pelo qual o valor de julgamento do executivo é colocado na decisão é estritamente pessoal. È enorme o número de fatores intuitivos, proveniente de experiência pessoal e personalidade, envolvidos no processo decisório. Evidentemente, não se pode negar a importância desses fatores na qualidade da decisão tomada.
Processo em ambiente institucional
Todas as companhias têm uma estrutura organizacional própria que influência e muitas vezes condiciona o processo decisório. O inter-relacionamento entre pessoas, a forma como se processa o fluxo de informações, as características da organização e o sistema hierárquico são fatores que afetam fundamentalmente o processo de tomada de decisão.
Obstáculos a uma decisão racional
Diversas dificuldades e obstáculos aparecem para conturbar o processo de tomada de uma decisão estritamente racional, por mais vontade que o administrador tenha de não se deixar influenciar. Dentre eles podemos destacar:
- Tempo disponível para a Tomada de Decisão: às vezes, a urgência de uma solução faz com que o administrador tome uma decisão com conhecimento incompleto dos dados do problema;
- A importância da decisão: pode demorar mais ou menos tempo em função da análise a ser feita devido à maneira como uma decisão afeta a empresa;
- O Ambiente: às vezes gera forças que podem transformar uma boa decisão em fracasso, por exemplo, flutuações da política econômica do governo;
- Certeza / Incerteza e Risco : dependendo do grau de risco ou de certeza de determinadas variáveis, uma decisão necessita ou não de uma análise mais aprofundada e cuidadosa;
- Agentes Decisores: algumas limitações são de caráter pessoal do administrador, como força do hábito, falta de memória e distração, prejulgamentos e valores pessoais, etc;
- Conflito de interesses: dificuldades que surgem devido ao caráter político da decisão, como, por exemplo, a necessidade de compromisso entre diferentes posições e órgãos da empresa.
No entanto, existem duas dificuldades que são inerentes ao problema e que podem influenciar fundamentalmente a qualidade da decisão. A seguir será feita uma discussão mais detalhada.
Escolha do problema certo para resolver
Fazer certas as coisas é muito importante, porém o administrador deve se dedicar em primeiro lugar a encontrar as coisas certas para fazer. Isto significa que o primeiro lugar a encontrar as coisas certas para fazer. Isto significa que o primeiro passo para uma tomada de decisão racional é saber qual o problema que requer solução. Normalmente, os problemas não aparecem com um rótulo impresso pedindo uma solução, mas surgem através de sintomas: reclamações, atrasos, prejuízos, etc. Assim, a primeira tarefa do administrador deve ser identificar claramente qual é o problema que causa aqueles efeitos perturbadores. Conforme Peter Drucker, “a fonte mais comum de enganos, na administração, é a ênfase em encontrar a resposta certa em lugar de procurar a questão certa para responder”.
Conhecimento insuficiente
A condição ideal para um processo de decisão racional seria a posse de um conhecimento completo acerca de todas as alternativas possíveis, como também acerca das possíveis conseqüências de cada alternativa. Contudo, na vida real essa condição é praticamente impossível, e o administrador deve tomar suas decisões com base em informações incompletas ou parciais. Isto ocorre por várias razões.
Em primeiro lugar, informação tem custo, o que significa que, quanto mais informação o administrador pedir, mais tempo e dinheiro serão gastos para sua obtenção. Por outro lado, se pouca informação cria um ambiente de incerteza para o processo de decisão, informação demais também pode prejudicar, já que exigiria tampo e habilidades extras para análise. Desta forma, o administrador, muitas vezes, prefere suprir uma parte da falha de informações com sua experiência pessoal.
*Texto retirado da Apostila do Curso de Pesquisa Operacional da Universidade Federal de Santa Maria, produzido pelo professor Denis Rasquin Rabenschlag, 2005.

Outros materiais