Buscar

SIMULADOS DE A EDUCAÇÃO FÍSICA E POPULAÇÕES ESPECIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADOS DE A EDUCAÇÃO FÍSICA E POPULAÇÕES ESPECIAIS
01 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a epidemiologia das cardiopatias, é correto afirmar que a síndrome metabólica: 
Não é apenas uma doença, mas um conjunto de vários fatores, que, reunidos, causam significativa alteração no metabolismo do individuo. 
Por ser uma doença aguda e transmissível, apresenta um risco aumentado quando o consumo de oxigênio diminui e o sedentarismo aumenta. 
 È uma doença aguda e não transmissível, que se agrava com o alto consumo de dióxido de carbono, fato que acontece durante a pratica de exercício físico intenso.
Contempla doenças que causam dores nas articulações, como a hérnia de disco, lombalgia, artrite e osteoartrite. 
Refere-se a doenças que ocorrem comente em mulheres, como a dismenorreia, gestação e puerpério que podem ser influenciadas com a atividade física regular. 
02 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre os programas de exercícios para pessoas com doença vascular periférica, assinale a alternativa correta:
Os exercícios não influenciam de forma direta a doença vascular periférica, mas seus benefícios em manter contração isométrica por mais de 2 horas diárias.
Dentre os sintomas da doença vascular periférica, a claudicação intermitente pode ser beneficiada com os exercícios físicos de alto impacto. 
Os exercícios de membros superiores são indicados para reduzir os fatores de riscos e melhorar a qualidade de vida do individuo. A contratação do músculo bíceps braquial, que ocorre durante o movimento de flexão de cotovelo, funciona como bomba de retorno circulatório. 
Os exercícios são indicados para reduzir os fatores de riscos e melhorar a qualidade de vida do individuo. Durante a caminhada, a contração dos músculos gastrocnêmico, que ocorre durante o movimento de plantiflexão de tornozelo, funciona como bomba de retorno. 
Indivíduos que possuem essa doença não demandam testes físicos e avaliação, visto que o programa a ser recomendado é padronizado em duas baterias de testes, uma para membros superiores e a outra para tronco. 
03 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre os comprometimentos osteomioarticulares crônicos mais comum, é correto afirmar que a lombalgia:
Não se trata apenas de uma doença, mas de um conjunto de vários fatores, que, reunidos, causam uma significativa alteração no metabolismo do individuo.
Em alguns casos, acontece em virtude do desequilíbrio postural agravado por posturas inadequadas mantidas ao longo do dia. 
Trata-se de uma doença crônico-degenerativa, de etiologia multifatorial que leva à perda funcional gradativa em virtude do desgaste osteoarticular em membros inferiores. 
É um processo inflamatório que pode ser desencadeado por modificações no sistema imunológico do organismo, afetando o equilíbrio muscular do tronco.
Resulta de uma série de alterações fisiológicas no organismo e pode gerar como efeito secundário, as doenças cardiovasculares, e desequilíbrio muscular em membros superiores. 
04 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a osteoartrite, artrite, osteoartrose e artrose, assinale a alternativa correta. 
Osteoartrose é uma doença crônico-degenerativa, de etiologia multifatorial, que leva à gradativa perda funcional em virtude do desgaste osteoarticular. 
Artrose é uma doença óssea que atinge também as articulações, e o seu processo inflamatório é desencadeado por modificações no sistema imunológico do organismo. 
Osteartite é uma doença transmissível que atinge as articulações e causa a perda funcional assim que um individuo é infectado
Artrite é uma doença transmissível, que leva a um quadro de dor e rigidez de todas as articulações, e possui como causa o distúrbio do sistema cardiovascular. 
Artrose é uma doença viral que atinge as articulações como um processo inflamatório que gera modificações no sistema imunológico do organismo afetado. 
05 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre o ciclo menstrual, é correto afirmar que esse ciclo:
É um conjunto de eventos que culminam na descamação do epitélio, cujo sangramento tem o nome de dismenorreia.
É a descamação do endométrio, camada externa do útero, que gera um sangramento de forma cíclica em mulheres que ultrapassem a idade fértil.
Podem ser considerados o conjunto de eventos que culminam na descamação do endométrio, camada interna do útero, com conseqüente sangramento denominado menstruação. 
 Refere-se ao período de desenvolvimento da descamação da camada interna do estomago que culmina em sangramento.
É um sangramento, com duração de 18 a 35 dias, sendo mais comum a duração de 28 dias, que ocorre em mulheres grávidas. 
06 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre os exercícios de resistência, força muscular e cardiorrespiratório para gestantes, é correto afirmar que essas atividades.
Deverão ser realizadas, sobretudo, a corrida, pois, como as articulações estão mais estáveis nesse período, sustentam o impacto.
São recomendadas desde que respeitadas as condições individuais de aptidão física, com atividades que não sobrecarreguem as articulações nem o assoalho pélvico. 
Não deverão ser realizadas com as gestantes, mesmo que as condições individuais de aptidão física sejam respeitadas. Os exercícios de alto impacto são mais recomendados. 
Entre as atividades recomendadas estão os exercícios que dependem da estabilidade das articulações e do equilíbrio dinâmico, que melhoram na gestação. 
Nunca devem ser recomendadas as gestantes, pois, mesmo com baixo impacto, aumentam o risco de lesão osteomioarticular, sendo mais recomendado o repouso. 
07 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre os fatores de risco modificáveis e não modificáveis para a aterosclerose, assinale a alternativa correta. 
Entre os fatores de risco modificáveis para a aterosclerose estão o tabagismo, a obsidade e a hipertensão arterial
Os fatores de risco modificáveis para a aterosclerose estão relacionados somente aos aspectos de gênero, de idade e de genética.
Uma boa aptidão física é a condição necessária para se eliminar os fatores de risco não modificáveis para o surgimento da aterosclerose.
A ausência de estrogênio na mulher durante a menopausa, que pode levar a problemas ósseos, é considerada um fator de risco modificáveis para a aterosclerose.
Mesmo se o individuo realizar uma atividade física com freqüência, não é possível diminuir as chances de surgir nele a aterosclerose. 
08 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a contribuição do exercício em doenças cardiovasculares, assinale a alternativa correta:
No exercício físico, para a transformação da força empregada no movimento, os triglicerídeos são utilizados como fonte de energia, evitando seu desequilíbrio e acúmulo nos vasos. 
A atividade física regular aumenta o risco de acidente vascular cerebral, porque desloca a circulação sanguínea e a oxigenação para os tecidos musculares esqueléticos. 
O exercício físico no controle da hipertensão arterial e da obesidade, mas não da diabetes e das dislipidemias. 
A perda de massa característica da aterosclerose não ocorre em virtude de carência nutricional, mas sim em função da desidratação do tecido causada pela alteração na fisiologia do sistema renina-angiotensina-aldosterona, podendo melhorar com atividades físicas, como a caminhada.
A aterosclerose está entre as condições de saúde que não é influenciada pela regularidade da pratica de atividades física.09 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre os conceitos relacionados à atividades físicas, aptidão física e composição corporal, enumere, na ordem seqüencial, as explicações que se relacionam a cada uma desses elementos. 
Atividade física
Aptidão física voltada para a saúde.
Exercícios físicos.
Composição corporal.
Aptidão cardiorrespiratória.
( ) Toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e manutenção de um ou mais componentes da aptidão física.
( ) Capacidade de realizar as atividades do dia a dia com disposição, o que é favorável na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).
( ) Qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso.
( ) Capacidade de resistir a atividades que demandem esforço físico, com o trabalho de vários grupos musculares, mantendo o ritmo constate 
( ) É a aptidão física relacionada a proporção de massa corporal magra e de massa gorda no individuo
3-2-5-1-4 B. 4-2-3-1-5 C. 5-4-3-2-1 D. 3-2-1-5-4 E. 1-5-3-2-4
10 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício, aptidão física, analise as seguintes assertivas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) IMC = Massa/Altura 2, sendo: a massa da pessoa em kg, e a altura da pessoa em m. 
( ) IMC = Massa/Altura , sendo: a massa da pessoa em kg, e a altura da pessoa em m.
( ) Um individuo que apresenta altura de 1.50m e massa de 78,75 Kg tem um IMC=35
( ) Um individuo que apresenta altura de 1.50m e massa de 78,75 Kg tem um IMC=70
V-F-V-F B. V-V-F-F C. F-V-F-V D. V-V-V-F E. F-F-V-V
11 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a obesidade analise as seguintes assertivas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Indicadores de obesidade central, como a circunferência da cintura e a razão cintura-quadril, associam-se fortemente ao volume de tecido adiposo visceral e são considerados fatores de risco importante para o aumento na incidência de insuficiência cardíaca. 
( ) Indicadores de obesidade central estão relacionados positivamente com a quantidade de tecido adiposo visceral e distúrbios cardiometabólicos. 
( ) Indicadores de obesidade central, como a circunferência da coxa e do antebraço, associam-se fortemente ao volume de tecido adiposo visceral e são considerados fatores de risco importantes para o aumento na incidência de artrite. 
( ) A atividade física é um meio não medicamentoso bastante eficiente em relação à prevenção e ao tratamento da obesidade. 
V-F-V-F B. V-V-F-V C. F-V-F-V D. V-V-V-F E. F-F-V-V

Outros materiais