Buscar

Amianto: Propriedades e Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AMIANTO
 Acadêmica JULIANA RIBEIRO MENDES. 
Professor- José Júnior
SENAI: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Palhoça - SC
CURSO: Técnico em Edificações- N1 – Fase II
DATA: 17-04-2013
RESUMO
O amianto é uma fibra mineral encontrada em abundancia no solo, na água de todo o planeta, inclusive em rios, lagos e até mesmo na neve. O amianto não queima ou corrói, e suas principais características são incombustibilidade, resistência boa, capacidade isolante, durabilidade e flexibilidade. Esta combinação única de propriedades faz do amianto um material extremamente útil.
PALAVRA- CHAVE: Amianto
 INTRODUÇÃO
Acredita-se que o amianto foi formado na Pré-História, em uma fase secundária da formação da crosta terrestre. Nesse período, foi alterado física e quimicamente pela pressão, pelo calor e pela água que lentamente infiltrava na superfície das rochas. Associada ao magnésio e à sílica, a água transformou a rocha hospedeira no que se chama de serpentinito mineral, que se cristalizou nas fendas da rocha-mãe, formando veios de fibras paralelas, com 1 a 40 milímetros de comprimento.
TIPOS DE AMIANTO
Há dois grupos importantes de rochas amiantíferas: as crisotilas e os anfibólios. Ambas têm 
propriedades semelhantes, mas são distintas tanto nas aplicações como nos riscos à saúde. 
AMIANTO CRISOTILA: Silicato hidratado de magnésio, também chamado de "serpentina", "amianto branco" ou "crisotila", não oferece risco mensurável à saúde humana em níveis de exposição inferiores a 1fibra/ml*. A estrutura fibrosa do crisotila é flexível, fina e sedosa sendo rapidamente eliminada pelo sistema respiratório. Geralmente ocorre associado a rochas ultramórficas (dunito, periododito, serpentinito) e podem formar jazidas de grande porte, com reservas da ordem de milhões de toneladas.
AMIANTO ANFIBÓLIO: São muito comuns na natureza e ocorrem associados a várias rochas. As fibras dos anfibólios propagam mais facilmente no ar, são rígidas e eliminadas com dificuldade pelo sistema respiratório. Os anfibólios são fibras duras, retas e pontiagudas. Muito utilizados até os anos 70, atualmente estão proibidos, devido a seus efeitos sobre a saúde. Apesar de encontrado com facilidade este tipo de fibra não forma grandes jazidas e encontra-se proibido no mercado. Agrupam-se em cinco variedades principais:
ACTINOLITA
Silicato hidratado de ferro, magnésio e cálcio: na esfera comercial é quase desconhecida, por causa da escassez de ocorrências na forma fibrosa. As fibras são comumente quebradiças, estando presentes em pequena quantidade nos depósitos de amosita.
AMOSITA (AMIANTO MARROM)
Silicato hidratado de ferro e magnésio: variedade fibrosa da grunerita-cummingtonita. O nome amosita é formado a partir das letras iniciais da empresa Asbestos Mines of South África. Esse amianto marrom apresenta fibras brilhantes e retas, com excelente resistência térmica e mecânica, além de acentuada elasticidade. As principais minas se encontram na África do Sul.
ANTOFILITA
Silicato hidratado de ferro e magnésio: as fibras são normalmente fracas, curtas, apresentando alta resistência ao calor, aos ácidos e às substâncias químicas em geral, aparecendo nas minas de talco como mineral acessório. Os principais depósitos se encontram na Finlândia e no Brasil (Jiramataia/Alagoas).
CROSIDOLITA (AMIANTO AZUL)
Silicato hidratado de ferro e sódio: variedade fibrosa da riebeckita, também conhecida como amianto azul, apresenta fibras retas e longas, cor azul intensa, baixa fusibilidade e alta resistência aos ácidos. Junto com a amosita é o anfibólio comercialmente considerado de melhor qualidade. Os principais depósitos se encontram na África do Sul e Austrália.	
TREMOLITA
Silicato hidratado de ferro, magnésio e cálcio: São fibras longas e sedosas com pouca resistência à tração. São encontradas nos depósitos de crisotila, talco e dos outros minerais fibrosos de anfibólio. Seu valor comercial é pequeno, com exceção da tremolita italiana.
PRODUÇÃO
O amianto pode ser encontrado em quase 70% da superfície terrestre, mas apenas 25 países possuem jazidas com potencial para viabilizar a exploração comercial, ou seja, que tenham mais de 3% de minério nas formações rochosas. Já o amianto do tipo crisotila, apenas alguns países possuem jazidas economicamente viáveis para extração. Os maiores produtores mundiais, com exceção do Canadá (o quarto maior), pertencem ao conjunto dos países em desenvolvimento, incluindo algumas repúblicas da antiga URSS, a China, parte da América do Sul e várias nações africanas.
CONSUMO
O consumo no Brasil hoje gira em torno de 110 mil toneladas / ano, distribuídos da seguinte forma:
98% para produtos de cimento-amianto (fibrocimento)
2% para produtos de fricção e outros.
O consumo mundial atual é de aproximadamente 2,2 milhões de toneladas / ano, com crescimento de 5% ao ano, distribuídos da seguinte forma:
90% para produtos de cimento-amianto
Ex.: telhas onduladas, placas de revestimentos, painéis divisórios, tubos, caixas d água e outros.
7% para produtos de fricção para automóveis
Ex.: pastilhas, lonas de freio e discos de embreagem.
3% para materiais têxteis, filtros, papéis e papelões, produtos de vedação, isolantes térmicos, revestimentos de pisos, entre outros.
Atualmente a SAMA exporta 65% de sua produção para mais de 20 países do mundo:
MAIORES CONSUMIDORES
Países Asiáticos 58%
Países da antiga URSS 30%
América Latina 8,5%
África e Oriente Médios 2,2%
Europa 0,6 %.
 APLICAÇÕES
Graças às suas qualidades, o amianto teve milhares de aplicações ao longo de sua história. Hoje, seu emprego permanece restrito a cerca de uma centena de produtos, que podem ser agrupados em nove categorias principais:
Fibrocimento: (Telhas onduladas, placas de revestimento, painéis divisórios, tubos e caixas d água);
Produtos têxteis: (mantas para isolamento térmico de caldeiras, motores e roupas especiais); 
Revestimento de piso: (Resistência, durabilidade e ação antiderrapante);
Produtos químicos: (Despoluentes de rios onde absorvem as moléculas de detergentes, auxiliares no reaproveitamento de determinados reagentes em processos industriais (ex.: enzimas), permiti a separação de isômeros na síntese de medicamentos).
Isolantes térmicos: (O mineral é aplicado em revestimentos de aviões supersônicos, mísseis, foguetes e naves espaciais).
Produtos de vedação: (mastiques e massas especiais).
Papéis e papelão: (Estes são utilizados no isolamento térmico e elétrico de fornos e caldeiras);
Filtros: (Empregados nas indústrias farmacêuticas e de bebidas (cervejas e vinhos).
OS RISCOS DO AMIANTO À SAÚDE
O perigo do amianto reside essencialmente na possibilidade da inalação das suas fibras que podem alojar-se nos pulmões, onde podem permanecer durante anos. O nosso organismo reconhece-as como um “corpo estranho” e reage tentando eliminá-las através das suas células de defesa que, com o objetivo de destruir as fibras, libertam determinadas substâncias. Estas substâncias, além de se mostrarem incapazes de eliminar as fibras, agridem os pulmões e daí pode surgir várias doenças que podem resultar inclusivamente em cancro do pulmão.
 É importante reconhecer que as doenças provocadas pelos asbestos são o resultado de um contacto prolongado com níveis elevados das suas fibras.
    Estas doenças praticamente só atingem pessoas que estão ou estiveram expostas a níveis elevados de asbestos durante um longo período de tempo (por exemplo, os trabalhadores das fábricas de fibrocimento). Para as outras pessoas, os riscos são extremamente baixos. Por exemplo, se alguém estiver sentado num edifício que contenha amianto, é mais provável ser atingido por um raio do que vir a morrer prematuramente devido ao amianto.
 É ainda importante realçar que, os materiais que contêm amianto e estão em bom estado de conservação, não libertam fibras. O perigo ocorre quando o amianto começa a degradar-se, havendo aí o risco de inalação das fibras. Outra forma possível de contacto como amianto é através da ingestão de água. Até hoje, ainda não conseguiu provar-se que da ingestão de fibras de amianto não decorra qualquer perigo para a saúde.
 Fragmentos microscópicos de fibras de amianto são potencialmente perigosos quando inalados e podem provocar doenças respiratórias:
Câncer de pulmão, que é o mais comum em pessoas expostas ao amianto;
Mesotelioma, uma forma de câncer no peito que praticamente só ocorre em pessoas expostas ao amianto;
Asbestose, uma doença que causa falta de ar e pode levar a problemas respiratórios mais graves.
O amianto branco, conhecido como crisotila, é a única forma de amianto usada hoje. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a variação também é associada ao mesotelioma e outros tipos de câncer, mas seus produtores dizem que a substância é segura se manejada com cuidado.
COMO SE PROTEGER
 Usando roupas protetoras e máscaras para respiração. Outra medida é reduzir o nível de poeira nas fábricas com ventiladores, aspiradores e água, mantendo o ambiente mais úmido.
 CONSIDERAÇÕES
Apesar de ser um mineral muito perigoso, o amianto é um material de grande importância na construção civil, tanto no Brasil como no resto do mundo.
REFERÊNCIAS
Site: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=riscos-amianto-saude&id=5489. Acessado em 17-04-2013 às 08h00min.
http://www.crisotilabrasil.org.br/site/oAmianto/aplicacoes.php . Acessado em 17-04-2013 às 08h00min.

Outros materiais