Buscar

Apol História Medieval - Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História Medieval 
Considere o seguinte trecho: 
“No tempo de Constantino (272-337), o primeiro imperador romano a professar o cristianismo, os cristãos passam a ser indicados para cargos públicos e a receber benefícios financeiros. O cristianismo passou assim de uma crença a uma instituição com regras rígidas, que contribuíram para sua unidade e expansão durante toda a Idade Média.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOKOLOWSKI. M., História Medieval. Curitiba, editora IESDE, 2018. P. 56.
O Édito de Milão assinado pelo Imperador Constantino é um documento fundamental para estudarmos a história do cristianismo. Nesse sentido, analise as sentenças abaixo:
I. Antes do Édito de Milão os cultos cristãos eram mal vistos por parte da sociedade sendo, inclusive, proibidos em certos locais.
II. Este documento inaugurou a perseguição oficial aos cristãos pelo estado Romano, culminando com o surgimento de vários mártires que posteriormente seriam sacralizados na Idade Média.
III. Este documento elevou a Igreja e o Cristianismo a um patamar superior: este se consolidou enquanto instituição, detendo primazia sobre os assuntos espirituais.
IV. Antes do documento assinado por Constantino, julgava-se que o Cristianismo era prejudicial à unidade do Estado Romano, pois ele diminuía a proteção dos deuses. 
De acordo com o livro-base História Medieval, são corretas apenas as afirmativas:
	A	I, II e III.
	B	I, III e IV
	C	I e III
	D	I, II e IV.
	E	II e III
Questão 2/5 - História Medieval 
Considere o trecho a seguir: 
“A realidade das estruturas urbanas tardo-antigas e alto-medievais é bastante mais complexa e deve ser explicada mais em termos de transformação do que de declínio”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ECO, Umberto (Org.). Idade Média: bárbaros, cristãos e muçulmanos. v. 1. Portugal: Dom Quixote, 2010. P.37 
De acordo com o livro-base História Medieval, marque a alternativa correta no que toca os povos germânicos e a queda do Império Romano do Ocidente:
A	Antes da cristianização praticada pela Igreja, os povos germânicos eram em sua maioria monoteístas.
B	Foram raros os autores cristãos que puderam relatar a sucessão de invasões que culminaram com a queda de Roma. A maior parte dos relatos provém dos pagãos.
C	Após a queda do Império Romano do Ocidente no século V, sua capital Roma, finalmente concede liberdade de cultos aos cristãos, perseguidos até então.
D	Com a crise do Império Romano, a população passou por um processo de urbanização, fugindo dos campos em busca de proteção nas cidades, onde poderiam sobreviver aos germânicos.
E	Os germânicos acabaram por tentar adquirir os costumes dos romanos conquistados, este processo pode-se ser chamado de aculturação.
Questão 3/5 - História Medieval 
Pondere o trecho a seguir: 
“Gregório VII deu um passo decisivo neste aspecto com o Dictatus Papae, de 1075, no qual afirma, entre outras coisas que: "Só o pontífice romano pode ser justamente considerado universal. Ele é o único cujo nome deve ser pronunciado dentro das igrejas”. Aquele que não estiver com a Igreja romana não deve ser considerado católico". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval!; tradução José Rivair de Macedo. -- Bauru, SP : Edusc, 2005. P. 265 
Durante a Idade Média a Questão das Investiduras sinalizou a luta de uma série papas contra a intromissão das monarquias nas nomeações de bispos e abades. O principal conflito ocorreu em 1075 entre o papa Gregório VII e o imperador Henrique IV do Sacro Império Romano-Germânico. Segundo o livro-base História Medieval considere as sentenças abaixo sobre este assunto:
I. O poder temporal refere-se aos assuntos relativos à política, geralmente atribuídos aos reis e imperadores.
II. As fontes mostram um rei (Henrique IV) indignado com as atitudes do Papa (Gregório VII) que interfere nos assuntos relativos à política.
III. Henrique IV do Sacro Império Romano-Germânico não reconhece Gregório VII como papa, e este, não o reconhece enquanto imperador, tendo mesmo o excomungado.
IV. Poder temporal diz respeito aos assuntos envolvendo a espiritualidade, e religião, sendo, portanto, assuntos de responsabilidade da Igreja. 
De acordo com o livro base História Medieval são corretas apenas as afirmativas:
	A	I, II e III.
	B	I e III.
	C	I, II e IV
	D	II e III
	E	I, III e IV
Questão 4/5 - História Medieval 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[..] é fácil cair por algum tempo ou para sempre na pobreza. Esse pobre socioeconômico encontra nas regiões de pobreza o aleijado e o doente, que, nas camadas inferiores da sociedade, estão condenados à pobreza, a pobreza assistida. De bom grado a Igreja medieval acrescenta a estes o peregrino, outro assistido, que em suas andanças também é recebido pelo hospital, que é a princípio um lugar de acolhida. Desde o início, a Igreja foi a defensora e a protetora dos pobres: mosteiros e igrejas foram, dentro de certos limites, centros de distribuição de víveres e refúgios dos pobres. Mas, com a multiplicação da população, multiplicam-se também os pobres.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1992.p. 171. 
O trecho acima se refere ao crescimento das cidades no século XIII. Sobre o surgimento da Ordem dos Franciscanos neste contexto, tendo como base o livro História Medieval, é possível afirmar:
A	O Século XIII foi caracterizado pelo crescimento das cidades e universidades. Foi neste contexto que Inocêncio III autorizou São Francisco de Assis a extinguir as ordens mendicantes, que estorvavam as cidades.
B	O Papa Inocêncio III condenou as pregações heréticas e não poupou esforços para extinguir a ordem de São Francisco, mas não teve êxito.
C	Os franciscanos, com a aprovação do Papa Inocêncio III passaram a combater as ordens mendicantes, em prol do franciscaníssimo no século XIII.
D	Os pregadores mendicantes trouxeram uma nova religiosidade para a Idade Média, fruto da convivência nas cidades e da conjuntura que emergia no século XIII.
E	Inocêncio III foi um dos Papas que iria desaprovar as ordens mendicantes, tentando em vão deter São Francisco de Assis, pois considerava que os mendigos eram um mal que afligia a cidade.
Questão 5/5 - História Medieval
Atente para a seguinte citação: 
“Doravante, existem duas cristandades separadas por um cisma: a ortodoxa, cuja herança será recolhida, após a queda de Constantinopla, pela Rússia, e a romana, cuja autoridade suprema, o papa, pode afirmar sem entraves o caráter universal de seu poder, uma vez afastada a tutela oriental.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:. BASCHET, Jérôme. A civilização feudal – do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006. p. 95. 
De acordo o livro base História medieval em 1054 a Igreja Cristã se dividiu em duas, através do Cisma do Oriente. A respeito desse cisma, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. (V ) A antipatia e disputa entre o Patriarca de Constantinopla e o Papa de Roma contribuíram para a divisão entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa.
II. ( V) Um fato grave, foi o fato do Imperador bizantino não se submeter ao Papa em Roma, tanto nas questões políticas, como também religiosas.
III. (F) O Cesaropapismo em Bizâncio, defendia que o Papa poderia interferir somente nos assuntos religiosos da cidade, negando a participação do Papa nos assuntos políticos.
IV. ( V) Para os bizantinos o Patriarca de Constantinopla era o líder da Igreja em Bizâncio, e não cabia ao Papa de Roma ter supremacia nestes assuntos. 
Agora, marque a sequência correta:
	A	V – V – F – F
	B	V – V – F – V
	C	F – F – V – V
	D	F – V – V – V
	E	V– F – V – F

Outros materiais