Buscar

Direito Penal III - Semana 1 - Resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do (a) aluno (a): CARINA LIZIANY PIUMBINI PINTO
	
	Disciplina
DIREITO PENAL III 
	Curso
DIREITO
	
	Campus – UF
CENTRO III - RJ
	Período
4º
	Turno
MANHÃ
	CADERNOS DIDÁTICOS
	Professor
 CLÁUDIA SERPA
	Data da entrega:
16/09/2014
	
AULA APRESENTADA: 1
Av1 
(
)
Av2
(
 )
Av3
(
	No. DE ACERTOS:
	 
 Visto do professor :
	Atenção: Agregue valor às suas respostas complementares, anexando jurisprudências e referências doutrinárias! 
No dia da prova, o aluno deverá anexar toda coletânea que poderá valer até 1,0 ponto. Esforce-se e Boa pesquisa... 
RESPOSTAS – Utilize o verso desta folha se for necessário! 
QUESTÃO 1.  
Claudionor, Alex e Adalberto, com unidade de vontade e desígnios, no dia 05 de março de 2010, por volta das 23h, mediante o arrombamento do cadeado do portão e da fechadura da porta da cozinha da residência de Ademilson e Luísa, conforme laudo acostado a fls..., subtraíram um edredom, um jogo de cama, duas toalhas de banho e outras roupas não identificadas.
Ademilson acordou assustado com o barulho e conseguiu identificar os agentes no momento em que empreenderam fuga, razão pela qual registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia, bem como identificou os agentes no curso do inquérito criminal. Ainda, apurou-se que os agentes associaram-se em quadrilha para o fim de cometer crimes (delito a ser apurado em autos próprios, sob o n...)
Dos fatos narrados Claudionor, Alex e Adalberto foram denunciados pela suposta prática do delito tipificado no art.155, §§1º e 4º, I e IV, do Código Penal. Inconformados, impetraram Habeas Corpus com pedido de liminar com vistas ao trancamento da ação penal sob o argumento de atipicidade de conduta face à incidência do princípio da insignificância. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre o tema responda de forma objetiva e fundamentada:
a)      A capitulação da conduta constante na denúncia está correta?
R.: A capitulação está errada.A possibilidade de tipificação da qualificadora com o furto noturno.Existe uma controvérsia quanto a possibilidade de combinar a qualificadora no art.155 §4º c/ causa de aumento de pena relativa ao furto praticado no repouso noturno, uma vez que existe uma controvérsia sobre o tema.O melhor entendimento é no sentido da inaplicabilidade por força da localização topográfica dos parágrafos .Sendo assim o §1º seria aplicável somente ao caput não sendo possível sua combinação com o §4º. 
b)      A ordem de habeas corpus deve ser concedida?
 R: no caso não por força do desvalor da conduta do agente.(ñ apresentou valor, não dá pra fazer valoração).A ordem nãodeve ser concedida, no caso em questão ,o desvalor da conduta não pode ser desprezado pois, o crime foi praticado mediante arrombamento,sendo caso de furto qualificado.não houve lesividade mínima na conduta do agente de forma a conduzir a atipicidade da conduta.além dissorestou demonstrado a periculosidade dos agentes, uma vezque agiram assiciados perturbando também a paz pública.
QUESTÃO 2.  Em relação ao delito de furto, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
I.                   O bem jurídico-penal é o patrimônio, contemplando, neste caso, não só a propriedade, mas, também a posse da coisa móvel.
II.                Para se caracterize o furto de uso, conduta atípica é necessário que o bem seja infungível, a ausência de especial fim de agir de assenhoreamento definitivo para si ou para outrem e que haja restituição imediata e integral ao sujeito passivo.
III.             Res nullius e res derelicta são coisas que não podem ser objeto de furto, todavia a res desperdicta pode ser objeto de furto.
IV.             O delito se consuma quando a coisa subtraída passa para o poder do agente, mesmo que num curto período de tempo, independentemente do deslocamento ou posse mansa e pacífica
São corretas apenas as assertivas:
a)      I e II;
b)      I, II e III;
c)      I, II e IV;
d)     I, III e IV.
QUESTÃO 3.  Em relação ao delito de furto, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
I.A existência de detectores antifurto, por si só, não caracterizam crime impossível.
II. Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa;
III. Diferencia-se o delito de furto do delito de apropriação indébita, pois neste, coisa é entregue licitamente ao agente e a sua posse sobre a coisa é desvigiada, enquanto no furto, o agente não tem a posse do bem, apoderando-se deste contra a vontade da vítima.
IV. Caracteriza estelionato a subtração dolosa de energia elétrica, desde que não tenha ocorrido alteração do medidor para o interior do imóvel, caso em que se caracterizará o furto de energia elétrica.
São corretas apenas as assertivas:
a)      I e II;
b)      I, II e III;
c)      I, II e IV;
d)     I, III e IV.
�PAGE �1�

Outros materiais