Buscar

Direito Penal III - Semana 3 - Resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do (a) aluno (a): CARINA LIZIANY PIUMBINI PINTO
	
	Disciplina
DIREITO PENAL III 
	Curso
DIREITO
	
	Campus – UF
CENTRO III - RJ
	Período
4º
	Turno
MANHÃ
	CADERNOS DIDÁTICOS
	Professor
 CLÁUDIA SERPA
	Data da entrega:
16/09/2014
	
AULA APRESENTADA: 3
Av1 
(
)
Av2
(
 )
Av3
(
	No. DE ACERTOS:
	 
 Visto do professor :
	Atenção: Agregue valor às suas respostas complementares, anexando jurisprudências e referências doutrinárias! 
No dia da prova, o aluno deverá anexar toda coletânea que poderá valer até 1,0 ponto. Esforce-se e Boa pesquisa... 
RESPOSTAS – Utilize o verso desta folha se for necessário! 
Questão 1. Maria Helena, no dia 05 de abril de 2008, por volta das 14h, recebeu um telefonema de um estranho que, sob o argumento de que havia sequestrado sua filha de 18 anos ao sair da faculdade, exigiu que Maria Helena efetuasse o depósito de 50.000,00 em uma determinada conta corrente. Desesperada Maria Helena tentou falar com a filha ao telefone celular, mas as ligações resultavam na caixa postal. Pediu a todos os amigos da filha que a localizassem, sem êxito. Por fim, no horário acordado com o agente, Maria Helena foi à agência bancária a fim de efetuar o depósito exigido. Sem que o agente percebesse, Maria Helena foi seguida por um policiais que identificaram Claudionor na agência, pois o mesmo estava sendo procurado pela prática deste crime contra outras vítimas. Ante o exposto, sendo que certo que Maria Helena não efetuou o depósito, bem como o fato de que sua filha não havia sido sequestrada por Claudionor, pois encontrava-se no cinema com o aparelho celular desligado durante o todo o período de contato e desconhecia toda a situação, responda, de forma objetiva e fundamentada, ao que se pede:
a)      Qual a correta tipificação da conduta de Claudionor?
o crime cometido pelo agente foi o de extorsão,uma vez que não houve qualquer privação de liberdade.Sendo assim o crime se consuma com o emprego de violência ou ameaça independentemente da obtenção de vantagem patrimonial.
b)    O delito foi consumado ou tentado?
O delito foi consumado,delito formal que se caracteriza com a presença de violência ou ameaça,sem necessidade de vantagem patrimonial.No caso em questão o crime é o do art.158 (extorsão)consumado
Questão 2. 
Ernesto Leôncio revoltado pelo fato de sua mulher, Lucinda Leôncio, tê-lo abandonado exige que Lucinda faça um depósito no valor de R$1.500,00 em uma conta corrente aberta por Leôncio sob ameaça de matá-la caso não efetue o respectivo depósito, bem como a retirada do boletim de ocorrência de lesões corporais perpetradas sob violência doméstica contra ele registrado. Diante da reiteração das ameaças, Lucinda acionou a polícia, que surpreendeu Ernesto, procedendo a sua prisão. Ante o exposto, é correto afirmar que Ernesto praticou o delito de:
a)      Constrangimento ilegal consumado.
b)      Extorsão consumada.
c)       Extorsão na forma tentada.
d)      Constrangimento ilegal na forma tentada.
Questão 3. Em relação aos delitos de extorsão e extorsão mediante sequestro, previstos nos arts.158 e 159, do Código Penal, analise as assertivas abaixo: 
I.              são considerados delitos hediondos, independentemente da produção do resultado mais gravoso lesão corporal de natureza grave ou morte.
II.            O denominado "sequestro relâmpago" configura-se como uma qualificadora do delito de extorsão mediante sequestro e é considerado delito hediondo. (a qualificadora de extorsão não entra em hediondos)
III.           Os delitos de extorsão e roubo possuem como elemento distintivo a prescindibilidade do comportamento da vítima no roubo.
IV.          A extorsão é uma espécie de constrangimento ilegal, diferenciando-se deste em decorrência da natureza da vantagem almejada. 
São corretas apenas as assertivas:
a)    I e II;
b)     I, II e III;
c)     I, II e IV;
d)    II, III e IV.
e)    III e IV.
�PAGE �1�

Outros materiais