Buscar

Dibs sinopse

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dibs, Em Busca de Si Mesmo
Sinopse:
Esta obra oferece uma reflexão para estudiosos da infância e da natureza normal e anormal da vida mental. Narra a história de um garoto que lutou para conquistar a sua identidade através do processo psicoterápico.
Não consegui encontrar o livro… Mas tente aqui!
Esse livro conta a história de um menino retraído, cheio de maneirismos e comportamentos fora do padrão regulamentado pela sociedade. Ele não fala. Não se socializa. Vive em seu mundo.
A Escola em que ele estuda, preocupada com seu desenvolvimento, chama uma psicóloga para fechar um diagnóstico e seguir com o tratamento de menino. O elo que nasce a partir daí é emocionante. A busca pelas respostas, a revolta pela frieza da família e a descoberta de um menino terno e superinteligente, que se esconde por trás de seus maneirismos. Hoje, relendo o livro, acho que Dibs estaria classificado nos portadores da Síndrome de Asperger, uma forma mais branda do autismo.
Sua mãe (segundo o relato da psicóloga) é fria, não lhe dá atenção e até mesmo sente vergonha do filho que tem. Mima a filha mais nova por ser “normal” e a incentiva a se afastar do irmão. O pai é ausente. Dibs só encontro consolo nas visitas à Avó, que procura o entender e o trata sem diferenças.
Miss A. (é assim que o Dibs chama a psicóloga), tira Dibs de sua concha através da Ludoterapia (terapia em que se analisa o comportamento através de brincadeiras) e a narrativa que se dá nas sessões são emocionantes, tornando impossível, para o leitor, não se apaixonar e compadecer-se do protagonista.
Emocionante!
Pontos positivos do livro: Abriu os olhos de uma mãe, que mesmo anos antes de ter um filho, já estava preparada para aceitar as diferenças e conviver com elas.
Pontos negativos do livro: Por se tratar de um livro muito antigo, Miss A. se apega muito a teoria Freudiana de que tudo é culpa da mãe. Isso às vezes cansa. Ainda mais hoje que sabemos que mesmo dentro de famílias muito amorosas (Nosso caso!!) nascem crianças com autismo. As pesquisas apontam hoje para uma causa genética.

Outros materiais