A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
FAKE NEWS

Pré-visualização | Página 1 de 1

FAKE NEWS
Paloma Salviano de Souza
01230269
Nutrição
Atualmente vivemos em uma sociedade em que vemos diariamente informações distorcidas, a partir disso, é necessário que as empresas e os veículos de informação conscientizem as pessoas, combatendo assim, as fake news, elaborando planos que desviem a atenção dos clientes e público para as notícias falsas. Para identificar se uma notícia é falsa, é bastante eficaz ler os textos por completo, não somente o título, pois muitas vezes este é enganoso, outras sugestões são: verificar o autor, ver se o site é confiável, se o texto contêm erros ortográficos, data de publicação, e assistir noticiários diariamente. 
É preciso um esforço para detectá-las e combatê-las e isso não é impossível. Há cuidados simples que podem ajudar a mudar esse cenário. Uma delas é verificar a fonte das notícias e não repassar sem a mínima análise. Isso é educação digital e deve ser usada para fortalecer a liberdade de expressão e o uso da internet de forma democrática.
Por fim, é preciso a criação de políticas públicas de conscientização em massa e de leis para penalizar os responsáveis pela criação de Fake News. Inclusive, há um projeto de lei que, dentre outras coisas, visa tipificar como crime a divulgação ou compartilhamento de informação falsa ou incompleta na internet.
REFERÊNCIAS
http://infograficos.estadao.com.br/focas/politico-em-construcao/materia/senso-critico-e-arma-para-combater-fake-news