Buscar

Exercícios de Biogeografia Ecologia florestal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

117) O que é Paleoecologia? Quais as principais ferramentas utilizadas por esse ramo da ciência?
Paleoecologia é uma ciência voltada para os estudos das relações entre os organismos e seus ambientes. As descrições das camadas de solo e reconstrução pela análise de fósseis são as ferramentas utilizadas pela Paleoecologia. 
118) Na Paleoecologia, qual a importância do Atualismo. Explique esse conceito.
O atualismo refere-se ao estudo segundo a qual dos fenômenos geológicos do passado podem ser explicados pelas mesmas causas observadas na atualidade. Dessa maneira, quando encontrado um determinado fóssil, busca-se a ocorrência do mesmo na atualidade e faz uma interpretação do clima também da fauna. 
119) A Evolução possui uma visão teleológica dos acontecimentos históricos em comunidades biológicas. Essa afirmação está correta? Explique.
Não. Pois, a evolução não é necessariamente uma consequência dos acontecimentos históricos em comunidades biológicas. A evolução é imprevisível, não é possível definir quando, como e onde vai acontecer.
120) Quais são os principais mecanismos evolutivos atuantes sobre a biocenose? Explique-os e apresente as prováveis relações desses com a diversidade de espécies. Quais mecanismos efetivamente geram a biodiversidade?
Os principais mecanismos são: seleção natural; mutação; recombinação de genes; isolamento reprodutivo. A seleção natural determina que alguns indivíduos mais bem adaptados a sobrevivência, uma vez que, são alvos das forças da natureza, contribuem com maior intensidade para a perpetuação da espécie, imprimindo assim, modificações genéticas ao longo do tempo. Ela já atua na diversidade, podendo aumentá-la ou diminuí-la. A mutação é um processo natural e imprevisível que acontece com baixíssima frequência, dar-se-á pela alteração da informação genética ocasionada pela subtração, adição, modificação e reconstrução das bases nitrogenadas. Um processo que cria novas interpretações para as informações genéticas. 
121) Quais tipos de isolamento reprodutivo existem? Explique-os. Defina os termos "especiação simpátrica" e "especiação alopátrica".
Isolamento geográfico e isolamento fisiológico e bioquímico. O período de frutificação ou ferormônio ocorre em épocas diferentes, nesse caso, o isolamento é fisiológico. O surgimento de rios, montanhas, faz com que as espécies fiquem expostas a diferentes fluxos evolutivos, nesse caso, o isolamento é geográfico. Especiação alopátrica ocorre quando o fluxo de genes é interrompido por um isolamento geográfico de populações descendentes de um ancestral comum. Já a especiação simpátrica, ocorre quando o fluxo de genes é interrompido por um mecanismo de isolamento que, se acontece ecológica ou geneticamente numa mesma área.
122) Ao longo da história humana houve inúmeras tentativas destinadas à compreensão das alterações climáticas, ambientais e bióticas. Nesse sentido, explique o Catastrofismo e como ele foi usado.
O catastrofismo defende que em seu passado a Terra sofreu a ação de fenômenos catastróficos principalmente inundações, que resultaram nas configurações geológicas e biológicas atuais. Os pesquisadores da época defendiam que só uma catástrofe poderia fazer lugares terrestres virarem marinhos tão rápidos, ou, por exemplo, a ocorrência de fósseis marinhos em regiões distantes da costa.
123) O que diz a Lei da Superposição e qual sua relação com a Paleoecologia? Quais cautelas devem ser tomadas quanto a sua aplicação?
Segundo este princípio, numa sucessão de estratos cuja ordem não foi alterada, cada estrato é mais antigo do que aquele que o cobre e mais recente do que aquele que lhe serve de base. Entretanto, as seguintes cautelas devem ser tomadas: a perda de camadas antes da disposição de um estrato superior; movimento tectônico que causam curtas discrepâncias; conservação do material depositado que nem sempre tem registro fóssil.
124) Qual a diferença entre biogeografia ecológica e biogeografia histórica?
A biogeografia ecológica é uma linha de pesquisa que estuda a variação de comportamento, fisiologia e anatomia de espécies e correlacionam essas variações sobre o padrão de distribuição dos organismos. O estudo é realizado em um espaço geográfico pequeno, intervalo de tempo curto e táxon de espécies vivas. Já a biogeografia histórica correlaciona os padrões de biodiversidade com mudanças históricas da geomorfologia com o clima. Há um estudo das influências que gerou a mudança dos continentes. Trabalham um uma escala de tempo maior, região maior e táxon no nível de gênero e muitos extintos.
125) O que é Deriva Continental?
A deriva continental é uma teoria que propõem que os continentes no passado formavam um supercontinente denominado Pangeia.
126) Quais as principais evidências da união pretérita dos continentes segundo a Teoria da Deriva Continental de Wegener?
A teoria da deriva continental, proposta por Weneger, baseava-se nas seguintes evidências: a presença de tilitos, que são rochas sedimentares que se formam debaixo de grandes geleiras, em áreas quentes; formação geológica idênticas em ambas as faces do atlântico, por exemplo, Brasil e África; minas de hulha(carvão), que só se formam em condições típicas, por exemplo, Europa e América do Norte; similaridade da costa do Brasil e da África; registros de fósseis semelhantes; presença de recifes de corais no circulo ártico, uma vez que, coral é limitado por luz e o ártico tem um período escuro que não permitiria o desenvolvimento de corais; 
127) Quais as principais evidências da movimentação dos continentes segundo a Teoria da Deriva Continental de Wegener?
Isso se deve ao fato de a crosta terrestre ou Litosfera ser fragmentada e estar em movimento por causa das correntes de Convecção do Magma, nas quais o magma frio desce em direção ao núcleo e o quente sobe.
128) Como a deriva continental afetou a distribuição biogeográfica?
Com a separação dos continentes, áreas que compartilhavam ambientes semelhantes ficaram sujeitas a diferentes ambientes. Assim afetou na composição de espécies, climas entre outros fatores...
129) Quais os estratos que compõem a Litosfera? A superfície mais externa do Planeta Terra é composta por quais camadas?
As rochas e solos compõem a Litosfera. A crosta oceânica, crosta continental e o manto superior formam a litosfera.
130) Quais tipos de limites existem entre as placas tectônicas? Explique-os detalhadamente apontando exemplos de sua ação sobre a superfície terrestre.
Os limites são convergentes, divergentes e transformantes. No limite divergente, as placas estão se afastando e ocorre o extravasamento do magma. Normalmente nos oceanos formam a dorsal oceânica, que são as maiores cadeia de montanha submersa por todo mundo que orientam baleias e submarinos. No limite convergente, ocorre a colisão das crostas terrestres. Se a colisão for entre as crostas oceânicas, as camadas afundam em direção ao interior da terra e formam zonas de subdução. O choque entre crosta oceânica e crosta continental, provoca um afundamento da crosta oceânica e enrugamento da crosta continental, esse enrugamento da o surgimento dos Andes. Já o impacto entre crostas continentais, ocorre o enrugamento das duas crostas que interfere na vegetação e correntes (oceânicas?). Ex.: Himalaia. No limite transformante não há destruição e nem formação da litosfera. As placas deslizam lado a lado, que provocam terremoto de alta magnitude, pois a terra não suporta movimentos na horizontal. Exemplo: círculo de fogo, movimento constante das placas onde os vulcões estão ativos.
131) Por que o assoalho oceânico é mais jovem que as rochas dos continentes?
As rochas continentais um dia formaram um único grande bloco continental (PANGÉIA), e a partir daí foram se distanciando uns dos outros. Este distanciamento acontece por ação de verdadeiras "esteiras rolantes" submarinas, que são responsáveis pela movimentação das placas tectônicas. Ao longo das grandes cordilheiras submarinas (DORSAIS OCEÂNICAS), abrem-se fendas por onde passa o material magmáticoque, após o resfriamento, forma uma nova crosta, causando a expansão do fundo do mar. Segundo a teoria das PLACAS TECTÔNICAS, a crosta terrestre está dividida em placas, de espessura média de 150 Km, que flutuam sobre um substrato pastoso - a ASTENOSFERA.É justamente na região de encontro entre uma placa e outra que ocorrem os fenômenos de movimento das placas e as consequentes modificações na crosta terrestre. As rochas oceânicas só se distanciaram e movimentaram após efeito do assoalho oceânico. Logo, as rochas oceânicas já existiam antes do assoalho oceânico.
132) O que são as glaciações?
As glaciações (eras do gelo) são fenômenos climáticos que ocorrem ao longo da história do planeta Terra. Como o próprio nome sugere, são períodos de frio intenso, dentro de uma era do gelo, quando a temperatura média da Terra é baixa, provocando o aumento das geleiras (ou glaciares) nos polos e em zonas montanhosas próximas às regiões de neve perpétua (que nunca derrete).
133) Quais as causas das glaciações? Explique-as
A elevação de montanhas, pelo aumento das geleiras, alterou as correntes marítimas e atmosféricas e favoreceu o acúmulo de gelo nos polos, houve também, uma retração do mar devido ao congelamento do oceano e perda de retenção de calor pela terra. Além disso, a diminuição de incidência solar por meteoros que se chocaram contra a terra, que foram pulverizados e as camadas absorveram as poeiras formando uma camada espessa. Outra causa refere-se a inclinação do eixo da terra, que pode ter sido grande provocando um inverno rigoroso nos polos.
As causas das glaciações são: 1) variação da excentricidade da orbita terrestre- a órbita da Terra à volta do Sol não é circular mas sim elíptica que, como tal, tem uma excentricidade que caracteriza o grau de achatamento da elipse em relação ao círculo. Ora, essa excentricidade não é constante ao longo do tempo. A variação da excentricidade, relativamente fraca, pois não ultrapassa 7 %, apresenta uma quase periodicidade média de 100 mil anos, podendo variar entre 90 mil anos e 120 mil anos. A excentricidade da órbita produz efeitos contrários nos dois hemisférios porque a radiação solar também varia consoante a variação da excentricidade da órbita numa escala de tempo enorme. E 2)variação da obliquidade e 3) precessão - A Terra não é perfeitamente esférica, mas sim achatada nos polos e bojuda no equador. Por causa disso, as forças diferenciais (que ficam mais importantes nos dois bojos da Terra) tendem não apenas a achatá-la ainda mais, mas também tendem a "endireitar" o seu eixo, alinhando-o com o eixo da eclíptica.
134) Quais fatores provavelmente auxiliaram na manutenção do período glacial?
A retração do oceano, menos quantidade de H2O para evaporar diminuiu o efeito estufa e aumentou o frio; as correntes atmosféricas e oceânicas frias ganharam mais forças devido a baixa temperatura
135) Como as glaciações afetam o ambiente e, consequentemente, a biogeografia?
Houve a extinção da megafauna, por serem caçados pelo homem intensamente e extinção dos meio onde eles viviam, a ampliação de savanas, criação dos refúgios ecológicos (áreas onde a diversidade era maior, concentrada) florestam recuando para pontes mais propicias a água, espécies isoladas
136) Quando ocorreram as glaciações?
As primeiras idades do gelo ocorreram a aproximadamente 250 milhões de anos em gondwana. A grande idade do gelo ocorreu a 2 milhões de anos no Pleistoceno.
137) Quanto tempo dura, em média, um período glacial? E um interglacial?
Duração mínima entre 40000 e 100000 anos
138) Em que período provavelmente nos encontramos ao avaliar o ciclo glacial?
Estamos no quarto período interglacial. 
139) O que é a teoria dos refúgios ecológicos do Pleistoceno?
Na década de 70 um pesquisador descobriu áreas de grande diversidade de répteis. Depois dele vieram outros pesquisadores e descobriram áreas de grande diversidade de aves entre outros. Logo pode-se concluir que as áreas eram as mesmas. Acredita-se que a Amazônia era uma Savana com pequenas porções de floresta. Período de glaciação isola áreas e o interglacial amplia=>vicariância. E é devido ao isolamento que essas áreas possuem grande diversidade.
140) Quais argumentos podem ser utilizados para refutar a Teoria dos Refúgios?
Os argumentos que rebatem a teoria dos refúgios são: incoerência sobe as localizações, ou seja, problemas para delimitar quais áreas houve refúgio; questiona-se a quantidade de espécie que surgiram em um único período onde considera-se que um único período de glaciação não teria como originar tamanha diversidade;

Outros materiais