Buscar

Análise de Vantagem Competitiva

Prévia do material em texto

Questão 5/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito dos conceitos relacionados a mentalidade estratégica, analise as asserções a seguir indicadas e dentre as alternativas apresentadas indique a única que contém a resposta correta.
I - a mentalidade estratégica é a necessária para a construção da visão do futuro, abstraindo-se mentalmente do presente momento, a fim de se colocar em uma posição adequada, transportando essa visão para cinco a dez anos à frente e posicionando-se de uma perspectiva global a partir do futuro desejado.
II - a mentalidade imediatista se verifica quando aqueles que são os executores das ações conseguem visualizar somente o que vai acontecer, no máximo, daqui a um mês e apenas o que se passa dentro do setor da organização em que atuam.
III - mentalidade operacional, é baseada nos fatos do cotidiano e nas demandas para que tudo ocorra normalmente.
 É correto o que se afirma apenas em
	
	D
	Asserções I, II e III
 
Resposta correta – Letra D
O autor Costa (2007) nos ensina que “a mentalidade estratégica é a necessária para a construção da visão do futuro, abstraindo-se mentalmente do presente momento, a fim de se colocar em uma posição adequada, transportando essa visão para cinco a dez anos à frente e posicionando-se de uma perspectiva global a partir do futuro desejado”.
Sobre a A MENTALIDADE OPERACIONAL E A MENTALIDADE IMEDIATISTA
Como citado recente, o autor COSTA (2007) nos ensina, ao se referir a mentalidade estratégica, a respeito de outras duas considerações que circundam o tema, e que trata sobre mentalidade operacional e a mentalidade imediatista.
Questão 3/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado no material disponível na Rota de Aprendizagem e no livro, e reportando-se aos fundamentos da análise de Swot, escolha, dentre as alternativas a seguir apresentadas, a única alternativa correta.
	
	C
	A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).
Você acertou!
O autor Kotler (2000), nos ensina que a ferramenta “ANÁLISE SWOT” se apresenta mediante a divisão do ambiente organizacional em ambiente interno e ambiente externo.
No ambiente interno, são analisadas as forças e fraquezas da organização e no ambiente externo são analisadas as oportunidades e ameaças da organização.
Na análise do ambiente interno, destacam-se como principais pontos fortes os recursos empresariais utilizados no seu dia a dia organizacional, tais como seus recursos tecnológicos, suas patentes, sua estrutura de colaboradores, seus recursos financeiros, seus acessos aos mercados, sua estrutura e ação administrativa, seus valores e propósitos de eficácia operacional, as competências operacionais e de produção, entre outros.
De outra forma, na análise dos pontos fracos mais importantes em face sua estrutura interna de operações, se pode destacar elementos semelhantes aqueles listados como pontos fortes, a depender de sua capacidade de gerar ou não as forças competitivas internas necessárias. Assim, por exemplo, os recursos empresariais ligados a tecnologia, a estrutura de pessoal e colaboradores, a sua estrutura de gestão administrativa, as dificuldades financeiras, ou necessidade de caixa financiada por terceiros, ou agentes bancários, por exemplo, podem se constituir em fraquezas importantes e perigosas para o sucesso da gestão empresarial e merecem, certamente, cuidados especiais.
Outras fraquezas não menos importante, no âmbito da análise interna das organizações, refere-se a eventuais déficits e incapacidade de planejamento, controle, execução de processos de gestão e de obtenção de resultados determinados como metas e objetivos ou, ainda, deficiências na capacidade produtiva, seja por ausência de processos adequados ou por obsolescência de instalações e equipamentos.
A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).
Questão 5/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado nos estudos realizados, e reportando-se aos fundamentos da análise da matriz BCG, leia no quadro abaixo os quadrantes apresentados e faça a associação correta entre eles. Marque sua escolha na coluna de “sua classificação” e na sequência, dentre as alternativas corretas escolha a única alternativa que contém a resposta correta em função da associação das colunas.
	 
N
	QUADRANTE
	SUA CLASSIFICAÇÃO
	DESCRIÇÃO - SIGNIFICADO
	1
	Ponto de interrogação
	 
	Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.
	2
	Estrela
	 
	Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar um destaque e bom produto, desde que seja bem tratado pela empresa
	3
	Vaca Leiteira
	 
	Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos.
	4
	Abacaxi
	 
	Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos
 A ordem correta é:
	
	C
	4, 1, 2, 3
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois de acordo com o que ensina o autor PERIARD, os quadrantes são os seguintes, com seus significados: (a) Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa; (b) Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”. (c) Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”. (d) Abacaxi (também conhecido como “animal de estimação”, “cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.
Questão 1/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito dos conceitos relacionados a avaliação, analise e gestão de portfólio, leia as asserções a seguir indicadas e dentre as alternativas apresentadas indique a única que contém a resposta correta.
(I) a gestãodo portfólio é um processo de decisão dinâmico, pelo qual um conjunto de projetos de novos produtos são constantemente atualizados e revisados. Nesse processo, novos projetos são avaliados, selecionados e priorizados.
(II) o desenvolvimento de novos produtos que compõem um portfólio, já existente ou que irá proporcionar origem a um portfólio, irá depender da natureza e dos propósitos estratégicos da organização.
(III) A gestão do portfólio de uma empresa não se vincula necessariamente pela definição de suas estratégias empresariais básicas e essenciais, tais como sua visão, sua missão e seus valores organizacionais e institucionais pois, o processo de gestão do portfólio não envolve estes temas vez que eles são prerrogativas da ação do empreendedor.
É correto o que se afirma apenas em:
	
	E
	Asserções I e II
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois o autor MIGUEL (2008), citando COOPER ET AL (1998), ensina que a gestão do portfólio é um processo de decisão dinâmico, pelo qual um conjunto de projetos de novos produtos são constantemente atualizados e revisados. Nesse processo, novos projetos são avaliados, selecionados e priorizados. São verificados aqueles projetos que estrategicamente são vitais para serem executados, seja pela vertente tecnológica ou mercadológica. Para além disto, a análise do portfólio de uma empresa passa necessariamente pela definição de suas estratégias empresariais básicas e essenciais, tais como sua visão, sua missão e seus valores organizacionais e institucionais pois, reitera-se, trata-se de um compromisso da empresa para com seus clientes que deverão ser cumpridos.
Questão 3/5 - Estratégia, Core Competences e Mudança
A Santos & Santos Ltda é uma indústria de velas que atua na região de São Paulo produzindo uma grande linha produtos derivados de parafina, mas especialmente velas. Ela ocupa um barracão de 150 metros quadrados e tem 15 funcionários incluindo a produção e o pessoal administrativo. Em sua visão estratégica, a diretoria estabeleceu que essa indústria seria a maior empresa de velas do Brasil em um prazo de três anos. Durante uma reunião de feedback com consultores, após a implantação de um programa estratégico baseado no BSC, foram repassados relatórios que comunicavam a seguinte situação:
 
Não está havendo esforço para o atingimento das metas estratégicas
As pessoas alegam ser impossível atingir os objetivos
As pessoas não veem relação entre seus trabalhos e o objetivo principal da empresa
Do ponto de vista do gerenciamento da estratégia, pode-se afirmar corretamente que a causa provável desse processo é:
	
	D
	Visão estratégica não exequível;
Você acertou!
Resposta correta: D
Esse tema é discutido no subtema “Visão estratégica não exequíveis”.  Segundo parágrafo do tema 2 da rota 4.
 A visão estratégica precisa ser coerente, clara e ser bem comunicada de modo que possa fazer sentido para que as pessoas acreditem no que estão fazendo em consigam estabelecer ligação entre os seus trabalhos e o objetivo da organização. O estabelecimento de metas irreais poder fazer com que as pessoas se desmotivem antes mesmo de tentar atingi-las. Quando a visão estratégica não faz sentido, ou é irreal, o resultado provável é o não comprometimento das pessoas.
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Uma empresa que pretende se diferenciar no mercado deve se conhecer bem, conhecer seus concorrentes, e por fim, conhecer o mercado em que atua. A matriz SWOT é uma ferramenta de análise e obtenção de diagnostico estratégico, e que vem a ser uma forma de integrar os aspectos obtidos nas análises dos ambientes internos e externos da organização e que que identificam. Por exemplo, ao realizar uma análise de SWOT, a uma empresa pode chegar à conclusão de que deve seguir a política de ação ofensiva.
Nesse caso, os fatores de maior destaque na análise foram:
	
	D
	Ponto forte e Oportunidade.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois (i) ponto forte + oportunidade (política de ação ofensiva) temos uma situação propicia para desenvolvimento, assim, a intenção é agir, ser mais ofensivo; (ii) ponto fraco + oportunidade (política de crescimento estrutural) temos uma situação que bem trabalhada pode se transformar em crescimento, por exemplo, de mercado; (iii) ponto forte + ameaça (política de ação defensiva) temos uma situação onde a empresa possui meios para se manter competitiva (manutenção), e tentar se proteger das ameaças; e a pior situação (iv) ponto fraco + ameaça (política de saída ou desativação) temos uma situação que a empresa estará lutando para a sua sobrevivência (mudança organizacional).
Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Uma empresa que pretende se diferenciar no mercado deve se conhecer bem, conhecer seus concorrentes, e por fim, conhecer o mercado em que atua. A matriz SWOT é uma ferramenta de análise e obtenção de diagnostico estratégico, e que vem a ser uma forma de integrar os aspectos obtidos nas análises dos ambientes internos e externos da organização e que que identificam. Por exemplo, ao realizar uma análise de SWOT, a uma empresa pode chegar à conclusão de que deve desenvolver novas características em seus produtos/serviços ou até o lançamento de novas linhas para atender esse mercado.
Nesse caso, essa é uma situação característica de:
	
	D
	Desenvolvimento.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois (i) Manutenção é quando a empresa tem predominância de pontos fortes e ameaças; (ii) Crescimento é quando a empresa tem predominância de pontos fracos e oportunidades; (iii) Sobrevivência e Mudança organizacional é quando a empresa tem predominância de pontos fracos e ameaças; e (iv) Desenvolvimento é quando a empresa tem predominância de pontos fortes e oportunidades.
Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Para definir sua estratégia, com base em suas core competences, uma empresa realiza uma análise da matriz de Ansoff e chega à conclusão de que deve seguir a estratégia de lançar um novo produto para um mercado em desenvolvimento.
Nesse caso, a estratégia é de:
	
	A
	Diversificação.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois (i) penetração de mercado é quando se usa um produto existente em um mercado existente; (ii) Diversificação é quando se tem produto novo em mercado novo; (iii) Desenvolvimento de mercado é a utilização de produto existe em mercado novo; (iv) Desenvolvimento de produto é quando se usa de produtos novos em mercado existentes; e (v) Ampliação organizacional é quando a empresa tem predominância de pontos fortes e oportunidades.
 
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado nos estudos realizados, e reportando-se aos fundamentos pertinente aos valores organizacionais escolha, leia as asserções abaixo indicadas e, em seguida, indique dentre as alternativas apresentadas a única correta:
Asserção A-) Os valores organizacionais constituem de um conjunto de crenças e atitudes que imprimem à organização uma personalidade e determinam um padrão de comportamento a ser adotado em todos os níveis de suas operações, sejam elas no âmbito administrativo, ou operacional, ou financeiro, ou de suas relações com seus diversos stakeholders)
Asserção B-)  Negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, política do ganha-ganha, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.
Asserção C-) Os princípios de conduta pessoal dos colaboradores, sejam eles da alta administração, ou das áreas de gestão, ou das esferas operacionais, devem sempre ser executadas preferencialmente em detrimento aos princípios organizacionais; assim se evitarão os erros cometidos individualmente e o estabelecimento da “miopia” organizacional.
	
	D
	as asserções A e B são as únicas corretas
Você acertou!
Os valores organizacionais constituem de umconjunto de crenças e atitudes que imprimem à organização uma personalidade e determinam um padrão de comportamento a ser adotado em todos os níveis de suas operações, sejam elas no âmbito administrativo, ou operacional, ou financeiro, ou de suas relações com seus diversos stakeholders.
            E deve-se lembrar, e reafirmar, não existe “meio ético” ou “mais ou menos moral”.
            O autor Vieira, em artigo publicado no site Administradores.com, nos ensina que:
Negócios mais sustentáveis normalmente estão ancorados em valores como honestidade, transparência, qualidade, valorização das pessoas e da sua qualidade de vida, espírito de equipe, política do ganha-ganha, respeito ao cliente e responsabilidade social e ambiental.
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado nas rotas e no material disponível no livro, e reportando-se aos fundamentos da visão empresarial, escolha, dentre as alternativas a seguir apresentadas, a única alternativa correta.
	
	B
	Deixa claro que um conceito mais amplo, que pode ser definida como ação operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista”.
           
Letra B
COSTA (2007, p.35) ao definir a visão deixa claro que o conceito é amplo, mas que pode ser definida como um “ conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista”.
Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito das estratégias de prolongamento do ciclo de vida do produto, leia as asserções abaixo descritas e indique, dentre as alternativas apresentadas, qual é a única opção correta.
Segundo o autor Marcos Cobra (1992) dentre os objetivos das ações visando proporcionar o prolongamento do ciclo de vida de um produto, tem-se:  
(I) Promover o uso mais frequente do produto entre consumidores habituais; o obsoletismo das meias de náilon, por exemplo, por desfiar muito facilmente ou por novos modelos surgidos, leva as mulheres ao consumo prolongado e repetitivo do produto;
(II) Desenvolver um uso mais variado do produto entre consumidores habituais; citamos atrás o uso dos fornos de micro ondas, ou mesmo o exemplo da mortadela acima;
(III) Criar novos utilizadores do produto pela expansão do mercado; o autor exemplifica o caso da Johnson & Johnson cuja linha de xampus infantis passou a Ter apelo publicitário e mercado também para adultos, com o slogan “o que é bom para as crianças, e bom também para os adultos “citamos novamente o caso das mortadelas Ceratti que acima narramos e suas variações com diversos padrões de sabor;
(IV) Descobrir novos usos para o produto através de identificação de novas satisfações que o produto pode gerar no consumidor; o autor cita exemplo dos relógios de pulso, que já contém, alarme, calculadoras, jogos, mini - rádios e até mini - televisões. Os telefones celulares são outro exemplo; com eles já é possível acessar Internet, ou tê-lo funcionando como pager, etc.
É correto o que se afirma em
	
	D
	Todas as asserções estão corretas
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois apresentam os objetivos segundo o autor Marcos Cobra (1992).
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Para definir sua estratégia, com base em suas core competences, uma empresa realiza uma análise da matriz de Ansoff e chega à conclusão de que deve seguir a estratégia de lançar um novo produto em seu mercado de atuação.
Nesse caso, a estratégia é de:
	
	D
	Desenvolvimento de produto.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois (i) penetração de mercado é quando se usa um produto existente em um mercado existente; (ii) Diversificação é quando se tem produto novo em mercado novo; (iii) Desenvolvimento de mercado é a utilização de produto existe em mercado novo; (iv) Desenvolvimento de produto é quando se usa de produtos novos em mercado existentes; e (v) Ampliação organizacional é quando a empresa tem predominância de pontos fortes e oportunidades.
Questão 1/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Para definir sua estratégia, com base em suas core competences, uma empresa realiza uma análise da matriz de Ansoff e chega à conclusão de que deve seguir a estratégia de diversificação.
Nesse caso, a estratégia é de:
	
	A
	Ofertar um novo produto em um novo mercado.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois (i) penetração de mercado é quando se usa um produto existente em um mercado existente; (ii) Diversificação é quando se tem produto novo em mercado novo; (iii) Desenvolvimento de mercado é a utilização de produto existe em mercado novo; e (iv) Desenvolvimento de produto é quando se usa de produtos novos em mercado existentes;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes