A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Metodologia e Conteúdo básicos de Ciências Naturais e saúde Prova I

Pré-visualização | Página 2 de 2

centrada no trabalhador, e a educação voltada para reforçar a estrutura de dominação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	A Ditadura Militar dos anos 60 possibilitou a implantação dos novos projetos, com ênfase no treinamento de professores. Com a industrialização e a acelerada demanda na educação, para formar técnicos, ocasionou uma crise na educação. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- O país firmou vários convênios com instituições internacionais, como a United States Agency for International Development (USAID), para a implantação de projetos, com o intuito de desenvolver o país.
II- Os projetos trazidos dos Estados Unidos tinham como objetivo o desenvolvimento científico, já o governo militar tinha como objetivo a modernização do país com qualidade no ensino de Ciências.
III- A Lei 5692/71 priorizava no ensino de ciências a busca por trabalhadores qualificados, aumentando a disciplina de ciências naturais para oito séries no primeiro grau.
IV- No final da década de 70, vários movimentos populares surgiram, exigindo a redemocratização do país e mudanças nas metodologias para garantir conhecimentos básicos aos cidadãos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	Na década de 60, o sistema educacional apresentava dificuldades em fazer mudanças no currículo escolar. Isso só foi possível após a promulgação da LDB/61, que permitiu ao IBECC realizar mudanças no ensino de ciências, como a construção de projetos curriculares, a produção de materiais didáticos e kits para serem utilizados nas aulas de ciências. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a construção desses materiais proporcionaram-se aulas práticas mais dinâmicas para que os alunos descobrissem a ciência.
(    ) Mesmo com a promulgação da LDB/ 61, o IBECC não conseguiu realizar mudanças significativas no ensino, nem atender ao programa da fundação Ford.
(    ) O Brasil utilizou em seu currículo materiais que possuíam a mesma linha dos materiais norte-americanos.
(    ) Os materiais utilizados pelo IBECC, aqui no Brasil, não necessitavam de nenhuma alteração, pois se adaptaram facilmente à realidade brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.