A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Questões Éticas Contemporâneas e Ética Profissional! avaliação

Pré-visualização | Página 1 de 1

Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Para este filósofo, todas as atividades humanas aspiram a algum bem, dentre os quais o maior é a felicidade. Segundo esse filósofo, entretanto, a felicidade não consiste em prazeres ou riquezas. Ele considerava que o pensar é aquilo que mais caracteriza o homem, concluindo daí que a felicidade consiste numa atividade da alma que esteja de acordo com a razão.
(Fonte:http://educacao.uol.com.br/filosofia/etica-historia.jhtm. Adaptado).
Que filosofo é esse?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Aristóteles
	
	
	
Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Considerando o discutido sobre as virtudes profissionais, assinale a INCORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
As qualidades profissionais são inerentes a personalidade do trabalhador e não poderão ser adquiridas não importam as vivencias e os deveres profissionais.
	
	
	
Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Sobre a questão do trabalho, considere:
I - A palavra trabalho deriva do latim tripalium, que era o nome de um instrumento formado por três paus aguçados, com o qual os agricultores batiam o trigo, as espigas de milho, o linho, para rasgá-los e desfiá-los. Na maioria dos dicionários, contudo, se encontra a palavra tripalium relacionada a um instrumento de tortura.
II - Profissão é o nome que se dá ao trabalho exercido de forma qualificada, mediante um preparo técnico-científico, específico para determinada atividade e, supõe também, status social.
III – Durante o período medieval, a Igreja manter o seu poder, ela condenava o trabalho como forma de enriquecimento, pois, este deveria ser visto apenas como meio de subsistência, de disciplina do corpo e purificação da mente.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
todas estão corretas.
	
	
	
Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Considerando o pensamento de Max Weber, analise as afirmações:
I - Max Weber, em sua "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" diz que esta necessidade de acumulação de riquezas ultrapassou os limites do bom senso comercial e passou a ser um fim em si mesmo, uma concepção de vida, um ethos.
II - Dentre as classes mais abastadas, o trabalho passou a ser sinônimo de negação de Deus. A fé era demonstrada através da dedicação a oração e a penitencia.
III – Surge a idéia de que um comportamento disciplinar que envolvesse todos os indivíduos dentro e fora da fábrica, se relacionava o uso do tempo de forma útil e produtiva para dignificar o homem. Por outro lado, o ócio passou a ser sinônimo de preguiça e degeneração
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
A. somente I e III.
	
	
	
ergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Faça a correspondência entre as colunas:
	1 - Sigilo
	( 5 ) Todo trabalho está sujeito a incompreensões, insucessos e fracassos que devem ser superados. O profissional deve prosseguir em seu trabalho, sem entregar-se a decepções ou mágoas.
	2 - Competência:
	( 6) Qualidade que facilita a aproximação e o diálogo, imprescindível no relacionamento profissional
	3 - Prudência:
	(  3) todo trabalho, para ser executado, exige muita segurança e deve ser muito bem analisado. A prudência é indispensável nos casos de decisões sérias e graves.
	4 - Coragem:
	(  4) Nos ajuda a reagir às críticas, a não ter medo de defender a verdade e a justiça.
	5 - Perseverança:
	(  1) Uma informação sigilosa é algo que nos é confiado e cuja preservação de silêncio é obrigatória.
	6 - Compreensão:
	(  2) Competência, sob o ponto de vista funcional, é o exercício do conhecimento de forma adequada e persistente a um trabalho ou profissão.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
5, 6, 3, 4, 1, 2