A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação I   Individual ECO 20

Pré-visualização | Página 2 de 2

também chamados de bens intangíveis, como é o caso da atividade de um/a advogado/a.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	O Fluxo Circular de Renda trata-se de um esquema que serve para resumir a forma como ocorre a inter-relação entre os agentes econômicos, sejam eles unidades de produção, unidades familiares, o setor externo ou o Estado. Considerando os vazamentos e as injeções do Fluxo Circular da Renda, analise as seguintes sentenças:
I- Os vazamentos representam recursos desviados do sistema econômico decorrentes de processos de corrupção política.
II- As injeções podem ser os recursos captados no exterior, via empréstimo, para resolver problemas econômicos internos do governo.
III- Para evitar crises econômicas, os vazamentos precisam ser substancialmente menores que os gastos do governo e empréstimos do setor bancário.
IV- Os vazamentos representam a parcela da renda das famílias não destinada ao consumo, recursos que podem ser reinjetados na economia quando esta começar a enfraquecer.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	9.
	O desenvolvimento das economias de mercado evoluíram para diferentes formas ao longo de seu processo de maturação. Houve momentos mais prósperos e outros de depressão econômica - como aquele durante a grande crise de 1929. Com relação ao contexto em que se organiza o capitalismo no mundo, analise as sentenças a seguir:
I- O período anterior ao neoliberalismo da década de 1990 é caracterizado como "capitalismo organizado", uma vez que buscou conciliar crescimento econômico com democracia.
II- No Brasil, a necessidade de uma nova forma de organizar o desenvolvimento do capitalismo após a década de 1970 ocorreu, principalmente, devido à desaceleração econômica e aos altos índices de inflação.
III- Uma das propostas concretas do neoliberalismo é o fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores com vistas à diminuição do desemprego e ao aumento da regulamentação no mercado de trabalho.
IV- O projeto neoliberal promoveu um crescimento sustentado da economia mundial, gerando redução da desigualdade tanto nos países centrais quanto nos periféricos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Parte das necessidades e desejos das pessoas é atendida através da produção e comercialização de uma grande variedade de bens e serviços: celulares, automóveis, serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo), serviços médicos ou educacionais, imóveis, roupas, calçados, bebidas. Independente de ser um bem ou serviço, para que sua produção aconteça, é necessário o emprego de um conjunto de recursos produtivos, também conhecidos como fatores de produção. Atualmente, esses recursos são classificados em cinco categorias. Sobre as categorias de classificação dos recursos produtivos, analise as opções a seguir:
I- Salários, capital (financeiro, máquinas e equipamentos), tecnologia, trabalho e saúde.
II- Capital, atualização monetária, juros, aluguel e dividendos.
III- Capacidade empresarial e tecnologia.
IV- Terra, trabalho, capital (financeiro, máquinas e equipamentos).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	  a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário