A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
metodologia e pratica da alfabetização e letramento 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

ASSINALE A ALTERNATIVA FALSA.
Escolha uma:
Que o educador trabalhe com afeto, com amor, com carinho, pois só assim conseguirá acessar verdadeiramente o educando, transformando naturalmente em um ser humanizado.
Afetividade é um termo que deriva da palavra afetiva e afeto. Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos.
A afetividade e a inteligência constituem um par inseparável na evolução psíquica, pois ambas tem funções bem definidas, e quando integradas, não permitem a criança atingir níveis de evolução. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A afetividade e a inteligência constituem um par inseparável na evolução psíquica, pois ambas tem funções bem definidas, e quando integradas, não permitem a criança atingir níveis de evolução..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
CLASSIFIQUE O MOMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS RELACIONANDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS.
a -  1º Momento - A metodização do ensino da Leitura.
b - 2º Momento – A institucionalização do método analítico.
c - 3º Momento – Alfabetização sob medida.
d - 4º Alfabetização Construtivista e desmetodização.
(   ) O construtivismo nos anos 80 surgiu como uma alternativa de combate ao fracasso em alfabetização. Embora reconhecendo que as causas do fracasso eram, sobretudo de natureza social (Ferreiro e Teberosky, 1986:17- 8), propunha- se que a solução, para combater os altos índices de reprovação na aprendizagem inicial da língua escrita, seria não um novo método, mas uma nova concepção do processo de aprendizagem da língua escrita. 
(   ) Os defensores do método analítico continuaram a utilizá-lo e a propagar sua eficácia e tiveram que buscar a conciliar os dois métodos de ensino da leitura e escrita (sintéticos e analíticos), tornando-se métodos mistos, analítico - sintéticos ou vice-versa, segundo os professores e defensores, considerados mais rápidos e eficientes.
(   ) As primeiras cartilhas brasileiras, produzidas no final do século XIX, sobretudo por professores fluminenses e paulistas a partir de sua experiência didática, baseavam-se nos métodos de marcha sintética (de soletração, fônico e de silabação) e circularam em várias províncias/estados do país e por muitas décadas. 
(   ) professores formados por essa escola normal passaram a defender programaticamente o método analítico para o ensino da leitura e disseminaram para outros estados brasileiros, por meio de missões de professores paulistas
Assinale a alternativa que registra a sequência numérica que registra a relação correta:
Escolha uma:
a – d – c – b
b – c – a – d
c – a – b – d
d –c –a – b 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: d –c –a – b.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
ASSINALE VERDADEIRA OU FALSA.
Em “ O Homem e a Cultura”, Leontiev, 1978 afirma que:
(  ) depois da família, o primeiro contato social de uma criança é no esporte onde a mesma será influenciada e moldada.
(  ) o homem é um ser de natureza social, que tudo o que tem de humano nele provém da sua vida em sociedade, no seio da cultura criada pela humanidade.
(  ) as construções feitas no individuo nessa fase inicial de alfabetização ficam mais engessadas do que as construções feitas em qualquer outra fase da sua evolução.
Assinale a alternativa que registra a sequência correta:
Escolha uma:
F – V - F
V – V – V
F –V –V 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F –V –V.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA.
De acordo com Jean Piaget, Henri Wallon:
Escolha uma:
O desenvolvimento da criança ocorre através de vários estágios, e nesses estágios, a inteligência e a afetividade vão alternando em termos de importância.
No primeiro ano de vida de uma pessoa,  a afetividade é predominante, pois o bebê se usa dela para se exprimir e interagir com o mundo envolvente.
A afetividade não  determinará o tipo de relacionamento entre o professor e aluno, o que terá um grande impacto na forma como o aluno adquire novos conhecimentos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A afetividade não  determinará o tipo de relacionamento entre o professor e aluno, o que terá um grande impacto na forma como o aluno adquire novos conhecimentos..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
NO ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA DOS MÉTODOS NO BRASIL, NO 1º MOMENTO – A METODIZAÇÃO DO ENSINO A LEITURA, O CAMINHO INDICADO PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA ERA:
Assinale a CORRETA:
Escolha uma:
começava-se pelo ensino da escrita com o ditado das vogais e depois das sílabas.
utilizavam-se, naquela época, métodos de marcha sintética (da "parte" para o "todo"): podendo começar pela soletração (alfabético), partindo do nome das letras; 
tudo girava em torno do método sintético que  também pode ser identificado como Método da Palavração.
iniciavam o ensino da leitura com a apresentação das letras e seus nomes (método da soletração/alfabético), ou de seus sons (método fônico), ou das famílias silábicas (método da silabação), sempre de acordo com certa ordem crescente de dificuldade, por isso chamava-se de método global.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: utilizavam-se, naquela época, métodos de marcha sintética (da "parte" para o "todo"): podendo começar pela soletração (alfabético), partindo do nome das letras;.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
ASSINALE A ALTERNATIVA VERDADEIRA OU FALSA:
(   ) o docente não é importante para o processo de alfabetização, a criança não necessita de mediador de conhecimento, o aprendizado é nato, ou seja natural no processo de crescimento da criança.
(   ) a alfabetização se tornará encantador para as crianças se ele for bem planejado, estruturado, com objetivos e com metodologia rica.
(   )  não é necessário que esse professor seja  qualificado, e que não saiba desenvolver metodologias adequadas, sabendo somente respeitar a individualidade de cada um e seus conhecimentos prévios do aluno é o suficiente para um aprendizado perfeito.
Assinale a alternativa que registra a sequência correta:
Escolha uma:
F – V -  F 
F – F - F
F – F – V
V – V – F
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F – V -  F.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para Piaget, (1962/1994).... É indiscutível que o afeto tem um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem afeto não haveria nem interesses, nem necessidades, nem motivação; em consequência, as interrogações ou problemas não poderiam ser formulados e não haveria inteligência. O afeto é uma condição necessária para a constituição da inteligência, mas não é uma condição________.
Escolha uma:
insuficiente
suficiente 
lógica
necessária
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: suficiente.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
Escolha uma:
A relação de afetividade estabelecida entre o professor e aluno não é considerada importante para que esse par educativo sinta-se bem e possa desenvolver-se, de maneira saudável, e que atingiam os objetivos.
Durante muitos anos, o aspecto cognitivo tem sido o principal alvo da atenção, e a evolução da área afetiva é estimulada , o que não impede o aluno de atingir o seu máximo potencial.
É através da educação que o homem, logo nos seus primeiros anos de vida, começa a se socializar, a se deparar com os primeiros conceitos, com as primeiras descobertas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: É através da educação que o homem, logo nos seus primeiros anos de vida, começa a se socializar, a se deparar com os primeiros conceitos, com as primeiras descobertas..
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
DURANTE AO BREVE PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL PODEMOS