A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
24 pág.
Teste de conhecimento   VIROLOGIA

Pré-visualização | Página 9 de 10

uma transcriptase viral para a síntese de RNA mensageiros no citoplasma celular. II. A família Hepadnaviridae, formada por vírus com genoma de DNA fita dupla circular com uma região de fita simples, utiliza uma transcriptase celular para a síntese de RNA mensageiros no núcleo celular. III. A família Reoviridae, formada por vírus com genoma de 10-12 moléculas de RNA dupla fita linear, utiliza uma transcriptase viral para a síntese de RNA mensageiros no citoplasma celular. IV. A família Adenoviridae, formada por vírus com genoma de DNA dupla fita linear, utiliza uma transcriptase celular para a síntese de RNA mensageiros no núcleo celular. V. A família Herpesviridae, formada por vírus com genoma de DNA dupla fita linear que circulariza no núcleo celular, utiliza uma transcriptase celular para a síntese de RNA mensageiros naquele compartimento celular. Assinale:
		
	 
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas II, III e V estiverem corretas.
	
	se apenas as afirmativas II, IV e V estiverem corretas.
	3a Questão
	
	
	
	O avanço das técnicas de investigação biomédica e biologia molecular levou à observação da estreita relação entre certos vírus e alguns tipos de oncogênicos em vários animais. Demonstrou-se, assim, que diversos vírus de DNA e RNA são oncogênicos, em uma grande variedade de animais, desde anfíbios até primatas e, há evidências, cada vez maiores, de alguns vírus oncogênicos em humanos (MARTINS E CATROXO, 2009). Os vírus oncogênicos são os vírus envolvidos:
		
	
	nas doenças relacionadas as mulheres.
	 
	nos tumores e cânceres.
	
	na replicação viral, sem o uso do genoma.
	
	nos casos de hepatites.
	
	apenas nas doenças de pele em animais.
	4a Questão
	
	
	
	Vírus oncogênicos são vírus que participam do processo de transformação celular. Esses vírus estabelecem uma associação com a célula infectada que, em vez de destruí-la, cria condições para manter seu ciclo replicativo. Diversos vírus são oncogênicos para animais e humanos. Abaixo são citados alguns dos vírus que participam do processo de oncogênese no homem, EXCETO:
		
	
	HEPATITE C
	
	EPSTEIN BARR
	
	HTLV
	 
	INFLUENZA C
	
	HPV
	5a Questão
	
	
	
	A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Contudo, de acordo com a diversidade antigênica de seu agente etiológico, esta doença pode se apresentar de forma mais ou menos grave. Com relação ao vírus Influenza A, marque a opção CORRETA:
		
	
	8 segmentos de ssRNA e 1 glicoproteínas no envelope viral
	 
	7 segmentos de ssRNA e 2 glicoproteínas no envelope viral
	 
	8 segmentos de ssRNA e 2 glicoproteínas no capsídio viral
	
	7 segmentos de ssRNA e 1 glicoproteínas no envelope viral
	
	7 segmentos de ssRNA e 2 glicoproteínas no capsídio viral
	6a Questão
	
	
	
	Os vírus respiratórios, como os vírus da influenza A e B, parainfluenza 1, 2 e 3, adenovírus e o vírus sincicial respiratório (VRS) são responsáveis por surtos de Infecção Respiratória Aguda (IRA), causando uma alta taxa de morbidade e mortalidade, principalmente em crianças e idosos. Sobre a epidemiologia desta doença indique a resposta correta frente a estes vírus:
		
	 
	Todas estão corretas
	
	Infecção tumorogênica
	
	Infecção latente
	
	Infecção crônica
	 
	Infecção aguda localizada ou sistêmica
	7a Questão
	
	
	
	Os oncogenes celulares representam genes ativados envolvidos no câncer. Uma segunda classe de genes de câncer está envolvida no desenvolvimento de câncer somente quando ambos os alelos de tal gene se encontram inativados. Esta segunda classe de genes é chamada:
		
	
	Proto-oncogenes
	
	Genes transduzidos
	 
	Genes supressores de tumores
	
	Genes do antígeno T
	
	Genes silenciosos
	8a Questão
	
	
	
	Uma família viral caracterizada por um genoma de dupla fita de DNA linear, partícula não-envelopada e nucleocapsídeo icosaédrico é:
		
	 
	Poxviridae.
	 
	Adenoviridae.
	
	Hepadnaviridae.
	
	Papovaviridae.
	
	Togaviridae.
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Com relação à AIDS é correto afirmar que
		
	
	o contágio não se dá apenas por meio de relações sexuais, mas também pelo beijo, aperto de mão, piscina e uso em comum (troca) de roupas intimas.
	
	é uma doença oriunda de homossexuais e restrita principalmente a esse, grupo. A AIDS praticamente não ocorre, em mulheres jovens, com nível universitário.
	 
	o uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é ainda hoje um dos principais métodos para se evitar o contágio.
	
	não se conhecem casos de pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS por transfusão sangüínea ou outra via diferente do sexo.
	
	nenhuma das respostas está correta
	 2a Questão
	
	
	
	O vírus da imunodeficiência humana (HIV) está classificado na família Retroviridae. O estudo desses vírus levou à descoberta de oncogenes celulares, de transcriptase reversa (RT), e os mecanismos que regulam o ciclo celular de células animal, e vários prêmios Nobel têm sido concedidos para trabalhos com retrovírus de aves. Os retrovírus têm sido estudados há anos porque pesquisadores descobriram inicialmente que (marque a opção correta):
		
	 
	os retrovírus de aves têm a capacidade de induzir leucemia e sarcoma em galinhas.
	 
	os retrovírus de aves têm a capacidade de induzir leucemia e sarcoma em patos.
	
	os retrovírus de primatas têm a capacidade de induzir anemia e tumores em humanos.
	
	os retrovírus de felinos têm a capacidade de induzir leucemia e sarcoma em gatos.
	
	os retrovírus de primatas têm a capacidade de induzir leucemia e sarcoma em macacos.
	3a Questão
	
	
	
	Em relação ao imunodiagnóstico da AIDS, é incorreto afirmar:
		
	
	É obrigatória a coleta de uma segunda amostra e a repetição da etapa de triagem sorológica (Etapa 1), sempre que uma amostra apresentar resultado definido como "Amostra positiva para HIV-1";
	 
	Todas estão corretas;
	 
	Sempre que a primeira amostra for positiva, ao teste de Imunofluorescência indireta (IFI) ou ao teste de Western Blot (WB) e a segunda amostra for negativa aos testes de triagem, é preciso considerar a possibilidade de ter havido troca ou contaminação de amostras;
	
	Caso os resultados da testagem da segunda amostra sejam não reagentes ou indeterminados, deverão ser cumpridas todas as etapas do conjunto de procedimentos seqüenciados;
	
	Na maioria dos casos, amostras que necessitem ter seu resultado confirmado, são elucidadas através do teste de IFI. Em alguns casos, além deste, é necessária a realização do teste WB;
	4a Questão
	
	
	
	Em relação à AIDS, temos as afirmações seguintes: I.A doença é causada por vírus; II.O contágio dá-se, principalmente, por transfusão de sangue contaminado, contato sexual com portadores e uso em comum de agulhas pelos viciados em drogas; III.A convivência com a pessoa doente, em casa, no trabalho, na escola, na rua, excluídas as condições mencionadas em II, não oferece perigo de transmissão da doença; IV.A doença atua sobre o sistema imunológico, diminuindo a resistência do organismo. Considerando os conhecimentos atuais, assinale a alternativa:
		
	
	se apenas II, III e IV são incorretas;
	
	se apenas II e III são corretas;
	
	se apenas I, II e IV são corretas;
	
	se apenas II, III e IV são corretas;
	 
	se I, II, III e IV são corretas.
	5a Questão
	
	
	
	(UTFPR/2008) Em 25 anos