A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
EDUCAÇAO E DIVERSIDADE  AV2

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Dentro da escola, acredita-se que é possível trabalhar em benefício do combate à discriminação, nas suas mais diversas formas. Assim, a escola como um todo é um local em que convivem muitas formas de diversidade: religião, orientação sexual, classes sociais, etnias etc. Esta multiplicidade de diferenças são da parte da escola: professores, direção, funcionários e alunos. A desatenção da comunidade escolar com relação ao indivíduo ou uma classe de indivíduos caracteriza discriminação. Assim sendo, muitos são os responsáveis, na escola, pelo combate à discriminação, entre estes, o professor. No que se refere ao papel do professor no combate à discriminação no ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor é um detentor de autoridade na sala de aula, por isso ele é um indivíduo que pode contribuir para a construção de uma sociedade igualitária.
	 b)
	O professor é um formador de opinião, por isso ele é um indivíduo que pode contribuir para a construção de uma sociedade igualitária.
	 c)
	O professor é aquele que detém o saber, por isso ele é um indivíduo que pode contribuir para a construção de uma sociedade igualitária.
	 d)
	O professor é aquele que pune, por isso ele é um indivíduo que pode contribuir para a construção de uma sociedade igualitária.
	2.
	Para a superação das diferenças, o essencial é não somente o reconhecimento da diferença e dizer-se que se é tolerante a ela. Claro, sim, deveria ser que a diversidade significa também multiplicidades e diferenças. Importante também é o questionamento dos valores humanos que podem excluir o ser humano, o diferente. Portanto, não basta somente tolerar, mas compreender como a diferença está instalada no seio da sociedade e, ao mesmo tempo, ver e compreender as relações de poder, para, assim, respeitar e admirar a diferença. Acerca da diferença e sua compreensão pelos indivíduos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade é um processo que ocorre sob a égide das relações e disputas de poder.
(    ) É a própria sociedade que dita quem é o ?outro?, que é diferente de ?mim?.
(    ) Na sala de aula, é importante que o professor se volte para a valorização das visões plurais e das identidades dos diferentes sujeitos.
(    ) No ambiente escolar, constitui papel do professor a construção de estereótipos e rótulos acerca de determinados grupos sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	Se bem analisado, o termo diversidade mantém direta relação com as palavras diferença, multiplicidade de coisas, as coisas que não se assemelham umas às outras. Na sociedade, também as pessoas são diferentes entre si, à medida que existem diferentes etnias, diferentes gêneros, diferentes classes sociais, diferentes profissões etc. Entretanto, sendo uns diferentes dos outros, é preciso que sejam tratados igualitariamente, não ocorrendo discriminação de uns com relação aos outros. E isso parte da escola, à medida que as garantias, no que concerne às crianças e adolescentes, são preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente no seu Artigo 5º, que destaca que ?nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais?. A respeito desse artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8.069/90, atualizado com a Lei nº 12.010, de 2009. Disponível em: <https://www.tjsc.jus.br/infjuv/documentos/ECA_CEIJ/Estatuto%20da%20Crian%C3%A7a%20e%20do%20Adolescente%20editado%20pela%20CEIJ-SC%20vers%C3%A3o%20digital.pdf>. Acesso em: 24 set. 2014.
	 a)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, de modo a garantir o que diz a lei.
	 b)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se no fato de que aos alunos praticantes da discriminação seja chamada a atenção pelo Serviço de Orientação Educacional, de modo a garantir o que diz a lei.
	 c)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na orientação e na organização das atividades, de modo a garantir o que diz a lei.
	 d)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura de documentos como o Projeto Político-Pedagógico, o qual, obrigatoriamente, deve tratar do assunto, com vistas ao cumprimento dos preceitos legais.
	4.
	Na sociedade, os indivíduos, para terem uma boa relação, precisam conviver de modo igualitário, no que concerne aos seus direitos e deveres. A sociedade é um ambiente plural, em que convivem muitas formas de diversidade: religião, orientação sexual, classes sociais, etnias etc. E uma das maneiras de se contribuir para a igualdade social é o trabalho no ambiente escolar, de modo que os indivíduos sejam formados para a convivência com as diferenças. E esse é um trabalho que pode ser efetuado de maneiras diferentes, mas sempre com o objetivo de que os alunos tenham consciência de que, apesar das diferenças, todos, na sociedade, são iguais. Esse é um exercício de cidadania. A respeito da diversidade e o ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que o professor promova a reflexão na sala de aula.
	 b)
	A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que o professor imponha sua autoridade.
	 c)
	A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que a direção elimine do ambiente escolar quem discrimina o outro.
	 d)
	A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que se coloque em prática o castigo aos praticantes da discriminação.
	5.
	O que estabelece as diferenças entre os indivíduos que constituem a sociedade são as relações de poder instaladas na mesma sociedade, bem como as disputas de poder que nela se estabelecem. Essas mesmas relações e disputas marginalizam e excluem o outro. Por isso, a sala de aula, a escola em si, é a aliada para a superação dessas diferenças, à medida que um trabalho voltado para a valorização das visões plurais e das diferentes identidades dos sujeitos, em convivência em um ambiente comum pode ser efetuado pelo professor. Tal trabalho poderia promover a desconstrução de estereótipos e rótulos já inseridos ao longo do tempo nos diferentes grupos sociais. Acerca das diferenças individuais e sua superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a superação das diferenças individuais, necessários são diferentes significados e identidades, além do convívio com as diferenças.
(    ) Na produção dos currículos, muitas vezes, prevalecem as relações de poder.
(    ) Os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas deveriam contribuir para manter o mesmo pensamento europeu e cristão, sem criar confronto com outros modos de ver e compreender o mundo.
(    ) Importante seria confluir e encontrar as diversas vozes, desconstruir e reconstruir as representações das relações sociais e dos grupos culturais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	Para a superação das diferenças, grande papel exerce a escola, pois sabe-se que, na sociedade, ela se torna prejudicial, à medida que se criam modos diferenciados no tratamento das pessoas, passando-se a considerar umas inferiores e umas superiores às outras. Quanto à sua definição, poder-se-ia conceber a diversidade como a existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros