A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Artigo SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICA: EM UMA ABORDAGEM AMBIENTAL

Pré-visualização | Página 2 de 2

dos módulos fotovoltaicos é em corrente contínua (CC). Isto inviabiliza a sua aplicação direta na maioria dos equipamentos que trabalham, somente, em corrente alternada (CA). Para a solução deste problema, empregam-se os inversores, capazes de realizar a conversão desta tensão contínua para um valor de tensão em CA. Além disso, este equipamento é capaz de ajustar a frequência e nível de tensão gerada, para que o sistema possa ser conectado à rede pública, on grid, de acordo com as normas vigentes estabelecidas pela Aneel.
	Para selecionar o inversor adequado a ser utilizado em um sistema fotovoltaico, segundo Messenger & Ventre (2010), os requisitos a serem analisados são: a forma de onda da carga e a eficiência do próprio inversor.
CONCLUSÃO 
	O sol, como recurso energético possível de gerar energia elétrica, vem ganhando reconhecimento e representatividade na matriz energética brasileira.
	Apesar do elevado potencial de aproveitamento solar que o país dispõe, a energia solar fotovoltaica ainda um investimento caro, sendo difícil que mais da metade dos brasileiros tenham esse recurso.
	Para se alcançar resultados expressivos, em relação a diversificação energética renovável, o país deveria incentivar economicamente essa energia, para se tornar popular. Possibilitar para que os brasileiros venham a trabalhar a fim de diminuir os impactos ambientais gerados pelo homem. 
REFERÊNCIAS
ANTONIOLLI et al. Análise de serviço de energia solar fotovoltaica compartilhada no brasil. Revista empreender e inovar, Santa Catarina, v. 1,n. 1, p. 104-116, 2018
Ecycle. Energia solar residencial: tipos de sistema de energia, vantagens e como fazer acontecer. Disponível em:<https://www.ecycle.com.br/component/content/articl-e/69-energia/3336-energia-solar-residencial.html.
FONTES, Ruy. O Que É e Como Funciona Energia Solar Fotovoltaica?. Disponível em:<http://blog.bluesol.com.br/como-funciona-energia-solar-fotovoltaica/
GEBERT et.al. (2018). ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. PUBLICAÇÕES E EVENTOS.
Márcio Araújo de Souza et al. Análise de viabilidade econômica para a captação energia limpa fotovoltaica, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 54-63, jul./set. 2016
MATAVELLI, A. C. (2006). Energia solar: geração de energia elétrica utilizando células fotovoltaicas. São Paulo.
Ruy Fontes. (10 de Janeiro de 2018). Acesso em 13 de Setembro de 2018, disponível em BlueSol Energia Solar: https://blog.bluesol.com.br/como-funciona-energia-solar-fotovoltaica/
VILLALVA et al. (Janeiro de 2013). Energia Solar Fotovoltaica. Setor Elétrico, 48.
Eliane Almeida et al. PDF Energia solar fotovoltaica: revisão bibliográfica.