A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Exercício Fixação Pesquisa de Mercado Aula8b

Pré-visualização | Página 1 de 1

Exercício: GST1724_EX_A8_201701001608_V3 
	16/11/2018 22:49:32 (Finalizada)
	Aluno(a): JOSE ANTONIO PEREIRA
	2018.3 EAD
	Disciplina: GST1724 - PESQUISA DE MERCADO 
	201701001608
	 1a Questão
	
	A etapa de coleta de dados é uma fase do processo de pesquisa em que algumas diretrizes são imprescindíveis no que se refere à qualificação dos aplicadores, análise critica de dados e resultados e tabulação dos dados.
Associe os itens abaixo de acordo com os seus respectivos objetivos e marque a opção de resposta que apresenta a correta sequência dos itens:
(1) Qualificação dos aplicadores
(2) Análise critica de dados e resultados
(3) Tabulação dos dados
(   ) Tem por função apontar se o padrão mínimo de qualidade dos dados brutos foi atendido.
(   ) A aplicação do instrumento deve ser executada por pessoas qualificadas, capazes de transformar o questionário ou o roteiro em eficientes fontes de coleta de dados e consequentemente atingir os objetivos para os quais as questões foram formuladas.
(   ) Esta atividade tem a finalidade de registrar o número de vezes em que um determinado evento ocorreu; nesse caso, cada uma das variáveis sob estudo. 
	 
	2 - 1 - 3
	
	1 - 2 - 3
	
	3 - 1 - 2
	
	2 - 3 - 1
	
	3 - 2 - 1
	
	
	 2a Questão
	
	Os entrevistadores precisam ser treinados de forma a estabelecer entre eles um alto grau de similaridade no processo de coleta de dados. Para tanto, os entrevistadores devem seguir uma série de orientações.
Aponte nas opções apresentadas abaixo, a ÚNICA que NÃO se refere ao treinamento aplicado aos entrevistadores sobre a atuação no trabalho de campo? 
	
	Como efetuar as perguntas.
	 
	Como tabular as respostas.
	
	Apresentação pessoal adequada.
	
	Como registrar as respostas.
	
	Como obter empatia.
	
	
	 3a Questão
	
	A aplicação do instrumento de coleta de dados deve ser executada por pessoas qualificadas, capazes de transformar o questionário ou o roteiro em eficientes fontes de coleta de dados e consequentemente atingir os objetivos para os quais as questões foram formuladas.  Para tanto, as empresas de pesquisa devem contratar profissionais qualificados e realizar treinamentos com o objetivo de aperfeiçoar as suas equipes de entrevistadores.
O processo de treinamento e qualificação da equipe de campo tem como objetivo evitar os principais tipos de erros cometidos pelos entrevistadores durante as entrevistas.
Os erros mais comuns cometidos pelos entrevistadores são, EXCETO:
	
	Desonestidade.
	 
	Falta de controle e planejamento da pesquisa.
	
	Forma de registrar as respostas.
	
	Ausência de empatia entre entrevistador e entrevistado.
	
	Forma de perguntar.
	
	
	 4a Questão
	
	A aplicação do instrumento de coleta de dados deve ser executada por pessoas qualificadas, capazes de transformar o questionário ou o roteiro em eficientes fontes de coleta de dados e consequentemente atingir os objetivos para os quais as questões foram formuladas. Algumas pessoas acreditam que o trabalho de campo é algo simples e rotineiro, bastando para isso, pegar um questionário, por exemplo, e ir a campo aplicá-lo. No entanto, há a necessidade de se recrutar entrevistadores qualificados para executar o trabalho de campo com o objetivo de otimizar a qualidade do processo.
Nas opções apresentadas abaixo, aponte aquela que NÃO se relaciona com os requisitos que devem ser atendidos pelo entrevistador para reduzir os riscos de erros, omissão ou mau entendimento no processo de coleta de dados:
	
	Apresentar os objetivos da pesquisa e prometer sigilo.
	 
	Controlar e acompanhar todas as atividades planejadas.
	
	Familiarizar-se com o instrumento de coleta de dados.
	
	Efetuar as perguntas exatamente como estão redigidas no instrumento.
	
	Efetuar todas as perguntas que constam no instrumento.
	
	
	 5a Questão
	
	O processo de treinamento de entrevistadores é extremamente necessário para se estabelecer entre eles, um alto grau de similaridade no processo de coleta de dados. Nesse contexto, o programa de treinamento deve abordar itens abaixo relacionados, EXCETO:
	 
	Elaboração e construção do questionário.
	
	Simulação da aplicação dos questionários entre pares de entrevistadores.
	
	Distribuição do material aos participantes.
	
	Discussão sobre o material e esclarecimento de dúvidas.
	
	Apresentação do material, de preferência em projeção.
	
	
	 6a Questão
	
	O sucesso da coleta de dados está diretamente relacionado com a qualificação do pessoal que realizará a tarefa. Os entrevistadores precisam ser treinados de forma a estabelecer entre eles um alto grau de similaridade no processo de coleta de dados. Para tanto, os entrevistadores devem seguir uma série de orientações.
Das opções apresentadas abaixo, aponte qual delas NÃO é objeto de instrução para os entrevistadores na fase de treinamento? 
	
	O tipo de público com que terão contato.
	
	O uso dos instrumentos de coleta.
	
	Os objetivos da pesquisa.
	
	A abordagem aos respondentes.
	 
	Como calcular o tamanho da amostra.
	
	 7a Questão
	
	As operações de coleta de dados precisam ser detalhadamente planejadas e controladas para que os dados tenham alta qualidade e para que as previsões de tempo e de custo de coleta sejam atingidas.
Das opções apresentadas abaixo, qual delas é fundamental para que as etapas do processo de coleta de dados sejam realizadas nos prazos definidos pelo pesquisador?
	 
	Cronograma das atividades.
	
	Supervisão de campo.
	
	Recursos humanos.
	
	Controle das atividades.
	
	Orçamento de despesas.
	
	
	
	 8a Questão
	
	As operações de coleta de dados precisam ser detalhadamente planejadas e controladas para que os dados tenham alta qualidade e para que as previsões de tempo e de custo de coleta sejam atingidas. Nesse contexto, podemos afirmar que o sucesso da operação de coleta de dados está diretamente relacionado com a qualidade do pessoal contratado para a execução da pesquisa. Para tanto, é importante que haja controle e treinamento dos entrevistadores com o objetivo de evitar erros durante o processo de coleta de dados.
Nas opções abaixo apresentadas, indique aquela que NÃO se configura como um dos principais tipos de erros cometidos por entrevistadores durante o trabalho de campo:
	
	Forma de registrar as respostas.
	 
	Cálculo incorreto da amostra.
	
	Forma de perguntar.
	
	Ausência de empatia.
	
	Desonestidade.