A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
Aula 01

Pré-visualização | Página 1 de 1

VIDEOAULA 1 
CONSULTORIA: CONTEXTO, 
TENDÊNCIAS E DEFINIÇÕES
O QUE DISCUTIREMOS?
Vamos observar a evolução da consultoria, durante o século XX, quando as turbulências do ambiente competitivo exigiram a busca das empresas por respostas para as questões de competitividade ligadas à produção, comercialização e propaganda. 
 
Identificaremos as tendências do mercado por conta das pressões quanto às variáveis de inovação da tecnologia e da concorrência nos novos mercados digitais. Por fim, será buscada uma definição e um papel para a Consultoria Empresarial. 
CONCEITO E HISTÓRICO DA CONSULTORIA
A atividade de consultoria organizacional vem crescendo mais de 20% entre 1980 e 2000. Como todo serviço empresarial, a área de consultoria apresenta comportamento cíclico ligado às condições gerais da economia. 
Mesmo que tenha encolhido entre 2001 e 2003, voltou a experimentar crescimento até as recentes dificuldades econômicas ocorridas em 2009. Desde então, de acordo com os consultores do site, o mercado tem-se mostrado estável.
1990
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONSULTORIA 
1920
1970
Aconselhamento financeiro e estratégico
 Consultoria em Gestão e Estratégia
Consultoria 
em TI
CONCEITOS DE CONSULTORIA
Vamos destacar três possibilidades de definir CONSULTORIA, seguindo o rastro dos autores Crocco e Guttmann (2008).
 
CONCEITOS DE CONSULTORIA
Definição do Institute of Management Consultants (Inglaterra)
 
O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independentes e qualificados para a identificação e investigação de problemas que digam respeito a política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações.
 
CONCEITOS DE CONSULTORIA 
Definição de Djalma Oliveira (2003)
 
Consultoria empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar as pessoas nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação. 
CONCEITOS DE CONSULTORIA
Definição de Crocco e Guttmann (2008) 
 
Consultoria é um processo interativo, executado por uma ou mais pessoas, independentes e externas ao problema em análise, com o objetivo de fornecer aos executivos da empresa-cliente um ou mais conjuntos de opções de mudanças que proporcionem a tomada de decisões mais adequadas ao atendimento das necessidades da organização.
 
CONCEITOS DE CONSULTORIA
Crocco e Guttmann tentam sintetizar as duas primeiras definições salientando que esta interatividade entre consultor e empresa contratante deve abrir a possibilidade para opções de mudanças a fim de uma tomada de decisão mais apropriada, tendo em vista a necessidade do cliente. 
CONCEITOS DE 
CONSULTORIA
Devemos sublinhar este último ponto, pois o consultor não deve criar novas necessidades, mas tentar enxergar além do que foi delineado pela empresa para contextualizar ou compreender melhor o ambiente de negócios. 
TENDENCIAS 
Tendencia 1. 
As fontes de informação e de transmissão de conhecimentos
As informações existem em quantidade e qualidade no ambiente de negócios, sejam em anuários estatísticos impressos e digitais, nos relatórios de pesquisas experimentais ou nos estudos de caso, disponíveis em ambientes de ensino universitário e empresarial.
TENDENCIAS 
O foco do consultor deve se deslocar do conhecimento (conjunto de dados e algumas informações relevantes) para a habilidade em reunir estes dados e oferecer uma ordenação visando a solução do problema (visão tático-operacional). 
Como os custos da aquisição das informações é praticamente zero, o consultor deverá se especializar em sistemas de informação a fim de digerir os dados e transformá-los em informação inteligente para as empresas contratantes
TENDENCIAS
Tendencia 2.
A gestão da mudança
 
Permanece a premissa de buscar eficácia e eficiência da empresa contratante para as demandas solicitadas, mas para qualquer consultoria, os indicadores e alternativas que devem ser disponibilizadas para o cliente devem acrescentar a variável velocidade. 
	TENDENCIAS
Como a empresa contratante vai lidar com o ambiente de grande mutação, a partir das alternativas dispostas pela consultoria? Produtos, plataformas de comunicação e sistemas de informação mudam drasticamente e se tornam obsoletos em meses.
TENDENCIAS
De que forma, esta necessidade de gerenciar continuamente as mudanças no ambiente de negócios, afeta o planejamento estratégico da empresa, que tem uma característica mais ortodoxa? 
Diante deste quadro, a tendência é que o consultor deve se posicionar como um agente de mudanças, a fim de ajudar a organização a construir novos modelos de gestão e não apenas aparar uma aresta na área de vendas ou de recursos humanos. 
EXPLORANDO O TEMA
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=x85cn2fQ7Ok
 
O programa Guest da TV Tarobá fez uma homenagem ao consultor de empresas Wellington Moreira. Vale a pena conhecer um pouco da história do consultor que fez carreira em Londrina e hoje atende empresas de todo país.
QUESTÕES PARA DEBATE
O consultor é um agente de mudanças nas empresas, responsavel por auxiliar os diretores na tomada de decisões, mas não possue o controle direto da situação. 
Explique por que ele não pode controlar diretamente a situação.
PRÓXIMA AULA
Na próxima aula, você vai estudar sobre os assuntos: 
 
TEMA: Perfil e Ética do profissional de consultoria
 
Conhecimentos, habilidades e atitudes do novo consultor
Ética pessoal e empresarial