A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Apol 1 - Administração da Produção e Serviços Nota100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Administração da Produção e Serviços
GESTÃO DA PRODUÇÃO
O engenheiro Henry Fayol desenvolveu sua teoria em um trabalho chamado Administração Industrial e Geral, em 1916. Nesse trabalho ele desenvolveu cinco princípios, os quais são praticados até os dias de hoje. Além desses princípios, também classificou em seis as funções básicas de uma empresa. Quais são essas seis funções básicas?
	
	A
	Qualidade, segurança, financeiras, técnicas, manutenção e administrativas.
	
	B
	Técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas.
	
	C
	Técnicas, qualidade, financeiras, segurança, contábil e manutenção.
	
	D
	Qualidade, comerciais, segurança, técnicas, teórica e clientes.
	
	E
	Qualidade, manutenção, segurança, controle, administração e análise.
Questão 2/5 - Administração da Produção e Serviços
Existem algumas variáveis que são comuns a todos os processos produtivos industriais e devem ser analisadas sempre quando da ocorrência de um problema. Tais variáveis são: material, mão-de-obra, máquina, meio ambiente, medição e método.
 
Leia:
Essa variável é frequentemente indicada como sendo a causa da maioria dos erros de operação. Todavia, um estudo mais profundo, para uma busca real da causa de problemas relacionados a ela, leva-nos a considerar outras causas, como treinamento, adaptação, tipo físico, competência e habilidade. Esse detalhamento pode ser operacionalizado por meio de uma checagem que considere vários aspectos, por exemplo: o operador é qualificado para executar o processo?  
 
Qual variável foi citada acima? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	MATERIAL
	
	B
	MÃO-DE-OBRA
	
	C
	MÁQUINA
	
	D
	MEDIÇÃO
Questão 3/5 - Administração da Produção e Serviços
GESTÃO DA PRODUÇÃO
Paranhos Filho utilizou um capítulo inteiro para descrever a Produção sob enfoque sistêmico. Ele dividiu o tema Produção como Sistema em três tópicos: Raciocínio Sistêmico, Aplicações da TGS e Produção Sistema Complexo. Se compararmos o pensamento linear com o raciocínio sistêmico, podemos observar que:
	
	A
	que o administrador que domina e pratica o pensamento sistêmico sempre procura entender os elementos do sistema, sua interação e a relação de causa-efeito em qualquer situação.
	
	B
	que o funcionário que domina e pratica o pensamento sistêmico sempre procura entender os elementos do sistema, sua legislação e a relação de custo X benefício.
	
	C
	que o funcionário que domina e pratica o pensamento linear sempre procura entender os elementos do sistema, sua organização e a relação de causa em qualquer situação.
	
	D
	que o administrador que domina e pratica o pensamento linear sempre procura entender os elementos do sistema, sua legislação e a relação de custo X benefício.
	
	E
	que na TGS, a administração passa a ser regida por informações e o processo de tomada de decisões migra para um ambiente mais intuitivo do que racional.
Questão 4/5 - Administração da Produção e Serviços
Muitas pesquisas de Taylor ficaram famosas pelas minúcias de cada detalhe, como o trabalho relacionado com a tarefa de movimentar o carvão, onde ele procurou medir desde o ângulo com que os operários enterravam as pás no monte de carvão, o tamanho da pá, a forma de sua empunhadura, a quantidade ótima para ser carregada de cada vez. O que ele procurava com isto?
	
	A
	Explorar mais a mão de obra
	
	B
	Melhorar a qualidade do carvão selecionado
	
	C
	Encontrar a melhor maneira de se fazer um trabalho
	
	D
	Reduzir a necessidade de ferramentas para o trabalho
Questão 5/5 - Administração da Produção e Serviços
GESTÃO DA PRODUÇÃO
A administração e a organização: os países desenvolvidos alcançaram o progresso com a eficiência de seus sistemas produtivos, transformando recursos de material, de energia e de horas em produtos tangíveis e intangíveis por meio da organização de pessoas e de processos produtivos e tecnológicos. Com o passar do tempo, várias organizações e tipos de administração foram criadas de acordo com as necessidades de cada empresa.Analise as alternativas a seguir e marque a que REPRESENTA as características da “ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS”.
	
	A
	Foi elaborada por Henry Fayol, engenheiro francês que viveu entre 1841 e 1925. Ele também desenvolveu a Teoria Clássica das Organizações e definiu cinco Princípios da Administração: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
	
	B
	Foi criada por Ludwig Von Bertalanffy, biólogo que viveu entre 1901 e 1972. Esta teoria explica a interdependência dos diversos setores da empresa e comprova o fato de que o sucesso de um setor não garante o sucesso do todo.
	
	C
	Foi defendida por Douglas McGregor, professor do MIT que viveu entre 1906 e 1964. Ele preconizava que a administração bem-sucedida depende da capacidade para predizer e controlar o comportamento humano.
	
	D
	Trouxe uma perspectiva inovadora, pois buscava entender a relação do homem com seu ambiente de trabalho. Foi defendida por George Elton Mayo, psicólogo e sociólogo que viveu entre 1880 e 1949. Segundo ele, a produtividade era mais um reflexo direto da satisfação do ser humano em seu ambiente de trabalho do que um mero estudo detalhado de tarefas.
	
	E
	Foi desenvolvida em 1943, por Ishikawa, na Universidade de Tóquio, com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si. Dentre estes fatores, temos: máquina, método, mão de obra, entre outros.