A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Workshop

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça de fundamental importância para a sua formação. Seu papel ultrapassa o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. É notável, a sua relevância já que, por meio dessas atividades, a criança concebe o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4). (Adaptada do site: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/a-importancia-do-jogo-e-da-brincadeira-na-educacao-infantil/53362). Este trecho possibilita identificar a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças, mas brincar a criança precisa de alguns meios como os jogos e as brincadeiras. Com base no que foi apresentado culturalmente, identifique a diferença entre o jogo e a brincadeira:
Escolha uma:
a. Jogo é uma disputa onde não há ganhadores ou perdedores, a brincadeira é a ação dotada de muitas regras. 
b. Brincadeira é o movimento que a criança faz logo que começa a andar, e os jogos são as atividades que a criança executa assim que chega a idade escolar. 
c. A brincadeira, é a possibilidade da criança se distrair com um brinquedo, e os jogos apenas trazem uma possibilidade da criança interagir consigo mesma. 
d. O Jogo é a atividade que a criança aprende pela natureza, o ato da brincadeira é uma ação inerente da criança. 
e. Jogo é associado à competição, como um duelo, porque existem regras, já a brincadeira é o ato de brincar, entreter-se, distrair-se com um brinquedo ou até mesmo com um jogo. 
Feedback
A resposta correta é: Jogo é associado à competição, como um duelo, porque existem regras, já a brincadeira é o ato de brincar, entreter-se, distrair-se com um brinquedo ou até mesmo com um jogo..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as vantagens dos jogos e brincadeiras assinale V para verdadeiro e F para Falso:
(   ) Estimulam a socialização. 
(   ) Contribuem para o desenvolvimento da linguagem e o modo como os alunos se expressam.
(   ) Ajudam na atenção e na maneira de compreender e analisar as situações.
(   ) Estimulam a tomar decisões e controlar emoções.
Escolha uma:
a. F, F, F, V. 
b. V, V, V, F. 
c. V, V, V, V. 
d. V, F, F, V 
e. F,V, V, F. 
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ensinar não significa simplesmente transmitir conteúdos, ensinar também pode ser compreendido como estimular e propor aos alunos atividades que despertem o interesse nas aulas, e que também tornem significativos os conteúdos trabalhados, o trabalho com jogos é um exemplo de metodologia que envolve os alunos, possibilitando também uma reflexão da prática do professor e seu papel como educador, destacando sempre a importância dos jogos em ambiente educacional terem um planejamento prévio. Diante disso assinale a alternativa que apresenta o que é mais importante ao se trabalhar com jogos durante as aulas.
Escolha uma:
a. O mais importante são os materiais utilizados na confecção dos jogos. 
b. Tanto os conteúdos trabalhados e os materiais utilizados para a confecção dos jogos são de extrema importância. 
c. Nos jogos educativos não são importantes os conteúdos e nem os materiais utilizados para a confecção, o importante é que todos participem dos jogos. 
d. O mais importante é perceber que o fundamental é ter claro o conteúdo que será trabalhado e como isso será feito. 
e. O menos importante são os conteúdos que serão trabalhados o importante é a diversão em sala de aula. 
Feedback
A resposta correta é: O mais importante é perceber que o fundamental é ter claro o conteúdo que será trabalhado e como isso será feito..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A educadora Neuza Fialho, resalta que os jogos com finalidades pedagógicas promovem situações de ensino-aprendizagem e aumentam a construção do conhecimento, E Claudia Nallin, contribui com o pensamento bem concreto: O autoconhecimento possibilitado pelas brincadeiras contribui para tornar a criança mais segura, autoconfiante, consciente de seu potencial e de suas limitações. Claudia G. F. Nallin, professora. Após a apresentação das considerações das educadoras sobre os jogos na educação, assinale a alternativa que apresenta pontos importantes de desenvolvimento proporcionados pela utilização dos jogos e o que o desenvolvimento desses pontos possibilita.
Escolha uma:
a. Os jogos influenciam de maneira negativa a agilidade, a concentração e o raciocínio. Ou seja: possibilitam o desenvolvimento intelectual. 
b. Os jogos influenciam apenas a agilidade do aluno e seu desenvolvimento físico. Ou seja: não está relacionado a possibilidade de desenvolvimento intelectual. 
c. Os jogos influenciam o desenvolvimento da agilidade, da concentração e do raciocínio. Ou seja: possibilitam o desenvolvimento intelectual. 
d. Os jogos influenciam de maneira negativa a agilidade, a concentração e o raciocínio. Ou seja: não possibilitam o desenvolvimento intelectual. 
e. Os jogos influenciam o desenvolvimento da agilidade, da concentração e do raciocínio. Ou seja: não possibilitam o desenvolvimento intelectual. 
Feedback
A resposta correta é: Os jogos influenciam o desenvolvimento da agilidade, da concentração e do raciocínio. Ou seja: possibilitam o desenvolvimento intelectual..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ensinar não é simplesmente transmitir conteúdos. É também estimular e propor atividades que façam os alunos se interessarem e darem significado aos conteúdos estudados. Entende-se então da importância de trabalhar com jogos e brincadeiras ferramenta contribuinte para o processo de ensino aprendizagem. Os jogos influenciam o desenvolvimento da agilidade, da concentração e do raciocínio. Ou seja: ajudam o desenvolvimento intelectual, contribuem para aulas mais atraentes e dinâmicas. E ainda podem ser adotados em todas as disciplinas. Marque F para as alternativas falsas e V para as alternativas verdadeiras no que se refere às vantagens que o jogo proporciona. 
( ) Estimulam a socialização; 
( ) contribuem para o desenvolvimento da linguagem e o modo como os alunos se expressam; 
( ) ajudam na atenção e na maneira de compreender e analisar as situações. 
( ) essa análise do ambiente e das situações também estimula a tomar decisões, controlar as emoções e aceitar ações, inclusive derrotas – e isso é muito bom pra preparar a criança e o jovem para o mundo “real”; 
( ) o aluno também aprende, ao jogar, a se organizar. Organizar o tempo, o espaço, o trabalho em grupo.
Escolha uma:
a. F, V, V, F, F. 
b. V, V, V, V, V. 
c. V, V, V, F, F. 
d. V, V, F, F, V. 
e. F, F, F, F, V. 
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V..