Buscar

Auditoria em RH, Empowerment, Avaliação de Desempenho e Mercado de Recursos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1: Atualmente a auditoria em RH tem se tornado uma pratica comum nas organizações. Existem consultorias especializadas que as empresas buscam para terceirizar seus serviços, ou ainda, possuem seu próprio setor de auditoria, não importando a origem. Quais são os objetivos da auditoria em RH? 
Analisar as politicas adotadas pela organização e avaliar o seu funcionamento.
Questão 2: Na manutenção de uma politica salarial restritiva, o fluxo incessante de recurso humano, por meio uma rotatividade de pessoal elevada, pode sair muito caro para a organização. A rotatividade de pessoal envolve custos com o desligamento do funcionário, com o recrutamento e seleção e, ainda, com treinamento do novo funcionário. 
Porem, apesar dos custos, podemos afirmar que para a organização certa rotatividade pode ser positiva? 
Se funcionários não essenciais deixarem a empresa, a rotatividade terá aspecto positivo.
Questão 1: Empowerment significa o fortalecimento das pessoas que trabalham em equipes, com total responsabilidade por metas e resultados e total liberdade para tomar decisões. Para tanto exige pessoas treinadas e capacitadas. Quais são as condições impostas para a pratica do Empowerment?
Envolva pessoas na escolha de suas responsabilidades;
Crie um ambiente de cooperação;
Encoraja as pessoas a assumir iniciativa e tomar decisões;
Peça opiniões;
Saia do meio do caminho;
Mantenha a equipe com confiança e moral elevado.
	
Questão 2: Segundo Chiavenato, a organização oferece uma variedade de incentivos para obter a cooperação das pessoas em todos os níveis hierárquicos. Dentro desse esquema, cada pessoas precisa alcançar simultaneamente os objetivos organizacionais (para se manter ou crescer na organização) e seus objetivos individuais (para obter satisfações pessoas). Dessa maneira, o relacionamento entre indivíduos e organizações poderá se pautar pela cooperação, diz Chiavenato(1999). Para tanto a organização deve zelar, por meio dos seus gestores, pela elaboração dos seus objetivos, de maneira que sejam claros objetivos alcançáveis. 
Ao elaborar os objetivos, quais são os cuidados que devem ser tomados para que o individuo não se sinta prejudicado? 
Estimular a ação do funcionário para atender as necessidades da organização.
Questão 2: Nas relações de trabalho existe uma relação de reciprocidade entre o indivíduo e a organização. Expressa num contrato psicológico onde a expectativa reciproca do individuo e da organização estende-se muito além de qualquer contrato formal.
Explique o conceito psicológico na organização. A que se refere? 
É um entendimento tático entre o individuo e a organização.
Refere –se a expectativa recíproca do individuo e da organização e estabelece o trabalho a realizar e a recompensa a receber.
Questão 1: A avaliação de desempenho é uma ferramenta gerencial utilizada pelo RH, objetivando identificando funcionários com necessidades de treinamento para ganhar mais habilidade e domínio sobre suas atividades e atingir metas e objetivos. Qual sua outra finalidade conforme matéria vista? 
Oferecer ao funcionário um feedback de como esta sendo realizado seu trabalho na empresa.
Questão 1: A avaliação de desempenho é uma ferramenta gerencial utilizada pelo RH, objetivando identificando funcionários com necessidades de treinamento para ganhar mais habilidade e domínio sobre suas atividades e atingir metas e objetivos, assim como para identificar funcionários com potencial para ocupar outras funções que exijam maior qualificação e habilidades. A avaliação de desempenho 360° é um instrumento que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento e a melhoria do desempenho do funcionário. Quem são os participantes que interagem nessa participação? 
Membros da equipe, superiores, pares, clientes internos e externos.
Questão 2: O mercado de recursos é composto pelo conjunto de pessoas aptas ao trabalho em determinado lugar e em determinada época. Pode ser definido pela parcela da população que tem condições de trabalhar, candidatos reais potenciais, em relação a determinadas oportunidades de emprego. Nesse contexto, o que são candidatos reais? 
Os que estão a procura de oportunidades de emprego, estando ou não empregados.
Questão 1: O downsizing, enquanto método aplicativo do modelo contingencial do desenho de cargos, surgiu como uma necessidade das organizações em solucionar o excesso de burocracia, além de eliminar a morosidade que dificulta a tomada de decisão, bem como de promover a adaptação as novas realidades ambientais. Como se da a aplicação pratica do downsizing? 
Corte de custos nas áreas consideradas não essenciais, resultando na demissão de funcionários.
Questão 2: Segundo Marras “[...] treinamento é o processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou sua otimização no trabalho”. Por meio do treinamento, o funcionário transita entre um estado de mudança e acomodação de saberes para ter uma bagagem de conhecimento e realizar suas tarefas de forma otimizada.
Porque as empresas oferecem treinamento a seus funcionários?
Para melhorar o desempenho no cargo que ocupa.
Questão 2: Chiavenato define administração de salários como conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer e/ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização.
Como as organizações podem fazer para manter uma estrutura de salários justa para todos os colaboradores? 
Através do sistema de remuneração funcional
Questão 1: Politicas se referem as maneiras pelas quais a organização lida com seus membros e por intermédio deles atingir suas metas, permitindo condições para o alcance dos objetivos individuais. Cada organização desenvolve a politica de recursos humanos adequados a sua filosofia e suas necessidades. Assim são guias para a ação interna referente a gestão de pessoas. Cite alguns exemplos de politicas de recursos humanos e quais os propósitos de cada um deles. 
Processos de agregar pessoas – recrutamento e seleção;
Processos de recompensar pessoas – remuneração, benefícios e serviços;
Processos de desenvolver pessoas – treinamento, mudanças e comunicação.
Questão 2: recrutamento interno é aquele que atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro de uma organização, a fim de promove-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O recrutamento interno, em geral é usado principalmente para buscar chefes dos primeiros níveis de supervisão. 
Quais são as vantagens do recrutamento interno para as organizações? 
O potencial humano da organização é melhor aproveitado;
O desenvolvimento dos funcionários atuais é motivado;
Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização;
Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental;
Não requer socialização organizacional de novos membros;
Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são conhecidos;
Custa menos do que fazer recrutamento externo.
Questão 1: Em economia, o termo “emprego” Designa o uso dos fatores de produção, que incluem a terra e o capital, além do trabalho. O desemprego e o subemprego atingem principalmente os países em desenvolvimento. O mercado de trabalho funciona em termos de oferta e procura, ou seja, disponibilidade de empregos e demanda de empregos, respectivamente. 
O que acontece quando a oferta é maior que a procura e quando a oferta é menor do que a procura?
Quando a oferta é maior – as empresas fazem ofertas às pessoas já empregadas, buscando mais qualificação para o cargo disponível.
Quando a oferta é menor – as empresas fazem uma maior seleção para o preenchimento dos cargos disponíveis, pois terão candidatos mais especializados com mais experiências.
 
Questão 2: Nos dias atuais, a preocupação das empresas esta voltada para os aspectos que possam ajudar o funcionário a ter melhor qualidade de vida também no trabalho. Um programa de QTV causa custospara as organizações. 
O que as organizações ganham em investir em um programa de qualidade de vida no trabalho (QTV)? 
Ganham um aumento no nível de produtividade dos funcionários.
Questão 1: A relação entre a organização e as pessoas, além de dinâmica é muito complexa, porquanto os objetivos individuais são diversificados de acordo com a necessidade de cada individuo. Os objetivos organizacionais resultam da vontade grupal da qual esse individuo compartilha e na qual busca satisfazer suas próprias necessidades. É natural que esse contexto, o conflito aconteça entre interesses individuais e interesses da empresa. Quais são os dois tipos de conflitos existentes? 
Interno – psicológico 
Externo - social
Questão 2: Banco de dados é um conjunto de informações relacionadas entre si que se referem ao mesmo assunto, organizadas de uma forma pratica para que o usuário possa obter as informações facilmente, o sistema de informação é o gerenciamento do fluxo de dados na organização. Qual seu objetivo principal?
Auxiliar no planejamento, na implementação e no controle dos processos.
Questão 1: Para Chiavenato, a entrevista de seleção é a técnica mais amplamente utilizada, independentemente do porte da empresa. O autor afirma que, embora careça de base cientifica e se situe como técnica mais subjetiva e imprecisa de seleção, a entrevista pessoal é aquela que mais influencia a decisão final a respeito dos candidatos, omissão, distorção, sobrecarga e, sobretudo, barreiras – sendo imprescindível o treinamento adequado dos entrevistadores para uma melhor construção do processo de entrevista. Para uma melhor avaliação dos candidatos, os entrevistadores, costumam desenvolver uma entrevista estruturada. O que é levado em consideração na hora de elaborar esse tipo de entrevista? 
Especificações do cargo – quais requisitos o cargo exige;
Características do candidato – condições para ocupar o cargo.

Outros materiais