A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL UNIDADE I,II e III

Pré-visualização | Página 2 de 4

pelo autor nessa afirmação?
	
	a.
	Função formativa.
	
	b.
	Função classificatória.
	
	c.
	Função diagnóstica.
	
	d.
	Função corretiva.
	
	e.
	Função emancipatória.
0,3 pontos   
PERGUNTA 3
Considere a seguinte situação:
Os estudiosos de avaliação defendem como princípios básicos para a avaliação na educação infantil a observação atenta e curiosa sobre as manifestações de cada criança, bem como a reflexão sobre o significado dessas manifestações em termos de seu desenvolvimento.
 
A partir desses princípios, considere os aspectos relacionados abaixo:
I . Observar e refletir para dar continuidade às ações educativas – intervir no cotidiano.
II . Confiar nas possibilidades das crianças, valorizando-as em suas manifestações.
III . Observar e refletir sobre o significado de cada momento de convivência com a criança.
Está correta a alternativa:
	
	a.
	I e II, apenas.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.
	II e III, apenas.
	
	d.
	III, apenas.
	
	e.
	II, apenas.
0,3 pontos   
PERGUNTA 4
Em relação ao SAEB, está correta a alternativa:
	
	a.
	Trata-se de uma avaliação amostral, ou seja, apenas parte dos alunos brasileiros das séries avaliadas participa da prova, e tem como objetivo acompanhar as redes de ensino para traçar o desempenho e reorientar políticas públicas.
	
	b.
	Trata-se de uma avaliação universal, na qual participam todos os alunos das séries avaliadas, permitindo também avaliar a escola e os professores.
	
	c.
	Trata-se de uma avaliação voluntária e aberta a todos os gestores das redes públicas, estaduais e municipais, sendo conduzidas pelos conselhos municipais.
	
	d.
	Trata-se de uma avaliação para avaliar habilidades relativas à alfabetização e ao letramento inicial dos estudantes.
	
	e.
	Trata-se de um instrumento que visa a construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas da educação de jovens e adultos.
0,3 pontos   
PERGUNTA 5
Na perspectiva construtivista de avaliação, o ato de avaliar deixa de se centrar no indivíduo, situando-se no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, podemos afirmar que:
	
	a.
	A avaliação é um processo de análise dos resultados finais que garantem a seletividade do processo de escolarização.
	
	b.
	A avaliação permite ao professor diagnosticar a situação de aprendizagem dos alunos, visando a quantificar essa aprendizagem e a forma de condução do ensino.
	
	c.
	Avaliação possibilita conhecer a situação de aprendizagem de cada aluno e a repensar e rever a prática pedagógica, visando à continuidade do processo educativo.
	
	d.
	A avaliação é uma reflexão sobre a prática do professor e que está centrada na seleção dos alunos mais preparados para continuar o processo de escolarização.
	
	e.
	O professor é um agente reflexivo da aprendizagem do educando, classificando os alunos em relação aos conteúdos discutidos e apreendidos em sala de aula.
0,3 pontos   
PERGUNTA 6
O baixo desempenho em leitura nas avaliações em larga escala demonstrado pelas crianças brasileiras em exames como o SAEB e a Prova Brasil tem suscitado debates e estudos que remetem a interpretações variadas. A esse respeito, podemos tecer algumas considerações, exceto que:
	
	a.
	Há pouco avanço dos alunos em suas competências para leitura e compreensão nas terceiras e quartas séries.
	
	b.
	Os professores não estariam ensinando aos alunos as habilidades envolvidas na compreensão dos textos em si.
	
	c.
	O fracasso da maioria dos alunos mostra que precisamos ampliar as discussões entre os educadores sobre o que é alfabetizar e como fazê-lo.
	
	d.
	Há uma ineficácia ou inexistência de mecanismos que ensinem respeitando a diversidade de ritmos dos alunos.
	
	e.
	Os métodos antigos de alfabetização eram mais eficazes e, portanto, o fracasso dos alunos pode estar ligado à falta de recursos didáticos como as cartilhas, por exemplo.
0,3 pontos   
PERGUNTA 7
O fracasso da maioria das crianças brasileiras em exames como o SAEB e a Prova Brasil tem suscitados muitos debates sobre os fatores causadores do insucesso em relação à leitura. Assinale a alternativa correta em relação aos principais fatores apresentados:
I. Todos os alunos chegam à quarta série dominando o sistema de escrita alfabética.
II. Os alunos, em sua maioria, chegam ao final da segunda série com uma hipótese de escrita alfabética, mas nas séries seguintes NÃO conseguem avançar em relação à compreensão de textos.
III . Os professores gastam muito tempo ensinando conteúdos que não desenvolvem as habilidades envolvidas na compreensão de textos.
	
	a.
	Apenas a I.
	
	b.
	Apenas a II.
	
	c.
	Apenas a III.
	
	d.
	Apenas II e III.
	
	e.
	Todas as afirmações.
0,3 pontos   
PERGUNTA 8
Para Freitas, para uma melhor definição da avaliação de um sistema de rede faz-se necessário:
I. A constituição de um conselho gestor de avaliação por representantes dos vários segmentos, tanto da administração pública como dos profissionais da escola, incluindo pais de alunos.
II. Apenas a constituição de um conselho gestor formado pelos representantes da administração em nível federal e estadual e pelos dirigentes regionais.
III. A constituição de um conselho que definisse os princípios norteadores da avaliação e delegasse a uma equipe técnica a elaboração de uma matriz de referência para a produção da avaliação a ser conduzida na rede.
IV. A constituição de um conselho que tivesse a participação dos professores, para que eles participassem efetivamente na identificação do que ensinam e de como ensinam.
Estão corretas as afirmações:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.
	I, III e IV.
	
	d.
	III e IV.
	
	e.
	II e III.
0,3 pontos   
PERGUNTA 9
Quanto à Provinha Brasil, podemos afirmar que:
I A Provinha Brasil tem características de avaliação diagnóstica, na medida em que permite auxiliar os professores a identificar o desempenho dos alunos em processo de alfabetização.
II Na aplicação da prova, o próprio professor pode, além de aplicar, corrigir as questões, processar os resultados e interpretar os dados.
III Um dos objetivos da Provinha Brasil é indicar distorções e permitir o investimento em medidas que garantam melhor aprendizado e melhorar a qualidade do ensino.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Somente a I.
	
	b.
	Somente a afirmação II.
	
	c.
	Somente a afirmação III.
	
	d.
	Somente as afirmações I e II
	
	e.
	Todas as alternativas.
0,3 pontos   
PERGUNTA 10
Sandra Zákia de Sousa faz críticas ao ENEM, ao afirmar que:
“De modo explícito, fica demonstrada a visão individualista com que é tratado o processo educacional, sendo atribuída, ao aluno, individualmente, a responsabilidade pelas eventuais competências ou incompetências evidenciadas pelo exame.” (PERONI, p. 293)
 
Diante do texto, a educadora revela que:
I. Pelo seu caráter individualista, o ENEM não faz um diagnóstico dos graves problemas evidenciados no país. 
II. Para a autora, ao individualizar os resultados deixa de avaliar os fatores internos e externos que influenciam a educação.
III. Ao atribuir ao potencial do aluno o seu sucesso, ou fracasso não relaciona os resultados à qualidade da educação ofertada pelo próprio Estado.
IV. Ao fazer a leitura dos resultados obtidos, percebemos que os únicos fatores que devem ser analisados referem-se ao potencial dos alunos.
	
	a.
	Apenas a sentença I está certa.
	
	b.
	Apenas a sentença II está certa.
	
	c.
	Apenas as sentenças I, II e IV estão certas.
	
	d.
	Apenas as sentenças I, II e III estão certas.
	
	e.
	Apenas as sentenças II e III estão certas.
PERGUNTA 1
“A avaliação deve estar a serviço de uma qualidade que aponte para um futuro mais fraterno, mas exatamente por isso esta avaliação deve cuidar do presente. Como defender as crianças das consequências de uma escola que convive harmonicamente com resultados