Buscar

EXERCICIOALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

O modelo tradicional do ensino do código escrito foi, crescentemente, criticado em função das mudanças ocorridas nas relações sociais, nas relações de trabalho, que passaram a exigir novos e mais complexos padrões para o exercício da cidadania, o que também envolveu os usos sociais da leitura e da escrita centrados na questão do significado subjacente ao texto lido ou produzido. Estas críticas foram resultado da criação de um novo analfabeto presente na sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de analfabeto que começou a ser formado a partir deste modelo de ensino:
 Analfabeto Funcional..
Vivemos num tipo de sociedade que costuma ser chamada de __________________, porque, no dia a dia dos cidadãos, a escrita está presente em todos os espaços e a todo o momento, cumprindo diferentes funções. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação acima:
d. Grafocêntrica..
O professor precisa entender e tratar a criança como sujeito, tentando estabelecer uma relação de reciprocidade. Portanto, o professor é imprescindível para a aprendizagem. Diante do exposto assinale a alternativa correta com relação ao papel do professor:
d. Aumentar o repertório dos aprendizes, facilitar a aprendizagem, gerar condições e ambientes para o estabelecimento da articulação entre informações e conexões múltiplas, análises e sínteses..
Normalmente o aluno da escola pública não procede de um meio letrado, assim, a criança ao ingressar na escola, depara-se com pessoas possuidoras de diferentes formas de “falar” a língua portuguesa, ou seja, as variantes linguísticas. Diante desta realidade, é papel da escola:
d. Oferecer os instrumentos necessários para que o aluno possa adequar o seu ato verbal às necessidades reais impostas por cada situação de uso da fala..
Com relação a Língua Escrita e a Língua Falada, assinale V para as alternativas que julgar verdadeira e F para as falsas.
( )A Língua Escrita não se distingue da falada apenas na sua forma de expressão: signos gráficos ao invés de sons.
( )A criança progredirá cada vez mais, pois a escrita aprendida servirá de veículo para quase todas as informações e conhecimentos trabalhados pela escola.
( )A escrita é o retrato da língua popular mantida e ensinada pela escola.
( )A fala e a escrita são dois códigos distintos e autônomos, de tal forma que aprender a ler e a escrever é o mesmo que aprender uma língua estrangeira.
A sequência correta é:
d. V V F V..
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001, p. 150), a palavra “alfabetização” significa algo como “ato ou efeito de alfabetizar; de ensinar as primeiras letras”. Assim, uma pessoa alfabetizada é entendida como aquela que domina as “primeiras letras”, que domina as habilidades básicas ou iniciais de ler e escrever. Ao longo do século passado, porém, esse conceito de alfabetização foi sendo progressivamente ampliado, em razão de necessidades sociais e políticas, a ponto de já não se considerar alfabetizado aquele que apenas domina as habilidades de codificação e decodificação. Neste aspecto, a autora Veridiana Almeida recorre a uma definição de Soares para esclarecer as características de um ser alfabetizado. Com base nisso, assinale a alternativa que corresponde ao que é ser alfabetizado nos dias de hoje:
d. Aquele que sabe usar a leitura e a escrita para exercer uma prática social em que a escrita é necessária..
Discutimos em nossas aulas o processo de avaliação, o que nos permite abordar a postura/comportamento do professor em relação à correção de trabalhos dos alunos, ou seja, nesta situação o professor deverá:
d. Interagir com o aluno e com a classe para, a partir dos “erros”, indicar os caminhos para os acertos..
 “Apesar de todas as interferências recentes no processo de alfabetização, o “entulho” − para usar a expressão de Cagliari (1998, p. 31) – que se acumulou com o tempo, enchendo a alfabetização de insignificantes exercícios de prontidão e coisas semelhantes, está sendo eliminado muito lentamente da prática escolar. Enquanto o ensino ficou preso à autoridade dos mestres, métodos e livros, que tinham todo o processo preparado de antemão, constatou-se que muitos alunos que não trabalhavam segundo as expectativas impostas eram considerados incapazes e acabavam de fato não conseguindo se alfabetizar. (...). A presença de um grande número de professores alfabetizadores que sequer são capazes de avaliar o que veem diante de seus olhos, que não sabem avaliar com precisão se um método é bom ou não acaba por estimular o fracasso escolar. Atualmente, não só existem milhões de pessoas analfabetas, como também pessoas que foram de fato mal-alfabetizadas. Porém, é necessário salientar que nenhum método educacional garante bons resultados sempre e em qualquer lugar; isso só se obtém com a competência do professor.” (ALMEIDA, 2010, p.18-19). Entretanto, em meio a todo este contexto, podemos observar, hoje, um novo caminho sendo trilhado no mundo da alfabetização, com novas propostas. Considerando estas novas propostas, analise as asserções a seguir:
I. Neste novo cenário, as propostas de alfabetização começaram a valorizar a criança e seu trabalho procurando criar uma atmosfera mais tranquila em sala de aula.
II. Estas novas propostas de alfabetização mantém o professor num perfil de “sabedor”, onde o ensino ocorre num único sentido: de cima para baixo.
III. Com as novas propostas de alfabetização, o processo se torna facilitado, pois o professor é o detentor do saber, numa transmissão constante do código de leitura e escrita.
É correto o que se afirma em:
b. I..
Os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky quanto à psicogênese da língua escrita, fez das pesquisadoras referências mundiais sobre o tema “alfabetização”. A principal contribuição das pesquisadoras consiste em:
b. Demonstrar como se dá o pensamento infantil sobre o sistema de escrita.
Para Emilia Ferreiro a criança constrói a linguagem escrita, passando pelas mesmas seqüências de etapas pelas quais passou a humanidade, até chegar ao sistema alfabético. Essas etapas estão divididos em níveis: Pré-Silábico, Silábico e Alfabético. Assinale a alternativa que apresenta melhor a descrição do nível pré-silábico:
d. A criança começa a perceber a diferença entre desenhar e escrever descobre que a escrita representa algo e pode se lida e interpretada..
O modelo de ensino do código escrito, centrado na mecânica da leitura e da escrita, foi, em parte, responsável pelo surgimento do chamado analfabeto funcional, aqueles indivíduos incapazes de utilizar a língua escrita em práticas sociais, particularmente naquelas que se dão na própria escola, no ensino e no aprendizado de diferentes conteúdos e habilidades. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, que modelo de ensino é este:
d. Tradicional do ensino do código escrito..
De acordo com José Juvêncio Barbosa (1991, p. 44), uma nova proposta pedagógica para desenvolver a aprendizagem da leitura e da escrita não nasce do nada, de um dia para o outro, pois toda proposta pedagógica deve sempre ser resultado de um processo, de uma tentativa. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta corretamente que tentativa é esta:
d. Uma tentativa de ruptura com o já estabelecido e, ao mesmo tempo, a procura de uma continuidade, de uma ligação com o passado..
Para a aprendizagem da palavra escrita, é necessário que o professor:
d. Promova atividades concretas de linguagem que permitam à criança estabelecer a ponte entre a linguagem oral, que ela conhece, e a escrita, que precisa aprender..
Teberosky descreve sobre a psicogênese da língua escrita, demonstrando como a criança constrói a linguagem escrita e como ocorre o pensamento infantil sobre o sistema de escrita. Diante disto, Marque a alternativa correta:
d. O processo de alfabetização é considerado o período de instrumentalização, em que se busca evidenciar o princípio fundamental que rege o sistema alfabético..
O modelo tradicional sobreviveu durante vários anos porque demonstravasua utilidade em uma sociedade em que as relações eram menos complexas, com grau inferior de grafocentrismo, não sendo exigido, principalmente dos trabalhadores, muito mais que o domínio mecânico do código escrito. Esse fato implica a constatação dos avanços realizados envolvendo a utilização da língua escrita nas situações em que é necessária, lendo e produzindo textos. E para essa nova dimensão da entrada no mundo da escrita que se cunhou uma nova palavra: letramento. Esta nova condição serve para designar alguns aspectos. Sendo assim, analise as asserções a seguir:
I.Esta serve para designar o conjunto de conhecimentos em práticas sociais.
II.Esta serve para designar o conjunto de atitudes em práticas sociais.
III.Esta serve para designar o conjunto de capacidades para usar a língua em práticas sociais.
É correto o que se afirma em:
a. Todas as alternativas..
Alfabetizar não se reduz ao domínio das primeiras letras, envolve também, saber utilizar a língua escrita nas situações em que ela é necessária, lendo e produzindo textos. É para essa nova dimensão da entrada no mundo da escrita que se cunhou uma nova palavra: Letramento. De acordo com as descrições, assinale a alternativa correta com relação ao Letramento:
d. Serve para designar o conjunto de conhecimentos,atitudes a capacidades, necessárias para usar a língua em práticas sociais..
Na última década, o Brasil conseguiu garantir o acesso universal do ensino fundamental público para as crianças. Embora haja acesso acompanhado por outros programas − como de universalização do acesso a livros (PNLD, PNLEM, PNBE), merenda escolar, bolsa família, que implica manutenção das crianças na escola, etc. – ainda há muito que melhorar no que diz respeito à reprovação, evasão e parcos efeitos em termos de aprendizagem, conhecimentos e letramentos. Esses resultados altamente insuficientes do ensino impedem ou dificultam alguns elementos. Considerando o contexto descrito, analise as asserções a seguir:
I.Dificultam muitas vezes, não somente o sucesso e a inclusão escolar, mas a cidadania protagonista.
II.A cidadania protagonista impedida neste cenário é entendida como a capacidade do indivíduo intervir na realidade em que vive.
III.Dificultam apenas a aprendizagem de leitura e escrita que pode ocorrer até mesmo fora do ambiente escolar.
É correto o que se afirma em:
d. I e II..
O planejamento é voltado para a sistematização do trabalho, definindo os objetivos e metas. Contudo, é necessário investir nos meios para sua implementação. Diante disso, assinale a alternativa que deverá levar em conta a organização das atividades em torno da alfabetização:
b. Criação de um ambiente alfabetizador, ou de um contexto de cultura escrita oferecido pelas formas de organização da sala de aula e de toda a escola..
O termo letramento foi criado quando se passou a perceber que nas sociedades contemporâneas é insuficiente o mero aprendizado das “primeiras letras” e que se integrar socialmente, hoje, envolve também “saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos” (COSTA VAL, 2006, p. 19). Essa palavra surgiu para designar essa nova dimensão da entrada no mundo da escrita. Por isso, temse afirmado, segundo Costa Val (2006, p. 19), que alfabetização e letramento são processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares, inseparáveis e ambos indispensáveis. De acordo com esta afirmação, analise as asserções a seguir:
I. Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever; e tornar o indivíduo capaz de ler e escrever.
II. Alfabetizar é doutrinar dentro de um código escrito, no qual o ser humano seja levado à reprodução das ideias vigentes.
III. Letramento é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de terse apropriado da escrita e de suas práticas sociais.
É correto o que se afirma em:
d. I e III..
No livro Alfabetização: fundamentos, processos e métodos, a autora Veridiana destaca que, de acordo com Bregunci (2006, p.32), atualmente a organização das atividades em torno da alfabetização deverá levar em conta alguns aspectos. Considerando estes aspectos, assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
(  )A progressão de níveis do trabalho pedagógico, em função dos níveis de aprendizagem dos alunos e da natureza das atividades, envolvendo conceitos e procedimentos pertinentes aos diversos componentes do aprendizado da leitura escrita.
(  )A compreensão e a valorização da cultura escrita, a apropriação do sistema de escrita, a oralidade, a leitura e a produção de textos escritos. Dependendo do nível atingido pela classe, por grupos ou duplas de alunos, todo o planejamento poderá ser reorientado, em busca de alternativas de métodos, de materiais didáticos e de reagrupamento de alunos, sempre tendo como meta mais ampla, sua progressiva autonomia em relação aos usos da língua escrita.
( )A exposição de livros, dicionários, revistas, rótulos, publicidade, notícias do ambiente escolar, periódicos da comunidade ou do município, cartazes, relatórios, registros de eleições e muitas outras possibilidades excluem a inserção dos alunos em práticas sociais de letramento, ultrapassando formas artificiais de etiquetagem ou de treinamento da escrita em contextos estritamente escolares.
( )Durante a alfabetização, não há a necessidade do estabelecimento de rotinas diárias e semanais capazes de oferecer ao professor um princípio organizador de seu trabalho, desde que atenda a dois critérios essenciais: a variedade e a sistematização.
(  )A criação de um ambiente alfabetizador, ou de um contexto de cultura escrita oferecido pelas formas de organização da sala e de toda a escola, capaz de disponibilizar aos alunos a familiarização com a escrita e a interação com diferentes tipos, gêneros, portadores e suportes, nas mais diversas formas de circulação social de textos.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
b. V V F F V..
As crianças, ao adentrarem no contexto escolar o primeiro –e, na maioria das vezes, o único modelo de texto escrito que recebem para “copiar” é a cartilha. Sabendo que estão na escola para aprender a utilizar a escrita (seja para ler ou para escrever) e levando muito a sério o que fazem, as crianças, ao receberem os textos contidos na cartilha como único modelo de escrita. Posteriormente, apresentarão problemas sérios na sua aprendizagem. A cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, tornase mais uma opção do que uma necessidade. É importante o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho. Considerando alguns objetivos necessários de ensino e aprendizagem, os quais envolvem o uso da cartilha, avalie as afirmações a seguir:
I- Propiciar e orientar uma interação adequada entre o professor e o aluno, em torno do objeto a ser assimilado (a compreensão de um texto, um conceito, um tipo de raciocínio, um modo de fazer).
II-Favorecer uma interlocução pedagogicamente eficaz entre os sujeitos envolvidos no processo, de forma que a apresentação, o reconhecimento e a assimilação do objeto possa se dar por meio do diálogo.
III- Promover uma aproximação adequada dos sujeitos, e em especial do aprendiz, em relação ao objeto.
IV- Permitir aos sujeitos uma representação ao mesmo tempo possível para o nível e o momento do processo de ensino e aprendizagem e que seja aceitável para os saberes de referência socialmente legitimados. Da sua qualidade depende a correção conceitual do instrumento.
Estão corretas:
c. Todas estão corretas..
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramento da competência linguística, considerando que a conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação específica de comunicação. Desta forma, a língua oral é estruturada e apresenta características próprias. De acordo com o texto acima,quais são as características da língua oral? Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
(    )A escrita sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também na situação em que ela acontece.
(  )Na oralidade existem repetições, hesitações, correção imediata, para organizar o texto.
(   )O discurso escrito é resultado da cooperação entre os interlocutores.
(    )A produção oral ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos.
Assinale a alternativa correta:
d. F, V, F, V..
Várias pesquisas tem sido realizadas para determinar qual o método mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita. A escolha e a elaboração dos métodos de alfabetização tem como objetivo principal permitir e facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. Esses métodos podem ser diferenciados em métodos sintéticos, métodos analíticos e métodos analítico-sintéticos. Sobre estes três métodos, assinale a alternativa que corresponde corretamente a cada um deles.
I.Os métodos analíticos se caracterizam por iniciarem o processo de alfabetização partindo de unidades significativas da língua, ou seja, de palavras, frases, parágrafos ou textos. São classificados em: método das palavras, da frase, do parágrafo e do conto.
II.Os métodos sintéticos se caracterizam por iniciarem a aprendizagem de leitura partindo das unidades mínimas da língua: as letras, os sons, as sílabas. São classificados em: alfabético, fonético e silábico.
III.Os métodos analítico-sintéticos ou mistos combinam as duas formas anteriores, porém tem suas determinações especificas pré-determinadas, contextualizadas de forma diferente.
IV.São caracterizados por iniciarem o processo de alfabetização, partindo das unidades mínimas da língua. São classificados em alfabético e fonético.
Assinale a alternativa correta:
c. I e II estão corretas..
Os métodos analíticos se caracterizam por iniciarem o processo de alfabetização partindo de unidades significativas da língua, ou seja, de palavras, frases, parágrafos ou textos. São classificados em:método das palavras, da frase, do parágrafo e do conto. Sobre estes quatro elementos, assinale a alternativa que corresponde corretamente a cada um deles:
I.Método da palavra: é iniciado com uma discussão, que vai sendo aprofundada e enriquecida a medida que os alunos colocam seus pontos de vista e formulam questões. Após a discussão, o professor escreve uma das observações no quadro e a lê. Os alunos também a leem e identificam grupos de palavras, dentro de cada grupo.
II.Método do conto: esse método parte do princípio de que o conto desperta mais interesse a criança, pois os acontecimentos relatados apresentamse numa sequência lógica: princípio, meio e fim. Além de se desenvolver a compreensão acerca do material que e lido, os alunos podem prever e estabelecer relações entre os acontecimentos relatados.
III.Método da frase: esse método utiliza a frase como ponto de partida para a aprendizagem da leitura. As frases que surgem na classe são escritas no quadro e repetidas pelos alunos. A medida que as frases vão sendo aprendidas, o aluno vai fazendo comparações para perceber as diferenças entre elas, sempre baseado no todo;
IV.Método do parágrafo: Esse procedimento se baseia na tese de que cada palavra tem uma forma característica mediante a qual pode ser recordada. As palavras são apresentadas visualmente as crianças e estas as repetem em voz alta até que consigam identificálas rapidamente. À medida que as palavras vão sendo aprendidas, são utilizadas na construção de frases.
Assinale a alternativa correta:
d. II e III estão corretas..
Para Regina Zilberman (1991), o livro didático (cartilhas) contribui para o avesso da leitura e, constituindose, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura almeja alcançar. A leitura se caracteriza por uma experiência do presente, com a qual se compromete o leitor, já que ele contribui com seu mundo íntimo, no processo de decifração da obra. Segundo a concepção de dois autores sobre a cartilha, existem três aspectos perigosos: primeiro, de que as crianças com habilidade para decorar tornemse “papagaios de repetição” e não interiorizem a aprendizagem; segundo, a falta de significação das palavras escritas também torna difícil sua interiorização; terceiro, quando a cartilha insiste em um determinado tipo de exercício, os alunos acabam executandoo mecanicamente, sem atenção, sem interesse, sem ter o mínimo de desafio à sua capacidade. Marque a alternativa que destaca os autores que mencionaram os três aspectos.
d. Russo e Vian (2001)..
A questão dos métodos e sua combinação simultânea em função dos diversos momentos do ensino inicial da escrita e da leitura e, atualmente, uma tendência internacional. Um bom ponto de partida consiste, portanto, em reconhecer as deficiências de cada proposta e identificar os princípios permanentes que devem ser preservados e articulados simultaneamente. Contudo, a escolha do “melhor” método não poderá ser parcial e exclusiva, devendo se regular por vários critérios. Segundo Bregunci ( 2006, p. 31) quais são estes critérios? Assinale a alternativa que corresponde corretamente a esta contextualização.
I.Os princípios teóricos sugeridos pela produção teórica e pelas pesquisas já existentes nessa área.
II.A socialização de experiências ou práticas de sucesso de alfabetizadores.
III.O diagnóstico dos processos vivenciados pelos alunos, visando a escolha adequada das intervenções necessárias as suas progressões.
IV.O apoio em livros e materiais didáticos que ajudem a sistematizar, de forma coerente e consistente, o trabalho pedagógico em torno da alfabetização.
Assinale a alternativa correta:
d. II, III e IV estão corretas..
Os métodos sintéticos se caracterizam por iniciarem a aprendizagem de leitura partindo das unidades mínimas da língua: as letras, os sons, as sílabas e são classificados em: alfabético, fonético e silábico. Analise o seguinte contexto: este método apresenta suas vantagens e desvantagens. Sua principal vantagem é que, ao se usar o som das letras e não o seu nome para identificar as palavras, desenvolvese a capacidade de pronunciar qualquer palavra visualizada e, as desvantagens desse método, referem-se às dificuldades de se emitirem os sons das consoantes isoladamente do som das vogais e à falta de interesse do aluno, principalmente no início da alfabetização, quando é obrigado a memorizar sons sem significado, numa atividade meramente mecânica, na qual não existe preocupação com o desenvolvimento de compreensão. O contexto acima se refere a qual método?
c. Método fonético..
Analise o contexto: estas propostas devem oportunizar aos alunos diferentes situações de escuta e de fala, de modo a exercitar as regras instituídas para as situações interativas face a face: saber ouvir, respeitar o posicionamento do outro, mostrar polidez, saber analisar e interferir, selecionar informações para registrar, etc. Devem, também, ampliar a competência do aluno em situações formais e também em situações informais, uma vez que sua produção deverá variar de acordo com o propósito a que se destina – informar, divertir, persuadir, etc, com o interlocutor e a situação. O exposto acima mencionado se refere a:
Marque a alternativa correta:
d. produção oral..
A cartilha deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, tornase mais uma opção do que uma necessidade. É importante o professor perceber que essa opção pode servir de apoio para nortear seu trabalho.Segundo Regina Zilberman (1991, p. 22), o livro didático (cartilhas) contribui para o avesso da leitura e, constituindose, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leituraalmeja alcançar. As cartilhas são úteis, porém quando não forem usadas como única fonte de informação, pois o objetivo deve ser o de ampliar e não limitar; o importante não é só a seleção adequada do material, mas principalmente como ele é utilizado. Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F sobre os objetivos que deveriam envolver o uso da cartilha.
(__)Promover uma aproximação adequada dos sujeitos e, em especial, do aprendiz, em relação ao objeto.
(__)Favorecer uma interlocução pedagogicamente eficaz entre os sujeitos envolvidos no processo, de forma que a apresentação, o reconhecimento e a assimilação do objeto possa se dar por meio do diálogo, exatamente como no exemplo da construção coletiva da noção de referente possível para uma determinada palavra.
(__)Propiciar e orienta uma interação adequada entre o professor e o aluno, em torno do objeto a ser assimilado (a compreensão de um texto, um conceito, um tipo de raciocínio, um modo de fazer, etc.).
(__)Permitir aos sujeitos uma representação ao mesmo tempo possível para o nível e o momento do processo de ensino e aprendizagem e que seja aceitável para os saberes de referência socialmente legitimados. Da sua qualidade depende a correção conceitual do instrumento.
Assinale a alternativa correta:
d. V, V, V, V..
O método analítico-sintético ou misto surgiu para responder às críticas feitas aos métodos sintéticos e aos métodos analíticos. Segundo Morais (2006, p. 59), o método misto é o mais usado atualmente e podemos encontrálo em duas formas: uma que parte de palavras ou frases e o professor dirige a análise para os elementos que compõem essas estruturas linguísticas complexas (método analíticosintético de orientação global) e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente às consoantes formando sílabas, as quais combinadas uma às outras originam as palavras (método analíticosintético de orientação sintética). Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A principal vantagem do referido método é de permitir que o aluno reconheça rapidamente as palavras visualizadas e que compreenda os símbolos gráficos que está decodificando.
PORQUE
Uma nova tendência surgiu dentro do método misto, a de associar os sons e as letras a determinadas formais gestuais. Geralmente, os gestos são abandonados à medida que deixam de ser necessários.
Assinale a alternativa correta:
d. As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira..
O ensino de língua, para poder dar resposta a sua tarefa de desenvolver nos alunos a competência de compreender e produzir textos em diversas situações de interação, ou seja, permitir-lhes a inserção no mundo letrado, deve, necessariamente, oferecer incentivos e meios para que os aprendizes leiam. A leitura da literatura de ficção e não ficção, de revistas e jornais, enfim, dos diferentes textos que circulam na sociedade é um modo de a escola cumprir seu papel de favorecer condições para que os alunos, gradativamente, aumentem seus saberes e, em consequência, desenvolvam o raciocínio, o senso crítico, a compreensão do real, a curiosidade intelectual, essenciais para a construção de uma sociedade mais politizada. Segundo este contexto SILVA, (2005 p.22), afirma que o trabalho do professor merece maior destaque porque:
I.O professor é o intelectual que delimita todos os quadrantes do terreno da leitura escolar.
II.Sem a sua presença atuante, sem o seu trabalho competente, o terreno dificilmente chegará a produzir o benefício que a sociedade espera e deseja, ou seja, leitura e leitores assíduos e maduros.
III.Sem um professor que, além de se posicionar como um leitor assíduo, crítico e competente, entenda realmente a complexidade do ato de ler, as demais condições para a produção da leitura perderão em validade, potência e efeito.
IV.O professor é o profissional que irá definir os componentes que farão parte da complexidade oral dentro desta conjuntura de leitura escolar.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao enunciado:
c. I, II e III estão corretas.
A cartilha na atual conjuntura deixou de ser material fundamental e obrigatório na alfabetização. Uma vez que todo e qualquer material escrito pode ser considerado didático, a cartilha, propriamente dita, tornase mais uma opção do que uma necessidade. É necessário que o professor perceba que este material pode servir de apoio para nortear seu trabalho, em conjunto com outras metodologias e materiais de apoio. Porém, muitos são os autores que criticam e relacionam vários fatores problemáticos que influenciam negativamente no ensino aprendizagem por meio da cartilha. Sobre estes autores assinale V para verdadeiro e F para falso.
(   )Marisa Borba: há livros didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo errados, favorecendo assim, a disseminação de preconceitos de diversas formas como o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como corretas.
(   )Bruno Bettelheim e Karen Zelan, questionam o conteúdo das cartilhas, advertindo quanto ao vocabulário extremamente limitado e a simplicidade das proposições que não encorajam o investimento da energia mental na leitura. Analisam, também, a repetição de palavras idênticas como sendo uma reversão ao tempo em que a criança estava aprendendo a falar e repetia sempre as mesmas palavras.
(   )Zizi Trevisan critica a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A partir de uma pequena amostra de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma breve síntese da concepção de texto escrito que e passada aos alunos e que, se não mudada a tempo, vai perseguilos por toda a sua vida escolar.
(   )Massini Cagliari coloca que o livro didático (cartilhas) contribui para o avesso da leitura e, constituindose, de certa maneira, no arquétipo do livro em sala de aula, acaba por exercer um efeito que embacia a imagem que a prática da leitura almeja alcançar.
Assinale a alternativa correta:
c. V, V, F, F..
Segundo o autor Barbosa (1991 p. 47) o método sintético é o mais antigo de todos os métodos tendo mais de 2 mil anos. Ele se caracteriza por iniciar a aprendizagem de leitura partindo das unidades mínimas da língua: as letras, os sons, as sílabas, sendo classificados em: alfabético, fonético e silábico. Sobre estas três classificações assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
( )Devido a sua ineficácia, o método fonético foi abandonado gradativamente e caiu em desuso, muitas foram as críticas a seu respeito e funcionalidade.
( )No método alfabético o ensino da leitura se inicia pelo nome das letras que compõem o alfabeto. Depois de decorado o alfabeto de forma direta, inversa e salteada, o aluno faz todas as combinações possíveis entre as vogais e as consoantes. Primeiro, as combinações são entre duas letras; quando dominadas passase a combinar três, quatro, cinco letras. Só então se trabalham as sílabas que formarão as palavras para se chegar as frases, aos parágrafos e aos textos.
( )Método fonético: parte do princípio de que a palavra se forma pronunciando rapidamente os sons das letras e não o seu nome. A primeira etapa a ser ensinada a criança que começa o processo de alfabetização e o som e a forma gráfica das letras.
( )Método silábico: as unidades-chave empregadas para se ensinar a ler são as sílabas, para depois serem combinadas em palavras e frases. Este método surgiu para tentar superar os obstáculos apontados no método alfabético, principalmente aqueles relacionados as dificuldades de se pronunciar com exatidão os sons das consoantes, isolados dos sons das vogais.
Assinale a alternativa correta:
d. F, V, V, F..
O método analítico-sintético ou misto surgiu para responder as críticas feitas aos métodos sintéticos e aos métodos analíticos. Segundo Morais (2006, p 59), o método misto é o mais usado atualmente e podemos encontrálo em duas formas: uma que parte de palavras ou frases e o professor dirige a análise para os elementos que compõem essasestruturas linguísticas complexas (método analítico-sintético de orientação global) e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as consoantes formando sílabas, as quais combinadas umas as outras originam as palavras (método analítico-sintético de orientação sintética). Sobre este método é correto afirmar que:
I.A principal vantagem do método analíticosintético é de permitir que o aluno reconheça rapidamente as palavras visualizadas e que compreenda os símbolos gráficos que está decodificando.
II.Recentemente surgiu uma nova tendência dentro do método misto, a de associar os sons e as letras a determinadas formais gestuais. Geralmente os gestos são abandonados à medida que deixam de ser necessários.
III.A crítica a esse método está baseada na relação a grande ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras.
IV.O processo psicológico no método misto é sempre o mesmo: ao se deparar com palavras, o aluno devera dividilas em sílabas (análise), o que permite a decodificação dos símbolos impressos e, para pronunciálas e compreendê-las, deverá realizar a síntese, ou seja, a recombinação das sílabas em palavras.
Assinale a alternativa correta:
d.I, II e IV estão corretas..
Como integrar alfabetização e letramento em sala de aula? Partindo das características de três componentes de aprendizagem considerados necessários para o processo de alfabetização, conseguiremos responder a pergunta acima mencionada, sendo eles: produção escrita, produção oral, trabalho com a leitura. De acordo com Costa Val (2006), ter clareza quanto à diversidade de usos e funções da escrita e às incontáveis possibilidades que ela abre é importante, tanto do ponto de vista conceitual e procedimental, para que o aluno seja capaz de fazer escolhas adequadas ao participar das práticas sociais de leitura/escrita, quanto do ponto de vista comportamental, porque o interesse e a própria disposição positiva para o aprendizado tendem a se acentuar com a compreensão da utilidade e relevância daquilo que se aprende. Marque a alternativa que conceitua as características da produção escrita.
d. O aluno deve se cercar de complexos e diversos procedimentos, pois essa é uma tarefa para a qual se supõe que o autor assuma diferentes papéis (o de quem planeja, o de quem lê para revisar e o de quem corrige propriamente)..
A escolha e a elaboração dos métodos de alfabetização têm como objetivo precípuo permitir e facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. Como encontramos uma grande variedade de métodos de ensino, julgamos necessário refletir acerca dos aspectos teóricos nos quais eles se baseiam, englobando as vantagens e desvantagens dentro do processo de ensino aprendizagem. Eles podem ser diferenciados em três grandes grupos: os métodos sintéticos, os métodos analíticos e os métodos analíticosintéticos. Marque a alternativa que destaca a aprendizagem da leitura, utilizando-se dos métodos sintéticos.
d. Inicia a aprendizagem de leitura partindo das unidades mínimas da língua: as letras, os sons, as sílabas. São classificados em: alfabético, fonético e silábico..
Muitas pesquisas tem sido realizadas, atualmente, para determinar qual o método mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita. Os resultados não mostram uma conclusão precisa sobre qual é o melhor método de ensino empregado atualmente, mas mostraram que cada método desenvolve no aluno determinadas capacidades. Porém, muitas foram às críticas acerca dos métodos analíticos sobre a sua funcionalidade de fato. Dentro desta conjuntura, assinale as alternativas que correspondem corretamente às críticas aos seus métodos.
I.Método do conto: as críticas a esse método são as seguintes: para ler uma história que foi escrita no quadro negro, após ter sido relatada pelo professor, as crianças devem ter uma excelente memória auditiva para recordar a sequência dos fatos. Caso contrário, os alunos não conseguirão ler nem identificar os parágrafos escritos.
II.Método da palavra: as críticas a esse método dizem respeito a falta de interesse da criança no início da alfabetização devido a necessidade de serem memorizadas sílabas sem sentido e, como consequência, o desenvolvimento de uma leitura mecânica que não leva a compreensão do que é lido.
III.Método da frase: as críticas a este método consistem nas dificuldades que a maioria das crianças encontra para identificar as palavras, o que atrasa o processo de aprender a ler.
IV.Método do parágrafo: as críticas a esse método está baseada na relação a grande ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras.
Assinale a alternativa correta:
d. I, III e IV estão corretas..
As práticas de produção oral devem contemplar o aprimoramento da competência linguística, considerando que a conversação acontece na relação entre falantes e suas intenções em uma situação específica de comunicação. Devese mostrar, em relação à coerência dos discursos orais, que é um processo que ocorre na orientação temporal e, por isso, apresenta algumas diferenças funcionais, físicas e situacionais com relação à escrita, por ter interpretação mútua dos interlocutores, permitindo ao mesmo tempo a homogeneidade textual e heterogeneidade discursiva. Partindo deste pressuposto, nota-se que a língua oral é estruturada e apresenta características próprias: na oralidade, o discurso oral, a fala e a produção oral. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, conceituando o significado de cada característica da língua oral.
1 – Oralidade.
2 – Discurso oral.
3 – Fala.
4 – Produção oral.
(__)Ocorre com a presença dos interlocutores que contam com um tempo muito pequeno para organizar perfeitamente as suas ideias e selecionar a estrutura de seus textos.
(__)Sofrerá variação não só em decorrência do gênero discursivo, mas também, em função da situação em que ela acontece.
(__)É resultado da cooperação entre os interlocutores.
(__)Existem repetições, hesitações, correção imediata, entre outros recursos para organizar o texto.Assinale a alternativa correta:
c. 4, 3, 2, 1..
Regina Zilberman, Zizi Trevisan, Marisa Borba expõem suas ideias sobre o uso da cartilha, conceituando as várias posições contra a sua aplicação. Segundo as autoras,  o uso da cartilha influencia negativamente no ensino/aprendizagem. Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F no que se refere aos conceitos sobre a cartilha apresentados por diversos autores.
(__) Segundo Trevisan (1998), através da observação dos procedimentos metodológicos dos autores de livros didáticos (cartilhas), verificase que a metodologia do ensino de textos utilizada por eles vem se apoiando na simples organização sequencial de atividades, isto é, na sequência de passos para se chegar a um fim, entendido como o cumprimento do conteúdo programático.
(__) Karen Zelan (1991) critica a falta de coerência e coesão nos textos das cartilhas. A partir de uma pequena amostra de textos retirada de cartilhas, a autora faz uma breve síntese da concepção de texto escrito que é passada aos alunos e que, se não mudada a tempo, vai perseguilos por toda a sua vida escolar (e por sua vida extraescolar também).
(__) Para Marisa Borba (2006), há livros didáticos com conteúdos indevidos, até mesmo errados, favorecendo assim a disseminação de preconceitos de diversas formas como o privilégio da cultura da classe dominante, única aceita como correta.
(__) Para Bruno Bettelheim (1991), o livro didático exclui a interpretação e, com isto, exila o leitor. Propondose como autossuficiente, simboliza uma autoridade em tudo contrária à natureza da obra de ficção que, mesmo na sua autonomia, não sobrevive sem o diálogo que mantém com seu destinatário.
Assinale a alternativa correta:
d. V, F, V, F..
Dentro do método do conto, os exercícios para se ensinar a ler partem do conjunto de parágrafos, ou seja, do conto. Esse método desperta mais interesse à criança, pois os acontecimentos relatados apresentamse numa sequência lógica:princípio, meio e fim. Além de se desenvolver a compreensão acerca do material que é lido, os alunos podem prever e estabelecer relações entre os acontecimentos relatados. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A aprendizagem iniciase com o relato de uma história feito pelo professor, o relato é escrito no quadro e, como os alunos já conhecem a sucessão dos fatos, conseguem identificar os parágrafos dentro da história escrita.
PORQUE
Os alunos podem ser levados a identificar palavras dentro das frases ou os elementos que constituem as palavras.
Assinale a alternativa correta:
d. As duas são alternativas verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira..
Muitas pesquisas tem sido realizadas, atualmente, para determinar qual o método mais eficaz para o ensino da leitura e da escrita. Os resultados não mostram uma conclusão precisa sobre qual é o melhor método de ensino empregado atualmente, mas mostraram que cada método desenvolve no aluno determinadas capacidades. Porém, muitas foram às críticas acerca dos métodos analíticos sobre a sua funcionalidade de fato. Dentro desta conjuntura, assinale as alternativas que correspondem corretamente às críticas aos seus métodos.
I.Método do conto: as críticas a esse método são as seguintes: para ler uma história que foi escrita no quadro negro, após ter sido relatada pelo professor, as crianças devem ter uma excelente memória auditiva para recordar a sequência dos fatos. Caso contrário, os alunos não conseguirão ler nem identificar os parágrafos escritos.
II.Método da palavra: as críticas a esse método dizem respeito a falta de interesse da criança no início da alfabetização devido a necessidade de serem memorizadas sílabas sem sentido e, como consequência, o desenvolvimento de uma leitura mecânica que não leva a compreensão do que é lido.
III.Método da frase: as críticas a este método consistem nas dificuldades que a maioria das crianças encontra para identificar as palavras, o que atrasa o processo de aprender a ler.
IV.Método do parágrafo: as críticas a esse método está baseada na relação a grande ênfase na compreensão do que se lê, em detrimento do reconhecimento imediato das palavras.
Assinale a alternativa correta:
d. I, III e IV estão corretas..
 Não precisamos ensinar ninguém a falar, visto que a aquisição da linguagem oral ocorre de maneira natural, bastando que se tenha contato com falantes de uma língua. Já, a escrita, precisa ser ensinada. Por este motivo, a maioria das pessoas passa por um processo escolar de letramento para aprender a ler e a escrever. Neste caso, assinale a alternativa INCORRETA:
d. A fala e a escrita também possuem muitas semelhanças, como por exemplo, a interação, que pode ser face a face ou a distância, também a reformulação promovida pelo falante e pelo interlocutor..
O fato de algumas pessoas dizerem que a escrita é a transição da fala ou que se escreve tal como se fala é comum.
PORQUE
A escrita é a representação gráfica da linguagem falada, pois essa representação se realiza de forma exata, precisa.
Sendo assim, assinale a alternativa correta:
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e, a segunda, uma proposição falsa..
A diferença entre a fala e a escrita fica evidente devido à própria natureza das modalidades, sendo assim, complete a frase abaixo:
Tendo em vista que a fala ocorre por um canal ____________ e a escrita por um canal ____________, então, a fala tem um caráter ______________, enquanto que a escrita tem um caráter ________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
c. auditiva, visual, efêmero e duradouro..
Para Morais (2006, p.156), ao traduzir pensamentos ou palavras percebidas auditivamente em letras, há a necessidade de se levar em consideração, além da linguagem oral, as regras ortográficas, o contexto no qual os fonemas estão inseridos e de se memorizar a grafia de determinadas palavras, cujos sons podem ser representados por dois ou mais grafemas. Sobre as características da escrita e da fala, assinale a alternativa correta:
c. O espaço em branco utilizado entre as palavras escritas é uma das diferenças entre as duas modalidades - fala e escrita, tendo em vista que ao traduzir o pensamento, escrevemos em unidades linguísticas, separadas nitidamente por espaços em branco..
Conforme postula a sociolinguística, é irrefutável a visão de que a língua não é um fato homogêneo, pois, toda e qualquer língua é um conjunto bastante heterogêneo de variedades linguísticas. Sendo assim, sobre a variação linguística, assinale a alternativa INCORRETA:
c. Durante muitos anos, a escola apresentou a língua como um fato heterogêneo, pois era embasada nas regras da gramática normativa..
A pesquisadora Emília Ferreiro faz ponderações fundamentadas cientificamente e, em termos pedagógicos, o professor fica incumbido de auxiliar os alunos da melhor maneira possível a construir sua aprendizagem, adaptando a prática metodológica à teoria comprovada pelos pesquisadores, oportunizando situações em que as crianças sintam-se seguras para questionar e criar suas próprias hipóteses, progredindo na escrita. Neste sentido, sobre as características da sistematização de Emília Ferreiro, assinale a alternativa correta:
d. Para Emília Ferreiro, é necessário ver a criança e entender seus erros de uma forma diferente, ou seja, como demonstração do seu grau de conhecimento e como um pré-requisito para chegar ao acerto..
Sobre as diferenças nas condições de produção da fala e da escrita, relacione as características correspondentes:
1 Fala
2 Escrita
 
(  ) Planejamento anterior à produção
(  ) Impossibilidade de apagamento
(  ) Acesso imediato às relações do interlocutor
(  ) Livre consulta
(  ) interação a distância (espaço-temporal)
(  ) O texto mostra todo o seu processo de criação
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
d. 2, 1, 1, 2, 2, 1..
As atividades elaboradas para o período de alfabetização devem ser trabalhadas de acordo com a necessidade de cada criança, associadas as várias áreas e em caráter lúdico. Sobre a alfabetização, assinale V para verdadeira e F para falsa:{
(  )O professor alfabetizador necessita estar preparado e atento, visto que não existem turmas homogêneas.
(  )A alfabetização deverá ocorrer sem impor regras rígidas, permitindo que o objetivo maior seja que as crianças tornem-se crianças-leitoras.
(  )Nem todas as atividades escolares necessitam ser um evento de letramento, ou um passo para a formação real de um leitor.
(  )A imaginação dos alfabetizandos não necessita ser ativada e, ao dar um contexto efetivo, considera-se a história de leitura das crianças e as diferenças individuais.
Assinale a alternativa correta:
d. V, V, F, F..
O processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de conceituação que revelam as hipóteses a que chegou a criança, definidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Leia com atenção as alternativas abaixo e assinale a alternativa completa e correta:
A sequência correta é:
d. Nível 1 – hipótese pré-silábica; Nível 2 – Intermediário I; Nível 3 – hipótese silábica; Nível 4 – hipótese silábico-alfabética ou intermediário II e, Nível 5 – hipótese alfabética..
Segundo Rossana Ramos, em sua obra 200 dias de leitura e escrita na escola, os professores devem incentivar os alunos a escrever e a ler em todos os dias do ano letivo. Neste caso, leia com atenção as asserções abaixo:
I. O professor deve verificar as hipóteses de escrita de seus alunos antes de planejar suas aulas, ou seja, analisar os textos por eles produzidos para que possa auxiliar na correção das formas não apropriadas.
II. Sugerir atividades funcionais de escrita e leitura, isto é, fazer com que produzam textos que possam ser lidos e utilizados fora do contexto da sala de aula.
III. A produção de textos individuais é a forma menos eficiente de promover o desenvolvimento da escrita.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
d. Apenas as proposiçõesI e II são verdadeiras..
As autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky definiram o processo evolutivo de aprendizagem da leitura em níveis de conceituação, os quais revelam as hipóteses que a criança chegou. Neste caso, sobre os níveis de evolução da criança, assinale V para verdadeiro e F para falso:
(  ) Em cada nível de evolução, a criança elabora suposições a respeito dos processos de leitura e escrita, baseando-se na compreensão que possui desses processos.
(  ) A passagem de um nível para outro nunca ocorrerá por mérito apenas da criança, pois a mesma jamais conseguirá fazer esta transição sozinha, sempre será orientada por um profissional, ou seja, as hipóteses são do pensamento do educador, não do educando.
(  ) As mudanças de níveis só ocorrerão quando a criança se deparar com questões que o nível em que ela se encontra não puder explicar: ela irá elaborar novas suposições e novas questões e assim por diante.
(  ) Os níveis de evolução são barreiras de desenvolvimento da leitura e escrita, nas quais a criança se sentirá insegura para prosseguir e necessitará de acompanhamento integral.
Assinale a alternativa correta:
d.V, F, V, F..
Segundo Russo e Vian (2001, p. 53), a primeira preocupação no processo de alfabetização deve ser a de procurar trabalhar com elementos significativos para o aluno. Sabe-se que o que tem maior significado para uma criança é o seu próprio nome, que a identifica e lhe dá identidade. Sobre as formas de trabalhar a alfabetização através dos nomes, assinale a alternativa correta:
c. A elaboração de prisma em cartolina do mesmo tamanho para cada aluno é bem pertinente. De um lado, escreve-se em letra de fôrma azul, do outro em letra cursiva em vermelho, o que faz com que os alunos percebam que o mesmo espaço pode ser o mesmo para palavras de tamanhos diferentes..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes