A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
EXERCICIOALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO

Pré-visualização | Página 7 de 7

I e II são verdadeiras..
As autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky definiram o processo evolutivo de aprendizagem da leitura em níveis de conceituação, os quais revelam as hipóteses que a criança chegou. Neste caso, sobre os níveis de evolução da criança, assinale V para verdadeiro e F para falso:
(  ) Em cada nível de evolução, a criança elabora suposições a respeito dos processos de leitura e escrita, baseando-se na compreensão que possui desses processos.
(  ) A passagem de um nível para outro nunca ocorrerá por mérito apenas da criança, pois a mesma jamais conseguirá fazer esta transição sozinha, sempre será orientada por um profissional, ou seja, as hipóteses são do pensamento do educador, não do educando.
(  ) As mudanças de níveis só ocorrerão quando a criança se deparar com questões que o nível em que ela se encontra não puder explicar: ela irá elaborar novas suposições e novas questões e assim por diante.
(  ) Os níveis de evolução são barreiras de desenvolvimento da leitura e escrita, nas quais a criança se sentirá insegura para prosseguir e necessitará de acompanhamento integral.
Assinale a alternativa correta:
d.V, F, V, F..
Segundo Russo e Vian (2001, p. 53), a primeira preocupação no processo de alfabetização deve ser a de procurar trabalhar com elementos significativos para o aluno. Sabe-se que o que tem maior significado para uma criança é o seu próprio nome, que a identifica e lhe dá identidade. Sobre as formas de trabalhar a alfabetização através dos nomes, assinale a alternativa correta:
c. A elaboração de prisma em cartolina do mesmo tamanho para cada aluno é bem pertinente. De um lado, escreve-se em letra de fôrma azul, do outro em letra cursiva em vermelho, o que faz com que os alunos percebam que o mesmo espaço pode ser o mesmo para palavras de tamanhos diferentes..