A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
dificuldade aprendizagem exercicios

Pré-visualização | Página 4 de 6

pode comprometer a audição. Existem quatro tipos de perdas auditivas, conforme Argosy (2009):
I-Deficiência auditiva condutiva;
II-Deficiência auditiva sensório-neural;
III-Deficiência auditiva mista;
IV-Deficiência auditiva central.
Relacione as deficiências as suas devidas características:
( )disfunção auditiva central ou surdez central.
( )impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
( )interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio.
( )alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo.
Assinale a sequência correta:
e. IV, II, I, III; 
As implicações decorrentes das dificuldades de aprendizagem são amplas e envolvem estudos das várias áreas da ciência, sendo que cada uma delas tem suas definições e nomenclaturas, que melhor abordam ou conceituam o tema. Sobre as definições acerca de algumas das dificuldades e ou distúrbios de aprendizagem, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. Em seguida, assinale a sequência correta das respostas.
( )A Deficiência Visual pode ser definida como uma dificuldade neurossensorial e apresenta redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e após a melhor correção ótica, manifestando-se como baixa visão, que requer recursos didáticos e equipamentos especiais, como ampliação de letras ou uso de recursos ópticos, e pela cegueira que leva o indivíduo a necessitar do método Braille, como meio de leitura e escrita; do sorobã, para cálculos matemáticos, além de outros recursos didáticos e equipamentos especiais.
( )A Deficiência Intelectual possui como característica essencial o funcionamento intelectual significativamente inferior à média, que deve ter início antes dos 18 anos e pode ser decorrente de anormalidades cromossômicas, distúrbios de gestação, retardo decorrente de distúrbio psiquiátrico, influências ambientais, infecção e intoxicação, trauma ou agente físico, metabolismo ou nutrição, doença cerebral grave, entre outros.
( )O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) se origina de disfunção neurobiológica e crônica que acompanha a pessoa por toda a vida por ter causa predominantemente genética, e dentre suas consequências podemos citar: a hiperatividade, a distração, a impulsividade das repostas, o aumento no índice dos erros e o fracasso na aprendizagem, gerando, dessa forma, baixa autoestima e negatividade frente a outras situações de vida.
( )O funcionamento intelectual está acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das áreas de habilidades de comunicação, no auto-cuidado, na vida doméstica, nas habilidades sociais/interpessoais, no uso de recursos comunitários, na auto-suficiência, nas habilidades acadêmicas, no trabalho, lazer, saúde e segurança.
( )A ocorrência da deficiência mental deve ter início antes dos 18 anos.
A sequência correta é:
b. Todas são verdadeiras.
Ao se comunicar com uma criança que não ouve, o importante é que você se mostre o mais natural possível e não tenha receio de falar, pois a pessoa surda também quer se comunicar com os ouvintes, basta oportunizá-los. Abaixo são apresentadas algumas opções para nos relacionarmos com os surdos. Leia as afirmativas, marque F para as falsas e V para as verdadeiras:
( )Use diferentes formas de linguagem: fala, expressão corporal e movimento labial;
( )Fale alto e perto do surdo para que ele possa ouvir claramente;
( )Espere sempre que o surdo olhe para você antes de falar;
( )Fale de frente, pausadamente e de forma clara, pois facilita a comunicação. Ao falar, não gesticule muito ou tenha qualquer barreira diante dos lábios, para não dificultar a leitura labial;
Assinale a sequência correta:
c. V, F, V, V; 
Segundo Argosy, (2009). Qualquer alteração em um desses mecanismos pode comprometer a audição. Existem quatro tipos de perdas auditivas:
I-Deficiência auditiva condutiva - interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio.
II-Deficiência auditiva sensório-neural - impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
III-Deficiência auditiva mista - alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo.
IV-Deficiência auditiva central - disfunção auditiva central ou surdez central.
V-Deficiência auditiva direita - disfunção auditiva que afeta somente o lado direito.
Quais alternativas são verdadeiras?
b. alternativas I, II, III e IV; 
O TDAH é uma disfunção neurobiológica e crônica de causa predominantemente genética, que se caracteriza por distúrbios de atenção e hiperatividade e que gera problemas grafomotores, bem como resulta em dificuldades de memória, linguagem e desorganização espacial. Entre as comorbidades resultantes do TDAH quais podem ser citadas?
e. a depressão e ansiedade, o transtorno bipolar, o transtorno opositor desafiante, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette; 
Sabemos que os jogos são instrumentos muito importantes que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem. O jogo enquanto atividade lúdica contribui para a exploração de situações e permite que a criança organize e se estruture, emocionalmente, para enfrentar futuros desafios nas demais fases de sua vida. Preencha as lacunas com a sequência de palavras que apontam outras características de extrema relevância das atividades lúdicas para a aprendizagem. O jogo, enquanto atividade .............., contribui para a exploração de ................... e permite que a criança organize e se estruture ..................... para enfrentar futuros desafios nas demais fases de sua vida. Os ................ surgidos nos jogos pela imposição de regras contribuem para o autocontrole, bem como proporcionam prazer e ............... para novos ensaios.
e. lúdica/situações/emocionalmente/conflitos/entusiasmo. 
Há alguns anos, os problemas de aprendizagem eram encaminhados aos especialistas da área médica que, por suas características de trabalho, tais especialistas pouco conseguiam fazer por essas crianças (já que os problemas encontravam-se ligados à criança, à família, à escola e à comunidade). A Psicopedagogia se apresenta como resposta a esse desafio, em que a atuação dos psicopedagogos, além de trabalhar com as dificuldades de aprendizagem e detectar problemas do aparelho escolar, pretende analisar as características multidisciplinares do educando, ou seja, se seus padrões evolutivos são “normais” ou resultantes de fatores orgânicos. No contexto multidisciplinar, a Psicopedagogia busca o conhecimento nas áreas da Psicologia e da Pedagogia, mas também precisa conhecer a área da:
d. linguística, para entender como se dá o desenvolvimento da linguagem e os processos de aquisição da linguagem oral e escrita.
A família tem papel preponderante no desenvolvimento da criança e as informações advindas do ambiente familiar podem responder às questões favoráveis ou desfavoráveis em seu desempenho escolar. Conhecer as condições físicas de moradia significa entender como a criança vive e o que a escola pode exigir desse contexto, bem como compreender os valores que essa família transmite à criança. Outras questões também devem ser analisadas, quais são elas? Leia as afirmativas apresentadas abaixo e escreva F para Falsa e V para Verdadeira, e depois assinale a sequência correta:
( )pessoas que convivem com o aluno;
( )relações afetivas;
( )qualidade das comunicações e oportunidades de desenvolvimento e de conquista da autonomia.
Assinale a sequência correta:
e. V, V, V; 
Cysneiros (apud PASSOS, 2006) afirma que as tecnologias têm ampliado as formas convencionais de atuação dos professores, da mesma forma que o quadro de giz ou os livros têm permitido “a generalização” de conteúdos, as tecnologias de informação atuais podem permitir o “saber fazer” em situações reais, similares