A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
atividade2 comuni

Pré-visualização | Página 2 de 2

apresentada foi extraída de um site de Portugal. Leia o texto abaixo e observe os trechos grifados.: 
Aviso amarelo na Guarda, Castelo Branco e Évora devido a calor
Os distritos da Guarda, Castelo Branco e Évora mantêm-se hoje com aviso Amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Castelo Branco será o distrito mais quente com 35 graus Celsius, seguido de Évora com 34 graus e Guarda com 28 graus.
O aviso Amarelo é o segundo menos importante de uma escala de quatro níveis. Face às temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou segunda-feira em alerta Amarelo - o nível intermediário de uma escala de três - os distritos de Bragança, Portalegre, Évora e Beja.
De acordo com o site da DGS, o alerta de segunda-feira é válido para hoje e significa «atenção ao calor».
Para hoje, o IM aguarda céu pouco nublado ou limpo, com aumento gradual de nebulosidade por nuvens altas a partir da tarde. Prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte e Centro.
Diário Digital / Lusa  Fonte: https://olharevora.blogs.sapo.pt/112164.html
Diante do texto e do trecho grifado, podemos afirmar como correto: 
Resposta:
PERGUNTA 6
O texto abaixo aborda a situação de refugiados no território brasileiro. Leia um trecho: 
“Diante da escalada da crise na Venezuela que leva cada vez mais venezuelanos a cruzarem as fronteiras rumo ao Brasil em busca de uma vida melhor, o Governo de Michel Temer assinou um decreto reconhecendo a "situação de vulnerabilidade" em Roraima. O Estado é a principal porta de entrada dos imigrantes que fogem da crise de abastecimento de alimentos, do colapso dos serviços públicos e de uma inflação de 700% no país vizinho. O presidente ainda editou uma medida provisória (MP) que acena com ações de assistência emergências para imigrantes venezuelanos no Estado em diversas áreas, como proteção social, saúde, educação, alimentação e segurança pública. Elas serão coordenadas por um comitê federal composto por representantes de distintos ministérios e conduzidas em parcerias entre União, Roraima e municípios.”
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/16/politica/1518736071_492585.html
Considerando as informações apresentadas e o tema coesão textual, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A coesão textual contribui para a articulação das ideias apresentadas em um texto, permitindo ao leitor uma boa fruição na qualidade, na leitura e compreensão da informação.
PORQUE
II. Uma das estratégias para produzir um texto coeso é fazer uso da substituição dos termos como foi apresentado e sublinhado no exemplo .
PERGUNTA 7
A coesão textual é a estratégia de articulação entre as partes do texto, de acordo com a relação de sentido que elas estabelecem entre si. Dessa forma, considere um exemplo de texto a seguir:
“Estamos planejando uma festa de inauguração da loja que está sendo instalada na rua da praia. Cremos que esse empreendimento será um grande sucesso, pois está sendo criado com muito cuidado e carinho pelos seus idealizadores”.
Sobre as estratégias de coesão utilizadas no exemplo, analise as afirmativas a seguir.:
I. As ideias do texto estão redundantes e não se encontram articuladas satisfatoriamente.
PORQUE
II. São realizadas as estratégias de referência, substituição, elipse e conjunção para retomar e relacionar as ideias.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
PERGUNTA 8
Até a década de 1990 havia no mercado um produto comestível e que era consumido, principalmente, pelo público infantil.  Após essa década, a empresa responsável pela produção retirou do mercado e alterou seu nome. Abaixo temos uma imagem do referido produto: 
 Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=E8v5p4uQtAs
Considerando a informação apresentada quanto ao tema da coerência textual, pode-se aferir que: 
i. A incoerência da propaganda reside na imagem de uma criança simulando o consumo de um cigarro, pois a legislação proíbe o consumo do tabaco para menores.
ii. A identificação do fator incoerência na imagem apresentada tem como uma das justificativas o domínio extralinguístico, pois o interlocutor necessita compartilhar o conhecimento quanto aos prejuízos do tabaco e a influência da propaganda nas crianças.
iii. O uso de uma linguagem verbal (cigarrinhos) e uma linguagem não verbal (uma criança simulando segurar um cigarro) reforça o possível e futuro consumo do tabaco por parte do público infantil. 
iv. A coerência é um texto ligado somente a produção textual, consequentemente, uma imagem não pode servir de exemplo para o debate da incoerência no que tange ao consumo do tabaco na infância.
É correto o que se afirma em:
PERGUNTA 9
A imagem abaixo mostra alguns gêneros textuais digitais que surgiram com o advento da internet e do avanço tecnológico. 
 Fonte: http://asasdamemoria.blogspot.com.br/2010/05/rede-de-relacionamentos-virtuais.html
Leia um pequeno trecho de um texto que aborda o tema gêneros digitais:
“A verdade é que a comunicação na internet acabou criando novos gêneros e alterando outros, comprovando que eles estão a serviço dos falantes e às necessidades de seu tempo. Se antes enviávamos cartas, hoje enviamos e-mail, que nada mais é do que uma adaptação virtual que dispensa o papel e a caneta. Se em um passado não muito distante enviávamos mensagens de celular, hoje utilizamos as redes sociais para deixar um recado para nossos amigos.”
Fonte: https://portugues.uol.com.br/redacao/generos-digitais.html
Diante de tal cenário e do tema gêneros textuais e tecnologia, podemos afirmar que:
PERGUNTA 10
Leia um trecho de um texto que aborda a realidade das mulheres no mercado de trabalho brasileiro:
"As brasileiras já são mais da metade da população, estudam mais que os homens, ganham menos trabalhando nas mesmas funções que eles e ocupam os piores postos. Apesar de a cada ano mais mulheres ingressarem no mercado de trabalho brasileiro o patamar do desemprego feminino mantém-se mais elevado que o masculino. 
Outro indicador que reflete a maior precariedade do emprego feminino é a posição na ocupação: enquanto as mulheres estão concentradas nas posições sem carteira assinada os homens tem um peso relativamente maior nos empregos estáveis com melhores benefícios.
O processo de inserção das mulheres no mercado de trabalho é orientado pela divisão sexual do trabalho. Esse conceito é central para explicar as dinâmicas específicas das mulheres no mercado de trabalho. Essa divisão posiciona as mulheres nos postos menos prestigiados por elas terem que conciliar vida familiar e vida profissional. Essa conciliação é um dos aspectos relativamente recentes das novas configurações da divisão sexual do trabalho. Chama-se bipolarização do emprego feminino e é resultado dos processos que ocorrem na esfera educacional. Quando as mulheres são mais instruídas e diplomadas que os homens, provoca-se uma concentração delas em determinados postos no mercado de trabalho."
Fonte: https://marchamulheres.wordpress.com/2012/11/07/a-realidade-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho-brasileiro/
Considerando os temas que envolvem a coesão e coerência dentro de um texto, podemos afirmar que: