A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Avaliação Parcial SUSTENTABILIDADE EM ARQUITETURA E URBANISMO

Pré-visualização | Página 2 de 4

e para o meio ambiente, tornando-os muito complexos e difíceis de serem atendidos, tais como:
		
	
	Paisagens naturais e o meio rural que circundam as cidades.
	
	Abastecimento de água.
	
	Suprimento de vias e meios de transportes e demais serviços públicos. 
	
	Esgotamento sanitário.
	 
	Aplicações orçamentárias coerentes.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201512343962)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considere o contexto a seguir e assinale a afirmativa correta.
O processo de transição das corporações para a adoção de uma postura socioambiental responsável manifestou-se a partir do desejo de fortalecimento da marca, da imagem, da necessidade de fidelizar os clientes, de atrair investidores e até mesmo de obter concessões de dedução fiscais. (MELO NETO e FRÓES, 1999). Com a emergência de distintos paradigmas mercadológicos, se torna necessário o desenvolvimento de novos conceitos de marketing. 
		
	 
	São eles o marketink holístico, social e ambiental.
	
	São eles o marketink sustentável, social e ambiental.
	
	São eles o marketink holístico, sustentável e ambiental.
	
	São eles o marketink sustentável, social e verde.
	
	São eles o marketink holístico, sustentável e verde.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201512269594)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em países que há a carência de leis que tratem o tema sustentabilidade, na construção civil, como compulsório, as certificações e os selos ambientais ganharam espaço, tendo como objetivo mensurar o índice de sustentabilidade dos empreendimentos, a fim de que não sejam confundidos com o conceito de greenwhashing. As certificações ambientais têm crescido no mundo e a cerca delas podemos afirmar:
		
	
	As certificações ambientais BREEAM, CASBEE, HQE e LEED são as mais aplicadas nas edificações brasileiras e americanas;
	
	As certificações ambientais são voluntárias em todos os países e sua adoção está diretamente relacionada com os benefícios que ela gera na orientação do processo de produção das edificações, entretanto não podem ser utilizadas para bairros.
	
	As certificações e selos ambientais podem ser aplicados nos diversos países, independente do seu local de origem;
	
	As edificações e bairros considerados como sustentáveis receberam certificações ou selos ambientais.
	 
	As certificações ambientais contribuem para orientar o processo de projeto sustentável, entretanto, é possível projetar edificações e bairros sustentáveis sem a adoção de uma certificação ambiental;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201512343990)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tomando por base o contexto a seguir indique a afirmativa correta.
O LEED tem quatro tipologias que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento. Para cada tipologia, o GBC oferece um referencial técnico (manual) contendo as categorias de avaliação na forma de um checklist que possibilita identificar as estratégias projetuais sustentáveis utilizadas na edificação ou no bairro . A partir das categorias atendidas, é possível verificar a quantidade de pontos obtidos nas áreas analisadas. Entre os critérios de avaliação temos o MPR - minimum program requirements. 
		
	 
	Este conjunto de critérios compõe os requisitos mínimos para obter o selo de certificação. Eles estão relacionados ao atendimento do projeto à legislação vigente que envolva o meio ambiente nas esferas municipal, estadual e federal, como Códigos de Obras e Lei de Zoneamento.
	
	Neste grupo, a utilização de materiais de baixo impacto ambiental e redução da geração de resíduos são incentivados.
	
	Valoriza iniciativas para o uso eficiente e racional da água, com foco na redução do consumo de água potável.
	
	Premia a eficiência energética do projeto.
	
	Este grupo define pontos tanto para estratégias durante a implantação do empreendimento (obra) quanto para problemáticas das grandes cidades, como mobilidade urbana e das ilhas de calor, sempre visando ao terreno e seu entorno.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201512269047)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Certificação internacional LEED é referente ao projeto, obra e operação de edificações e traz inúmeros benefícios, não só ambientais e econômicos, mas também sociais.
Analise as afirmativas a seguir a respeito dos benefícios que a Certificação LEED pode propiciar.
I. Como benefícios sociais tem-se a conscientização dos trabalhadores e usuários, assim como a melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes do edifício.
II. Isenção de parte do IPTU para edificações certificadas LEED, como forma de incentivo à produção de edificações consideradas como sustentáveis.
III. A Redução do consumo de água e energia, assim como o uso de materiais de baixo impacto ambiental são benefícios ambientais de suma importância.
IV. A diminuição dos custos operacionais do edifício e a valorização do imóvel por conta do marketing de ter uma certificação LEED podem ser considerados um dos principais benefícios econômicos.
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	II e IV, apenas.
	
	 I e IV, apenas.
	 
	I, III e IV, apenas.
	
	 I, II, III e IV.
	
	 I, II e IV, apenas.
	
	
	1a Questão (Ref.:201512395851)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto a seguir e assinale a afirmativa indevida.
O setor da construção civil é um dos grandes responsáveis pelo consumo de recursos naturais e geração de impactos negativos ao meio ambiente. A construção de qualquer edificação, inevitavelmente, causa impactos no ecossistema em que está inserido, o que dificulta a aproximação dos profissionais da área no cumprimento de práticas que alcancem o desenvolvimento sustentável.
Alguns fatores influenciam a produção de edificações e o processo de formação e transformação das cidades, contribuindo para a degradação do meio ambiente, tais como:
		
	
	alta produção de resíduos;
	
	alto consumo de recursos naturais;
	 
	canteiros de obras com impactos sonoros, visuais, além de poluições do ar, solo, água, entre outros.
	 
	adequada seleção de materiais e gestão de consumo;
	
	alto índice de desperdício de materiais;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201512360718)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O conceito de ecodesenvolvimento e posteriormente de sustentabilidade foi sendo construído com uma série de eventos com participação de importantes nações e organizações mundiais. Em relação a esse processo histórico analise as afirmativas e assinale a opção correta:
 
I - O Ecossocioeconomista, Ignacy Sachs, formulou em 1973 o conceito de ecodesenvolvimento, considerando prioritária a questão da educação e da preservação dos recursos naturais juntamente com a satisfação das necessidades básicas do ser humano.
 
II - O conceito de ecodesenvolvimento, deu origem ao conceito de desenvolvimento sustentável, referia-se inicialmente a algumas regiões de países subdesenvolvidos e foi um grande avanço na percepção do problema ambiental global na medida em que estabelece relação entre desenvolvimento e meio ambiente.
III - Em 1974, a Declaração de Cocoyok, trouxe uma visão diferente afirmando que: a explosão populacional é decorrente da falta de recursos em alguns países; a destruição ambiental é fruto da pobreza e os países desenvolvidos não têm significativa participação em função do elevado índice de consumo.
IV - Em 1975, o Relatório Dag-Hammarskjöld concentrou-se na na mobilização das forças capazes de mudar as estruturas do sistema vigente. O documento também afirmou que as potências coloniais concentrando as melhores terras das colônias nas mãos de uma minoria, promovem um futuro mais desejável.
V - Em 1977, foi realizada outra Conferência sobre o tema de ecodesenvolvimento, ficou estabelecido que o processo educativo deveria ser orientado para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente, por intermédio de enfoques interdisciplinares e da participação