A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
TUDO SOBRE ENEM 2018 - Para aprensentar

Pré-visualização | Página 1 de 1

*
*
O que é?
*
*
	Exame Nacional do Ensino Médio
 
O Enem é muito mais do que um exame, é a nova forma de acesso ao ensino superior. Começou a ser aplicado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos concluintes do Ensino Médio em todo o Brasil. O conteúdo das provas é o que se estuda no Ensino Médio. O Enem 2018, portanto, é a 21ª edição do Exame. 
O QUE É O ENEM?
*
*
MOTIVOS PARA FAZER O ENEM
	Com a nota do Enem 2018 você pode: 
Conseguir vaga em universidade pública pelo Sisu – Sistema de Seleção Unificada; 
 Bolsa de estudos pelo Prouni – Programa Universidade para Todos;
Obter financiamento pelo Fies (Programa de financiamento estudantil).
	
*
*
COMO É A PROVA DO ENEM ?
*
*
	 O formato do Enem 2018 tem quatro provas objetivas e uma redação. São dois dias de prova:
Primeiro Domingo 04/11/2018 – 13h30min às 19h
 45 questões de Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia); e 
 45 questões de Linguagens (Literatura, Português, e um idioma estrangeiro); e
 Produção de uma redação com texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas.
Segundo Domingo 11/10/2018 – 13h30min às 18h30min
 45 questões de Matemática; 
 45 questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). 
Como é a prova do ENEM?
*
*
Como é a prova do ENEM?
 Entenda a prova do Enem:
 A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. 
 Ao contrário do “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com quem o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.
*
*
	As questões do ENEM apresentam charges, publicidades, recortes de notícias, obras de arte e trechos literários, tudo isso cobrando interpretação. 
Perguntas de língua estrangeira estão relacionadas a publicidades, trechos de revistas e matérias da internet. 
Em matemática são cobradas execuções desde contas simples até geometria, plano cartesiano e probabilidade. 
Questões de humanas envolvem temas contemporâneos como cidadania, ética, educação e democracia. História da República, período militar, revoltas do período regencial e política do café-com-leite são cobradas com frequência. 
Como é a prova do ENEM?
*
*
As questões vão exigir conhecimento para que o aluno saiba que:
4) Assuntos ambientais envolvem poluição, aquecimento global, lixões, além de questões sobre a agricultura brasileira, seres vivos e ecossistemas. 
5) Perguntas sobre mecânica, eletrostática, termodinâmica, envolvem temas da física, enquanto em química são estequiometria, mols, ligações e funções orgânicas. 
Como é a prova do ENEM?
*
*
O que é o SiSU?
O que é o ProUni?
O que é o Fies?
*
*
A nota do Enem passou a servir de parâmetro para o ingresso de alunos em universidades públicas desde 2009, quando foi criado o Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Em 2014 já foi o principal método de seleção de alunos adotado nas instituições federais em todo o Brasil. Em 2018 não será diferente. Então, o melhor mesmo é estudar e caprichar, pois a nota do Enem 2018 será o seu passaporte para entrar em Medicina, Direito, Engenharias, Odontologia, Psicologia ou em todos os demais cursos de graduação na maioria das universidades públicas através do Sisu.
*
*
	Programa Universidade para Todos – ProUni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação, em instituições privadas de educação superior.
	Quem tem direito ao Prouni? Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais.
 Bolsas integrais: são de 100%, cobrindo o valor total das mensalidades. Ou seja, o aluno não paga nada para estudar na faculdade particular. Esse tipo de bolsa é reservado para quem tem renda familiar mensal de até um salário e meio por pessoa.  
 Bolsas parciais: são de 50%, cobrindo a metade do valor das mensalidades. A outra metade deve ser paga pelo estudante, que pode conciliar a bolsa parcial com o programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal, o FIES (é preciso atender alguns requisitos para usar os dois benefícios juntos). Esse tipo de bolsa é para quem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
*
*
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.
O novo FIES está dividido em duas modalidades:
Na primeira modalidade, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.
Na segunda modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.
*
*
Universidades do Ceará 
Na Universidade Federal do Ceará (UFC), serão 6.288 vagas para 110 cursos, mesma quantidade ofertada no ano passado. Os cursos são dos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.
UFC 
IFCE 
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tem 2.765 vagas de 82 cursos de graduação, em 34 campi.
*
*
UFC no Ceará 
	A Universidade é composta de sete campi, denominados Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus do Porangabuçu, todos localizados no município de Fortaleza (sede da UFC), além do Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Campus de Crateús e Campus de Russas.
*
*
A presença do IFCE no Ceará
 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*