A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Simulado Administraçao de Recursos Humanos I

Pré-visualização | Página 3 de 8

repensada, necessita repensar o seu foco, para tornar-se mais estratégica.
A respeito dessas duas informações, é CORRETO afirmar que: 
a) as duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
b) as duas informações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
e) as duas afirmações são falsas. 
Resposta Correta: (B)
Na Estrutura do Perfil Profissiográfico, alguns aspectos ajudam na definição das 
características do profissional. Enumere de acordo com a coluna: 
( 1 ) Sumário do Cargo; 
( 2 ) Complexidade do Cargo; 
( 3 ) Objetivo do Cargo; 
( 4 ) Formação Complementar; 
( ) Consiste em descrever de forma sucinta o que a pessoa deve fazer; 
( ) Consiste em relatar ou descrever quais as atividades ou em qual o momento as atividades do cargo requer maior competência ou conhecimento; 
( ) Consiste em Definir o que se espera do Cargo; 
( ) Ex. Pós-Graduação - Mestrado - Doutorado; 
a) 3 2 4 1 
b) 1 2 3 4 
c) 2 3 4 1 
d) 4 2 3 1 
e) 2 3 1 4
Resposta Correta: (B)
Leia o Trecho: 
O departamento de Recursos Humanos ou a área de Gestão de Pessoal, assim denominado por muitos é o setor onde se concentra toda atividade de planejamento, organização e controle de contratação, remuneração, treinamento, benefícios e saúde do trabalhador. A Administração de Recursos Humanos é essencial para organização que pretende permanecer no mercado e ser competitiva. 
PORQUE 
A ARH está presente em todas as organizações, em diferentes formas, independente do seu porte, estrutura e nicho de mercado. A administração de Recursos humanos, como o próprio nome já diz, é um setor da administração que tem como finalidade o gerenciamento do recurso vivo e mais importante da organização, que são as pessoas. 
A respeito dessas duas informações, é CORRETO afirmar que: 
a) as duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira; 
b) as duas informações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira; 
c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa; 
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira; 
e) as duas afirmações são falsas. 
Resposta Correta: (B)
Administração de Recursos Humanos em uma organização pode ser visto por diversas óticas nas organizações. Assinale a alternativa correta: 
I - Como uma área da organização conduzida por um responsável; 
II - Como um departamento ou setor que irá conduzir a área, nesse caso, profissionais específicos para função; 
III - Como uma área, setor ou departamento apenas nas grandes empresas; 
IV - Recursos Humanos são poucos vistos em organizações de Micro ou pequeno porte. O "dono" executa a função; 
V - Departamento pessoal está inserido no contexto da A.R.H; 
a) A alternativa I e V esta incorreta. 
b) A alternativa I e II estão incorretas e III correta. 
c) A alternativa III e IV está incorreta. 
d) A alternativa V e III está incorreta. 
e) A alternativa IV e II está correta 
Resposta Correta: (C)
Leia o trecho: 
Descrever cargos é uma política de RH que pode ter vários significados entre as pessoas, porém, entre os teóricos, ela significa fazer o registro das funções, das tarefas e responsabilidades, de forma organizada e atribuídas a uma ou mais pessoas. A descrição de cargos é a exposição ordenada das tarefas ou atribuição de um cargo. Ela procura descrever o que o ocupante faz, como faz e por que faz. 
PORQUE 
Diferentemente do que as pessoas pensam, descrever e analisar cargos são políticas distintas. A analise de cargo consiste no detalhamento, ou seja, na especificação dos requisitos e das exigências do cargo para ocupá-lo. Na realidade, analisar cargo significa fazer uma apreciação responsável dos atributos que uma pessoa deve ter para desenvolver as suas tarefas e as suas funções. Dessa forma, a análise de cargos consiste em especificar antecipadamente o perfil do ocupante do cargo e descrever cargo é dizer quais tarefas o cargo executa.
A respeito dessas duas informações, é CORRETO afirmar que: 
a) as duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
b) as duas informações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. 
d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. 
e) as duas afirmações são falsas. 
Resposta Correta: (B)
Consideram-se técnicas de seleção todos os instrumentos utilizados para testar, avaliar, comparar, medir, mensurar e conhecer a capacidade, o perfil, as aptidões, os valores e as potencialidades de candidatos. As técnicas ou métodos diferem entre si. Cada um tem uma importância e uma finalidade. Sobre Técnicas e Métodos de Seleção, pode-se afirmar exceto: 
a) Existem técnicas que podem medir aptidão e outras a inteligência e assim por diante. 
As técnicas de seleção em alguns casos são universais, tais como os testes psicrométricos, os testes de aptidões, as dinâmicas de grupo. etc. 
b) Pode-se dizer que algumas Técnicas de Seleção são únicas ou próprias de cada empresa, representando assim, sua maneira de testar ou avaliar o candidato, tais como: 
verificação de antecedentes, análise de currículo. Entrevista 360°, entrevista individual e assim por diante. 
c) A entrevista de Seleção é uma técnica utilizada por muitas organizações. Em estruturas mais solidificadas, a entrevista é estruturada, realizada por pessoas qualificadas e preparadas para tal função. Porém, existem aquelas organizações, normalmente de pequeno porte, que esse processo acontece de maneira empírica, e as contratações acontecem com quase nenhum staff. E por incrível que pareça algumas organizações se concretizam no mercado por muitos anos.
d) Entrevista coletiva ou entrevista 360º é aquela que o entrevistado é sabatinado por mais de uma pessoa, e o objetivo dessa entrevista é saber como ele se sairá frente a um ambiente tenso, com certa pressão. Normalmente esse tipo de entrevista é realizado para cargos de alto escalão. 
e) Os testes psicológicos têm por objetivo avaliar características socioemocionais ou afetivas do candidato. Essas informações são sintetizadas em um laudo ou relatório, que deve ser tratado pelo selecionador como um documento confidencial. Destacam-se como testes psicológicos: o teste de personalidade, o teste de inteligência, o teste de memória e, em algumas situações, o teste de aptidões. Estes testes só devem ser aplicados por profissionais da área de psicologia. 
Resposta Correta: (D) 
22) Recentemente você causou um um grande debate sobre seleção de pessoal em empresas porque você não concordava com uma das conclusões apresentadas por selecionadores em um encontro de profissionais da área de RH. Qual das afirmativas abaixo você rejeitou (e com razão)?
a) Sabe-se que os entrevistadores podem formar impressões incorretas dos candidatos se basearem seu julgamento em estereótipos. 
b) Uma entrevista com um candidato forte logo em seguida a uma com um candidato fraco pode alterar a percepção do entrevistador pelo contraste causado entre forte e fraco. 
c) A utilização de entrevistas totalmente estruturadas facilita o processo de coleta de dados pois garante que o entrevistado fique mais à vontade e portanto mais espontâneo. 
d) Os entrevistadores têm treino suficiente e, apesar disto, podem se envolver com o candidato sob análise. 
e) N.D.A 
Resposta Correta: (C)
 Há controvérsias quanto à aplicação de testes em seleção de pessoal. Aponte abaixo qual das frases é totalmente correta e não apresenta qualquer tipo de ressalva. 
a) Os testes práticos são sempre interessantes porque colocam a pessoa em situações típicas de trabalho. 
b) Testes de personalidade devem ser aplicados em qualquer tipo de seleção pois sempre é importante saber o perfil psicológico do candidato. 
c) Um teste prático deve ser montado com base em simulações tão próximas quanto possível da realidade