A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
PIM VIII

Pré-visualização | Página 1 de 1

Introdução
O trabalho é desenvolvido com base num jogo virtual no ambiente da UNIP Online. O SDE simula um oligopólio. São 6 empresas que competem entre si por aproximadamente 2 anos (8 trimestre), explorando 3 regiões com um produto inovador, o RDP – Refrigerador Portátil de Bebidas.
A diretoria realizou decisões estratégicas, onde seria construída a fábrica, capacidade inicial, compras de matérias prima, programação de produção, pesquisa & desenvolvimento, propaganda, preço de venda, formas de pagamento, distribuição de vendedores, previsão de venda, ordem de entrega, contratação de operários e supervisores de produção, demissão de operário e supervisores, contratação de vendedores e supervisores de vendas, demissão de vendedores e supervisores de vendas, comissão de vendas, investimento de giro, investimento de curto e médio prazo, financiamento de curto e longo prazo, factoring.
I) Fazer o relatório observando pontos importantes para a gestão empresarial. Tais como:
a) Analise do negócio, o jogo busca desenvolver no aluno a consciência e a importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas a curto, médio e longo prazo, entender a logística como fator de redução de custo dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias são baseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos. Descreva detalhadamente as informações “macro ambiente” e “microambiente” da região escolhida.
Analisando o mercado de cada região, a equipe Bebidas Express tomou a decisão de construir a fábrica na região 2, por possuir um público misto, onde a renda per capita média, e por possuir o menor custo na logística de distribuição entre as outras regiões e obter maiores lucros nas vendas, pois poderíamos trabalhar com preço médio. Analisando as outras regiões 1 e 3, o custo da logística distribuição ficaria mais elevados, e com isso o preço final do produto não ficaria competitivo com relação a outras concorrentes.
b) Analise os pontos positivos e negativos das 3 regiões e justifique a sua escolha pela região onde montou sua empresa.
Analisando a região 1 onde a população é menor, e ter a renda per capita maior que a outras, a população pode ser muito exigente com relação a qualidade do produto, tendo assim como o fator a desvantagem, pois a empresa teria que investir muito e por conta da baixa densidade demográfica, podendo não obter resultados capaz de satisfazer os investidores, mesmo a região 1 apresentar alto poder aquisitivo, existe o risco de alto investimento e não ter o retorno devido com a baixa densidade demográfica e eventuais sazonalidades do mercado.
Analisando a região 2 apresenta ser a região mais vantajosa, tem uma população mediana com a renda melhor distribuída, e em tempo de estagnação pode ser uma vantagem, os custos de produção também são de médio risco, sendo assim entre todas as região por existir uma parcela sempre em ascensão da qual será um mercado em potencial para produtos de maior valor agregado.
Analisando a região 3 apresenta a maior população, de poder aquisitivo menor, e com a alta densidade demográfica, pode a princípio apresentar vantagens com relação ao que foi investido e ao lucro final, mas em momentos de crise pode apresentar alto rico para negocio, com as vendas estagnadas e produtos parados nas prateleiras, sem que haja mercado para absorve-lo.
Sendo assim com as analise de cada região a comissão da empresa Bebidas Express decidi-o que a região 2 é a mais qualificada para construção de sua fábrica.