A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
RELATORIO DE ESTAGIO EDUCACAO INFANTIL (1)

Pré-visualização | Página 4 de 5

com recortes de revista. Durante a aula foi considerado  todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, bem como suas capacidades e habilidades demonstradas na construção da história do nome. Tivemos um excelente desenvolvimento das crianças. Houve aprendizado, visto que compreenderam a proposta.
No dia 07 de Novembro de 2017, aplicou-se o plano de aula V abordando o conteúdo Desenho livre que diz respeito à disciplina de Artes, cujo objetivo era Explorar a criatividade usando materiais de higiene para fazer arte eDesenvolver a habilidade de discriminar. Para realizar a aula conversou com os alunos sobre as cores e a arte de transformá-las, além de fazê-las.  Na sala de aula colocou pastas de dente em copos plásticos e tingiu com anilina de diferentes cores;Reuniu as crianças de modo que pudessem usar as cores uns dos outros e em uma folha de papel A4 fizeram desenho usando os dedos e a tinta feita com a pasta de dente; Observaram as diferenças de texturas. Fez-se uma roda e perguntouporque em um desenho tem mais tinta que em outro, o porque das diferenças e também porque misturar as cores.A aula foi bem proveitosa, onde observou-se a participação, a colaboração e a organização da turma durante o desenvolvimento das atividades propostas bem como o entendimento dos conteúdos.
No dia 08 de Novembro de 2017, aplicou-se o plano de aula VI abordando o conteúdo Alimentaçãoque diz respeito à disciplina de Natureza e Sociedade, cujo objetivo era Explorar a importância da alimentação saudável.Foi realizado rodinha de conversa, onde falou-se sobre a alimentação, de como devemos cuidar dela e como ela é importante para a nossa saúde. Utilizando um cartaz com os círculos, cada aluno plantou dentro do circulo que desenhou uma sementinha; Contoupara a turma a semente que ele plantou e por quê? Assim que terminaram fizeram um trabalho de arte com lixa, pintaram uma folha em branco até parecer uma fruta ou legume, e falar o nome dela. Os trabalhos foram expostosno mural da sala de aula. Observou-se a reflexão dos alunos sobre sua alimentação e  os cuidados que devem ter com ela. Participaram com muito entusiasmo.
No dia 09 de Novembro de 2017, aplicou-se o plano de aula VII abordando o conteúdo Perceber a importância da Água para o planeta,que diz respeito à disciplina de Natureza e Sociedade, cujo objetivo era Perceber a importância da Água para o planeta. Realizou uma roda de conversa sobre a água utilizada por eles, fez perguntas como? “Quais atividades domésticas vocês conhecem que precisam de água?”Conforme sugestões da pergunta acima,anotou em cartaz e conversou sobre essas atividades para ajudar a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante; Reservou algumas revistas onde elas puderam procurar imagens das ações e colarem nos cartazes; Fizeram dois desenhos, um deles representando o desperdício e o outro mostrando como podemos economizar água;  Foi distribuído imagens de jornais e revistas que mostram desperdício e economia de água. Estas devem estar  misturadas e as crianças devem separar o material em dois grupos, de acordo com o bom e o mau uso do recurso. Ao final da seleção das imagens e atividades, colocaram no cartaz as imagens separadamente e falaram o que observaram. Verificou-se quea  turma compreendeu que certas atividades humanas provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser evitada. Muita conscientização.
No dia 10 de Novembro de 2017, aplicou-se o plano de aula VIII abordando o conteúdo Meio ambiente diz respeito à disciplina de Natureza e Sociedade, cujo objetivo era Compreender a importância do Meio ambiente. Inicioua aula conversando informalmente com as crianças e apresentou-se imagens do meio ambiente. No decorrer da conversa perguntou a cada um “o que é meio ambiente”?  Após as respostas fez-se algumas perguntas conforme as imagens para dar informações a eles: Como está o meio ambiente em que vivemos? O que fazem para ajudar esse meio ambiente? Depois da roda de conversa foi contada a história “No fim do mundo muda o fim”. Após a conversa e a história eles desenharam qual o fim que eles desejam para o meio ambiente em que vivem. Em seguida fizeram uma atividade onde se constrói o mundo de papelão para representarmos as águas, as florestas, os homens e os animais. Compreenderam a importância de cuidar do meio em que vivem respeitando seu meio ambiente.
No dia 13 de Novembro de 2017, aplicou-se o plano de aula IX abordando o conteúdo História da Cidade, quediz respeito à disciplina de Natureza e Sociedade, cujo objetivo era Importância da Organização espacial. Iniciou a aula, propondo que fizessem uma roda na sala de aula e em seguida foi contada brevemente a História da cidade das crianças relatada por um livro do município. Foi pedido  para que cada criança conte o que  mais gosta na sua cidade e o que gostaria que ela tivesse. Participarem relatando suas ideias. Após a conversa,entregou uma folha em branco para que desenhassem a sua cidade. Cada um fazer como a vê.  Quando todos terminaram o desenho, fizeram um cartaz coletivo relatando como se deu a origem do nome da cidade, através de imagens, material disponibilizado. Após terminarem, foi exposto na sala de aula para visualização de todos.Ao elaborar um cartaz coletivo, verificou-se a capacidade das crianças de interagir e respeitar o outro.	
No dia 14 de Novembro de 2017, aplicou-se o plano de aula X abordando o conteúdo Aves quediz respeito à disciplina de Matemática, cujo objetivo era Trabalhar atenção e coordenação.Iniciou a aula com a dinâmica ( Voa ou não voa ) –Pediu-se que as crianças respondessem sempre voa ou não voa de acordo com o nome do animal que a professora falar. Sentar-se quando não voa e ficar de pé quando voa. De acordo com os erros os jogadores seriam eliminados até que só reste um vencedor. Em seguida apresentou-se o  conto ( O Patinho Feio). Apresentou a família da dona pata e explorou a imagem  pedindo que os alunos dêem nomes aos patinhos e imaginem por que dona pata está em cima de um ovo tão grande;Em seguida nas mesinhas, oi entregue lápis de cor para que as crianças pintem a cena ao som da música (O PATO) de Toquinho e Vinícius de Moraes. Ainda com o lápis de cor irão pintar os quadrinhos de acordo com o que for observando na imagem. Prosseguindo foi feitocomparações entre as características das aves e de outros animais mostrando gravuras em televisão de papelão. Realizou a atividade Arte com casca de ovo e continuou a explorar o universo das aves com montagem de mural das atividades realizadas pelas crianças. Observou-se a participação em todas as atividades propostas ; Envolvimento nas tarefas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio me deu a oportunidade de estar, efetivamente, frente à sala de aula. Tem-se a oportunidade de estar na pele do professor, literalmente. Percebemos como será nossa prática, nosso dia a dia em uma Escola de Educação Infantil, como educador. Foi gratificante e de grande importância, de maneira que contribuiu para minha prática pedagógica, pois foi possível colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso de pedagogia. 
Porém, despertei mais ainda o interesse em desenvolver uma aprendizagem significativa, inovadora e criativa, ocupando um lugar de um agente de transformações junto às crianças. Pois elas são seres sociais que nascem completos, isto é, com capacidades afetivas, emocionais cognitivas. E essas crianças necessitam de todo afeto e dinamicidade para desenvolver seu conhecimento e habilidades. Vale ressaltar que o estágio contribuiu bastante para minha formação enquanto aluna e educadora. Mediante a prática procurei desempenhar o papel de uma educadora, que busca formar cidadãos críticos e conscientes na sociedade.
 Participardo desenvolvimento da criança permite reavaliar conceitos e diretrizes; em cada aluno há o novo, uma nova visão sedenta de saberes, pronta para compartilhar experiências, disposta a aprender e conhecer o mundo. 
REFERÊNCIAS
BHERING,