Buscar

processo de software prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Escolher a técnica mais coerente para levantar os requisitos depende do tempo e dos recursos disponíveis na organização, bem como a abrangência do projeto e da natureza da informação a ser recolhida, podendo ser entrevistas, etnografia, questionário, brainstorming, entre outros. Sobre o processo genérico de levantamento e análise de requisitos, analise as sentenças a seguir: I- Durante a elicitação de requisitos, o analista não necessita estudar o domínio da aplicação. II- O analista de requisitos deve isolar os requisitos, de forma a não agrupar os requisitos de forma coerente. III- Na engenharia de requisitos, é necessário verificar os requisitos, buscando descobrir se estão completos e consistentes. IV- Os analistas de sistemas precisam buscar o desenvolvimento da sua compreensão do domínio da aplicação. Assinale a alternativa CORRETA: a) As sentenças I e IV estão corretas. b) As sentenças II e III estão corretas. c) As sentenças III e IV estão corretas. d) As sentenças I e II estão corretas. 
 
2. Tornar-se profissional competente na área da tecnologia da informação exige, no mínimo, um entendimento sistêmico da área de Engenharia de Software, pois tem como enfoque lidar com os aspectos de produção de software em todas as fases do seu ciclo de vida. A Engenharia de Software pode ser vista como a área voltada para atuar no projeto de software, pensando-se na concepção, planejamento, desenvolvimento, testes, implantação e manutenção do software. Segundo Pressman (2011), as atividades lógicas do processo de engenharia de software são complementadas por uma série de atividades de guarda-chuva, geralmente aplicadas ao longo de um projeto, auxiliando a equipe a gerenciar, a controlar o progresso, a qualidade, as mudanças e os riscos. Sobre as atividades lógicas do processo de engenharia de software, apresentadas por Pressman, analise as sentenças a seguir: I- Controle e acompanhamento do projeto, administração de riscos, garantia da qualidade de software e revisões técnicas. II- Planejar e controlar o projeto, definir requisitos funcionais, modelagem UML e medição. III- Medição, gerenciamento da configuração de software, gerenciamento da reusabilidade, preparo e produção dos artefatos de software. IV- Gerência de requisitos, reutilização de software, garantia da qualidade e produção de artefatos do projeto. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: PRESSMANN, Roger S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011. a) As sentenças I e III estão corretas. b) As sentenças II e III estão corretas. c) As sentenças I e II estão corretas. d) As sentenças III e IV estão corretas.
 
3. A engenharia de software é uma tecnologia em camadas, tendo na base o foco na qualidade. Ela tem por finalidade entabular uma abordagem metodizada de desenvolvimento, por meio de ferramentas e técnicas adequadas. Baseado nas camadas de engenharia de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Na fase de processos, busca-se o desenvolvimento do produto dentro do prazo 
estabelecido. ( ) A camada que une o foco de qualidade com os métodos é chamada de processos. ( ) A camada da engenharia responsável por fornecer suporte automatizado ou semiautomatizado é a camada métodos. ( ) A camada da engenharia responsável por fornecer informações técnicas para o desenvolvimento é a camada ferramenta. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - F - F. b) F - V - V - F. c) F - F - V - V. d) V - F - F - V.
 
4. A crise de software foi uma época da história da Engenharia de Software (ES) em que os problemas de escopo, prazo, custo e qualidade atingiram limites indesejáveis. Contudo, foi neste momento que a comunidade do software decidiu focar os estudos no processo, de forma a disciplinar o desenvolvimento de software. Sobre a crise do software, assinale a alternativa CORRETA: a) Durante esse período, os softwares diminuíram de complexidade. b) Os sistemas de informação era produzidos com maior qualidade durante esta época. c) O processo de manutenção sofre muito com custos e dificuldades. d) Os requisitos dos stakeholders sempre eram atendidos. 
 
5. A Engenharia de Software tem por finalidade entabular uma abordagem metodizada de desenvolvimento, por meio de ferramentas e técnicas adequadas, baseado no problema a ser tratado, considerando restrições e disponibilidade de recursos. Acerca da Engenharia de Software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Podemos resumir a engenharia de software como sendo um esforço concentrado para entender o problema antes de iniciar o desenvolvimento do software. ( ) A complexidade dos sistemas está cada vez maior, devido à complexidade dos requisitos de software requeridos pelos usuários hoje usados para decisões estratégicas e táticas. ( ) Nem todo software precisa passar pelos processos de engenharia. Somente os que são usados por empresas e órgãos federais. ( ) A engenharia de software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável na construção, uso e manutenção do software. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F - F - V - F. b) V - V - F - V. c) V - F - V - V. d) F - V - V - V.
 
6. Segundo o dicionário Aurélio (1999), o termo Engenharia significa a arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas à criação de estruturas, dispositivos e processos que se utilizam para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas. A respeito das características e da importância da engenharia de software, analise as sentenças a seguir: I- É quem define métodos sistemáticos para o desenvolvimento de software, buscando melhorar e amadurecer as técnicas e as ferramentas utilizadas no ambiente de desenvolvimento para aumentar sua produtividade e qualidade de desenvolvimento. 
II- É uma disciplina da engenharia de sistemas que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de levantamento e especificação de requisitos até a implantação e manutenção. III- É um conjunto de atividades, parcial ou totalmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software de qualidade e cumprir corretamente os contratos de desenvolvimento. IV- A Engenharia de Software originou-se conceitualmente no período da quarta era da evolução do software, fora do período em que a crise do software existia, momento da busca de desenvolvimento ágil para que projetos fossem entregues dentro de custo e prazo adequados. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. a) As sentenças II e IV estão corretas. b) As sentenças I, II e III estão corretas. c) As sentenças I, III e IV estão corretas. d) As sentenças I e IV estão corretas. 
 
7. Os anos 1970 foram anos de grandes mudanças. Na área de desenvolvimento de software não foi diferente. No início dessa década, o grande crescimento da produção de softwares deparou-se com um sério problema: a falta de técnicas predefinidas para o desenvolvimento de sistemas. Esta falta de conhecimento acarretou projetos de software de baixa qualidade, com códigos de difícil manutenção, com orçamentos e prazos que não condiziam com a realidade. Como esta situação relatada ficou conhecida? a) Crise de Software. b) Crise da Engenharia do Software. c) Crise de Projeto. d) Crise Digital de 1970. 
 
8. A Engenharia de Software tem por finalidade entabular uma abordagem metodizada de desenvolvimento, por meio de ferramentas e técnicas adequadas, baseado no problema a ser tratado, considerando restrições e disponibilidade de recursos. Com relação às camadas da engenharia do software, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Especificação e artefatos. ( ) Ferramentas e processo. ( ) Métodos equalidade. ( ) Validação e medição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F - V - V - F. b) F - F - V - V. c) V - F - V - V. d) V - V - F - F. 
 
9. Na engenharia de software, os requisitos não funcionais descrevem como o sistema se comportará para executar suas tarefas, por exemplo, características de desempenho, interfaces de usuário e outros atributos de qualidade. A respeito dos requisitos não funcionais, analise as sentenças a seguir: I- Os requisitos de produto podem especificar ou restringir o comportamento de um 
software. II- Os requisitos não funcionais são declarações de funções de como o sistema deve reagir a entradas específicas. III- Os requisitos organizacionais são requisitos de sistemas analisados a partir das políticas e procedimentos da organização do cliente e do desenvolvedor. IV- Alguns requisitos não funcionais são provenientes de características requeridas para o software, como produto, organizacional e externos. Assinale a alternativa CORRETA: a) As sentenças I, II e III estão corretas. b) As sentenças II e III estão corretas. c) As sentenças I, II e IV estão corretas. d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 
10. Os sistemas de informação são um conjunto de comandos escritos em uma determinada linguagem de programação como, por exemplo, JAVA ou PHP. Os comandos escritos pelos programadores criam rotinas dentro do programa, a fim de permitir o funcionamento e atingir os seus objetivos, os quais foram propostos pelos clientes e usuários. Sobre as aplicações do software, assinale a alternativa CORRETA: a) Os softwares de inteligência artificial são desenvolvidos para uso pessoal, como, por exemplo, planilhas do Excel. b) Os sistemas de tempo real possuem a capacidade de monitorar, analisar e controlar eventos do mundo real, respondendo aos estímulos em um tempo predeterminado. c) Um software científico é conhecido por utilizar algoritmos numéricos para resolver problemas complexos, que não apresentam facilidades de análise direta. d) O software básico é caracterizado por algoritmos de processamento numérico, dependentes da coleta e processamento de dados científicos.

Outros materiais