Buscar

Tema 1- Introdução a legislação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tema 1- Introdução à legislação
Defina os conceitos de moral, direito, deontologia e ética. 
Moral:  É um conjunto de valores, ( pessoal/subjetivo) que definem condutas e costumes. Assegura a convivência em sociedade uma vez que é estabelecido pela  sociedade de determinada cultura e contexto histórico.
Direito: algo que é feito conforme a regra formal (normas escritas) estabelecida pelos órgãos jurídicos. Tem como objetivo assegurar a justiça e a ordem na sociedade.
Deontologia: conjunto de regras e princípios que regem a ação dos profissionais para que os mesmos estejam sempre de acordo com a ética e com a moral, esses princípios variam de acordo com a profissão. 
Ética: compreende o estudo fundamentado (ou seja, fundamenta-se na razão ) dos valores morais que regem o comportamento social, em outras palavras, faz uma reflexão dos valores da sociedade. 
Qual a importância das leis no contexto da vida em sociedade? O que é o princípio da legalidade? 
As leis são importantes na vida em sociedade pois estabelecem os direitos e deveres que devem ser seguidos por todos para uma melhor organização da vida coletiva, ou seja as leis implantam a ordem e são criadas também para resolução de possíveis conflitos.
O princípio da legalidade garante que não há crime sem lei anterior que o defina.  
Comente sobre a organização dos poderes no Brasil. 
No Brasil existe a divisão entre três poderes : Legislativo, Executivo e Judiciário.
O poder Legislativo tem como responsabilidade elaborar e aprovar leis, coordenar as partes de administração contábil, patrimonial e financeira do poder Executivo.  O poder Legislativo é composto por vereadores, deputados (estaduais e federais) e também por senadores, todos eleitos através  do  voto.
O poder Executivo tem como função básica administrar, ou seja, cabe aos seus representantes colocar as leis em prática, ou seja, executar e administrar os negócios públicos. É composto pelo Presidente da República, Governador Estadual e Prefeitos.
O poder Judiciário tem a função de julgar, é o órgão fiscalizador, zela pelos direitos individuais e para que as leis sejam cumpridas. O poder Judiciário é composto pelos juízes e promotores de justiça.
Os poderes são equivalentes, pois cada um tem sua autonomia e limites.	
Explique como se dá o processo de formação das leis (processo legislativo). 
O processo de formação de leis passa por várias fases:
Iniciativa: atribuição a um individuo/órgão pela Constituição para que o mesmo possa desenvolver e também apresentar um projeto de lei ao Poder legislativo.
Discussão: começa na Câmara e também na casa Revisora. As comissões permanentes opinam a respeito e então o projeto vai para votação no Plenário.
Votação: Um ato coletivo aprovará ou rejeitará o projeto,  após debates e discussões é deliberada pelo voto da maioria.
Aprovação: caso o projeto seja aprovado pela Câmara mas seja rejeitado pela Casa Revisora, o projeto será arquivado. O projeto poderá sofrer emendas e então retornará a Câmara inicial. Caso ocorra aprovação da Câmara e da casa revisora, ele irá para sanção/veto.
Sanção/veto:  decisão promulgada pelo Chefe do poder Executivo. A aprovação ou veto do projeto de lei poderão ser totais ou parciais. Se o veto for parcial, o artigo voltará para a discussão e mais tarde para votação.
Promulgação: após o projeto ser aprovado, ocorre declaração de que a lei existe.
Publicação: é o final do processo de elaboração. É a difusão da lei promulgada, tornando-a de conhecimento público. Após a publicação a lei  passa a entrar em vigor.
 Qual a hierarquia das normas de direito? 
As leis que formam a Constituição são divididas em três setores: um deles integra as normas da Constituição, tais como emendas políticas. Outro setor é formado pelas normas infraconstitucionais, que são as leis ordinárias, normas complementares , medidas provisórias e também o decreto legislativo. O último é composto pelas normas infralegais, que são os decretos, resoluções, portarias, regulamentos. 
 Essas normas seguem uma hierarquia segundo o nível de estado a que pertencem: Federal, Estadual e Municipal.
Como as contradições encontradas na legislação devem ser resolvidas? 
As contradições encontradas na legislação podem ser resolvidas de acordo com alguns critérios:
 
Superioridade/hierárquico: consiste em que a Lei superior anula a Lei inferior. Esse exemplo se aplica no caso de Leis ordinárias (hierarquicamente superiores) e decretos (hierarquicamente inferiores), nesse caso as Leis ordinárias prevalecem em relação aos decretos.
 
Cronológico/posterioridade: ocorre quando as leis são contraditórias porém possuem a mesma força jurídica, a Lei recente prevalece sobre a Lei mais antiga.
 
Específico: consiste no fato de que a Lei mais específica prevalece sobre uma Lei  mais geral no caso em questão.
 
 Qual a estrutura básica de uma lei ordinária? 
A Lei  ordinária é composta pela ordem legislativa e pela matéria legislada.
A ordem legislativa é dividida em:
Preliminar: corresponde à epígrafe, ementa, preâmbulo, enunciado do objeto e indicação do âmbito de aplicação.
Normativa: são as normas que regulamentam o objeto
Final: compreende as disposições sobre medidas necessárias à implementação das normas, disposições transitórias, as cláusulas de vigência e se necessário a cláusula de revogação. Em outras palavras determina e fecha a Lei.
 A matéria legislada é o texto da Lei, é composta de textos normativos que são agrupados por um assunto em comum, formando um artigo.

Outros materiais