Buscar

ANATOMIA HUMANA osteologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

OSTEOLOGIA 
Osteologia é O ESTUDO DOS OSSOS. “A moldura de ossos e cartilagem que protege nossos órgão e permite nossos movimentos é denominada de sistema esquelético” (Osteologia- 2018- Prof. Gustavo Martins Pires)
 
Os ossos constituem a parte passiva do sistema locomotor e o seu conjunto, possui aproximadamente 206 ossos.Crianças possuem um numero maior de ossos, os Recém-nascidos por exemplo, tem aproximadamente 300 ossos, eles possuem mais cartilagem que separa os ossos, e por volta dos 5 anos, se calcificam formando o osso completo. No idoso acontece a Sinostose um processo de fusão entre dois ossos, diminuindo automaticamente o numero de ossos.( Helder sala de aula-Soraia)
“Podemos citar várias funções importantes do esqueleto humano, tais como: 
Sustentação e conformidade: fornece uma base estrutural para o corpo, sustenta os tecidos moles e forma pontos fixos para tendões de diversos músculos esqueléticos; 
Proteção: protege órgãos nobres (encéfalo, coração e pulmões) contra traumatismos externos; 
Participação na alavancagem (movimentação): juntamente com os músculos esqueléticos desloca o corpo ou parte dele; 
Hematopoiese: produz células sanguíneas através da medula óssea vermelha; 
Homeostasia mineral: armazena vários tipos de minerais, principalmente cálcio e fósforo. 
Armazenamento de energia: armazena lipídios na medula óssea amarela ou flava” (Anatomia Geral- Ed. Sobral/2015 Eládio Pessoa de Andrade Filho e Francisco Carlos Ferreira Pereira)
Ossificação
As células das mesenquima se multiplicam e diferenciam-se migram e formam o esqueleto. O osso se faz a partir da ossificação das cartilagens, primeiro forma-se a cartilagem e depois o osso.
 O osso é constituído aproximadamente por 70% de minerais, 20% de matriz orgânica e
cerca de 10% de água, o que o diferencia de outros tecidos conjuntivos menos rígidos (Rath et al.
2000)
Há dois processos básicos de formação de tecido ósseo: a ossificação endocondral e a intramembranosa
O desenvolvimento do osso é classificado como endocondral, no caso de um modelo de cartilagem servir de precursor do tecido ósseo que será formado, ou intramembranoso, se o osso for formado sem a intervenção de um precursor cartilaginoso. Conforme Macari (1994), nosossos chatos predomina o desenvolvimento por ossificação intramembranosa e os curtos e longos se desenvolvem por processo endocondral
Composição dos Ossos
“O osso é um tecido que contém uma grande quantidade de matriz (substância intracelular). A Matriz consiste de um componente inorgânico (sais minerais), que torna o osso duro, e um componente orgânico (fibras colágenas), que dá ao osso sua resistência
Células osteoprogenitoras (osteogênicas);
•Osteoblastos;
•Osteócitos;
•Osteoclastos 
Células Osteoprogenitoras: sofrem mitose para tornarem se osteoblastos. Elas são encontradas no periósteo, no endósteo e canais ósseos que contêm vasos sanguineos
Diferentemente de outros tecidos conjuntivos, a matriz do osso contém sais minerais abundantes, primariamente fosfato de cálcio e algum carbonato de cálcio. À medida que estes sais são depositados pelos osteoblastos em torno das fibras colágenas da matriz, o tecido endurece. Este processo de endurecimento é denominado calcificação”.
( Osteologia 2018- Prof. Gustavo Martis Pires)
Na cavidade do osso esponjoso e no canal medular dos ossos longos encontramos a medula óssea. No recém-nascido toda sua medula óssea tem cor vermelha, devido a sua intensa hematopoiese (formação de células sanguíneas).Com o passar da idade a medula óssea vai sendo infiltrada por tecido adiposo. Formando a medula óssea amarela
Classificação dos Ossos
“Existem várias formas de classificar os ossos e uma delas é quanto a sua posição topográfica, identificando-se os ossos axiais e os ossos apendiculares. No entanto, a classificação mais conhecida é a que considera a forma dos ossos, classificando-os conforme sua relação entre suas dimensões lineares, como comprimento, largura e ou espessura, em ossos longos, curtos, planos ou laminares, pneumáticos, irregulares e sesamóides:
 (Anatomia Geral- Ed. Sobral/2015 Eládio Pessoa de Andrade Filho e Francisco Carlos Ferreira Pereira)
“Osso longo: o comprimento é consideravelmente maior que a largura e a espessura e podemos observar duas extremidades, denominadas diáfise e epífises, (uma distal e a outra proximal). O osso longo possui no seu interior uma cavidade onde se aloja a medula óssea, denominada canal medular, nos ossos que ainda não se ossificaram completamente é possível visualizar entre as epífises e a diáfise um discreto disco cartilaginoso chamado de cartilagem epifisária, que está diretamente relacionado com o crescimento do mesmo em comprimento. Exemplos: fêmur, tíbia, fíbula, falanges, úmero e rádio. 
• Osso laminar ou Chato: o comprimento e a largura se equivalem, predominando sobre sua espessura. Este tipo de osso também é impropriamente denominado “osso plano”. Exemplos: quadril, escápula e occipital. 
• Osso curto: o comprimento, a largura e a espessura apresentam-se equivalentes. Exemplos: carpo e metacarpo. 
• Osso irregular: apresenta uma forma complexa e irregular. Exemplo: vértebras da coluna espinal e o osso temporal. 
• Osso pneumático: observamos neste osso uma ou mais cavidades, revestidas de mucosa, de volume variável e contendo ar. Estas cavidades são denominadas seios. Exemplos: etmoide, esfenoide, frontal, temporal e maxilar. 
• Osso sesamoide: encontra-se inserido em alguns tendões ou cartilagens, onde sua função principal é auxiliar no deslizamento dos mesmos. Exemplo: patela.” 
(Anatomia Geral- Ed. Sobral/2015 Eládio Pessoa de Andrade Filho e Francisco Carlos Ferreira Pereira)
Arquitetura óssea 
“Podemos observar em estudos microscópicos que o tecido do osso é formado por substância óssea compacta e esponjosa: 
Substância compacta: as lamelas de tecido ósseo estão intimamente unidas umas às outras pelas suas faces, sem que haja espaço livre interposto. Por ser mais densa e sólida é responsável pela resistência dos ossos. Topograficamente estão dispostas nos ossos longos, planos, irregulares e curtos. 
Substância esponjosa: Nesta substância as áreas dos ossos estão constituídas por trabéculas ósseas dispostas em forma de rede irregular em tamanho e forma e são responsáveis por alguma elasticidade óssea. 
Periósteo: Descrito como um tecido conjuntivo que envolve externamente o osso, exceto nas superfícies articulares. Responsável pela nutrição e inervação do osso devido suas artérias e nervos penetrarem no tecido ósseo. 
Endósteo: Fina camada de tecido conjuntivo que reveste o canal medular de um osso”.(Anatomia Geral- Ed. Sobral/2015 Eládio Pessoa de Andrade Filho e Francisco Carlos Ferreira Pereira)

Outros materiais