Buscar

AD 02 Educação Especial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AD2 – 2018.2
 Segunda Avaliação A DISTÂNCIA
Disciplina: Educação Especial
Coordenação: Maria Angela Corrêa
	
	
	 Cidade que reside:
	Como se desloca para o Polo: ( ) carro ( x ) ônibus ( ) trem ( ) outros_____________ 
	 
Caro (a) aluno (a):
Essa avaliação é mais um instrumento do seu processo de aprendizagem. Nosso objetivo é que você faça um estudo orientado das ideias e conceitos que nos parecem de maior relevância nas aulas propostas para essa avaliação. Procure responder a cada questão a partir de suas próprias elaborações. Gostaríamos de relembrar:
1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las;
2. Analise o enunciado de cada questão, respondendo adequadamente às perguntas; 
3. Responda as questões com clareza, coesão e objetividade e realize a pesquisa;
4. Escreva com letra legível e de acordo com as normas gramaticais;
5. Apenas serão aceitas as respostas apoiadas teoricamente nas aulas/material didático da disciplina.
5. Esta avaliação é de caráter individual e deverá ser postada até 23h50min do dia 04/10/2018. 
 
 Bom estudo! 
 
AD2
EDUCAÇÃO ESPECIAL
2018.2
O que é Maturação? (1 ponto)
R: É o desenvolvimento das estruturas físicas ( ossos e musculos da criança), e também esta relacionada ao desenvolvimento das capacidades motoras,estabelecendo alguns limites sobre o ritmo de crescimento físico e desenvolvimento motor.	Comment by User: Resposta incompleta(0,5)
O que é Estimulação Precoce? (1 ponto)
Conjunto dinâmico de atividades e recursos humanos e ambientais que incentivam a criança nos seus primeiros anos de vida alcançar pleno desenvolvimento no seu processo evolutivo	Comment by User: Resposta incompleta(0,5)
Quando tratamos de Sistema Nervoso, como se dá a sequência do desenvolvimento do cérebro? (1 ponto)
R:A sequência do desenvolvimento cerebral esta relacionada com o padrão cefalocaudal e próximo-distal do desenvolvimento motor e das capacidades sensoriais.O desenvolvimento das diferentes partes do cortéx impõe limites nas habilidades motoras e perceptivas da criança.	Comment by User: Resposta correta.(1)
Como se dá o processo de mielinização dos nervos? (1 ponto)
R:Este processo ocorre na adolescência e em alguns casos na fase adulta.Este processo é o desenvolvimento das bainhas de mielina em torno dos nervos , isolando-os entre si , facilitandoa transmição de mensagem.	Comment by User: Sua resposta apresenta erros de concordância e de grafia de palavras. (0,5)
A partir do material didático da disciplina e os conceitos apreendidos, elabore um parágrafo relacionando as palavras estimulação precoce, desenvolvimento e deficiência de maneira a esclarecer a relevância da intervenção nos primeiros anos de vida. (2.0 pontos)
R: A estimulação precoce no sentido preventivo,é um método eficiente que proporciona experiências significativas, que ajudam na superação do problema.	Comment by User: Resposta insuficiente.(0,5)
Escolha dois autores, que tratam da família da criança especial e explique como eles analisam as posturas, os sentimentos e as mudanças no âmbito da dinâmica familiar da criança com necessidades especiais ou deficiência. (2 pontos – 1.0 para cada autor)	Comment by User: Resposta correta. (2)
R:Busgalia:este autor analisa os sentimentos dos pais após a noticia da deficiência do filho,alguns sentimentos como a culpa,a vergonha ,medo,incerteza e depressão costumam povoar principalmente na vida da mãe, para o autor a família tem dois caminhos , ou aceita e enfrenta os problemas e os sentimentos , tentando fazer algo a respeito, ou nega a existência deles , excluindo-os da consiência. Ele ressalta que lidar com sentimentos e emoções nao é fácil, mas a recompensa será muito grande.
Miller:A autora analisa as fases de adaptação da família , desde a primeira que é chamada de sobrevivência e as outras três chamas de ; A busca, O ajustamento e a separação. A Busca é a fase em que a família ja superou os sentimentos da primeira fase e busca uma nova direção,procurando entender as necessidades do filho, e buscando conhecer novos especialistas para adquirir novos conhecimentos e caminhos. E tem também a busca interna onde a família se da conta que a vida não será mais como haviam planejado. A terceira fase é quando a família recupera o controle sobre o cotidiano e busca integrar as necessidades do filho ao resto da família.E a quarta e última fase é quando os pais preparam o filho para que seja o mais indempendente possível, para que possa viver a vida adulta da melhor forma .
7. Essa questão diz respeito a uma atividade de pesquisa, que deverá ser realizada e postada na plataforma, junto com sua AD2 , segundo as orientações na página seguinte. (até 2 pontos)
OBS 1: A pesquisa poderá ter o valor de até 4 (quatro) pontos, considerando até 2 pontos na AD2 (até 1 ponto para cada texto elaborado) e o mesmo valor obtido na atividade (até 2 pontos) será considerado na AP2.
OBS 2: Só serão aceitos arquivos em doc e docx.
 
__________________________________________________________________________
 
 UNIRIO
Pesquisa da AD2 2018.2
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Coordenação: Profa. Dra. Maria Angela Corrêa
	Nome: Karlla Oliveira Pimentel
	Matrícula:18216080130
	Pólo:Natividade
	Cidade que reside:Santa clara ( Porciúncula)
ATENÇÃO
A atividade abaixo é referente a uma pesquisa que complementa a sua AD2 de Educação Especial. Ela deve ser realizada até a data de 04/10/2018 e postada na plataforma, junto com as respostas da AD2. A pesquisa poderá ter o valor de até 4 (quatro) pontos, sendo até 2 pontos na AD2 (até 1 ponto para cada texto elaborado) e o mesmo valor obtido na atividade de pesquisa será considerado na AP2.
PESQUISA
Selecione (dois) artigos de jornal ou revista, de anos recentes (de 2016 até agora), que aborde algum dos temas da disciplina de Educação Especial, a partir da 9ª semana do cronograma (inclusive). Após a escolha dos artigos e a leitura dos mesmos, escreva 2 textos( um texto para cada artigo selecionado) de, no máximo, 20 linhas cada, comentando o material escolhido sem, contudo, reproduzi-lo. 
Devem constar, também, nos textos elaborados de cada artigo escolhido:
1. O motivo da escolha do artigo. (no máximo 2 linhas).
2. A partir do material didático da disciplina, qual é a aula ou as aulas pertinentes aos temas escolhidos. (no máximo 3 linhas).
3. Seu texto e comentários (no máximo 20 linhas).
4. Autor, título do artigo, data da publicação e página. Se for jornal ou revista, deve constar o título do Jornal e/ou da revista.
ATENÇÃO
 Para a formatação, utilize fonte Arial, tamanho 11 e espaço simples. Só serão aceitos arquivos em doc e docx.
 Cópia dos artigos escolhidos ou os links (endereços eletrônicos dos documentos) onde eles foram selecionados. 
 Não se esqueça de preencher o quadro de identificação acima, com seu nome, Polo e a cidade em que reside.
Você terá até as 23h50min, de 04/10/2018, para postar a AD2 (EE) junto com a pesquisa realizada. Não deixe para fazer isso na última hora.
Apae atende mais de 1,5 mil pessoas com deficiência intelectual em Alto Tiête	Comment by User: Resposta insuficiente e fora dos padrões exigidos pela UNIRIO.(1,0)
De acordo com a aula 12 do livro de educação especial , na página 128 , podemos observar oque é a intervenção precoce e a estimulação precoce , e a importância delas.Nesta entrevista realizada no Alto Tiête , nos informa que as unidades da APAE atendem mais de mil pessoas , entre elas bebês e adultos com deficiências. As unidades da APAE oferece a intervenção precoce
que tem por objetivo obter um diagnóstico e um tratamento ideal dos desvios do desenvolvimento infantil, e oferecem também a estimulação precoce que visa previnir, detectar, minimizar,recuperar ou compensar as deficiências e seus efeitos, e com isso a APAE tem o objetivo de estimular o desenvolvimento cognitivo dos bebês , ensinando coisas do cotidiano as crianças além de capacitar os adultos para o mercado de trabalho. A APAE conta com atendimentos pedagógicos ,clínico e social.Em uma entrevista em Itaquequecetuba a diretora da APAE da região relatou que com a proposta da estimulação precoce , o atendimento melhorou muito,tornaram seus alunos o mais indempendentes possível. E escolhi este artigo porque tanto o conteúdo do livro quanto o da entrevista mostra a importância de preparar os deficiêntes para a vida e para serem indempendentes.
Autor da matéria do jornal: Jamile Santana
Jornal G1 de Mogi das Cruzes
Data da publicação:21/03/2017
Página: http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2017/03/apae-atende-15-mil-pessoas-com-deficiencia-intelectual-no-alto-tiete.html
O Amor move a criatividade de pais das crianças com deficiências
Receber a notícia que seu filho nasceu deficiênte é um golpe muito duro tanto para os pais quanto para a família , como diz Buscaglia, a deficiência não é algo desejável.Esta notícia chega com um turbilhão de sentimentos e sensassões, e cabe a família a procurar a se adaptar a esta nova vida.De acordo com a autora Miller na aula 13 do livro de educação especial, existem 4 fases no processo de adaptação destes pais com filho deficiênte, e estas fases leva a aceitação e a preparação deste filho para a vida.No Jornal folha de Pernambuco , diz que o mundo ainda nao se mostra preparado para os deficiêntes , como vemos no nosso dia a dia as dificuldades que eles passam,por exemplo em transporte em calçadas , muitos lugares ainda nao são adaptados para eles , e o jornal mostra a missão destes pais em criarem técnicas e ferramentas para o desenvolvimento do filho, escolhi este artigo,pois ele aborda e preocupação dos pais na inclusão dos filhos e a preocupação em seu desenvolvimento.
Autora da matéria do jornal: Mirella De Araújo
Jornal: Folha de pernambuco
Data:02/09/2018
Página: https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/zoom/2018/09/02/NWS,79876,70,637,NOTICIAS,2190-AMOR-MOVE-CRIATIVIDADE-PAIS-DAS-CRIANCAS-COM-DEFICIENCIA.aspx

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais