Buscar

BORRACHA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3
Centro Educacional Renato Ramos da Silva - CEDUP
TECNICO EM EDIFICAÇÕES 
20/05/2018
BORRACHA
RESUMO
O presente trabalho visa realizar pesquisas sobre a Borracha, uma importante matéria-prima, essencial para a manufatura de mais de 40.000 produtos para as mais diversas aplicações, que vão das modestas borrachas para apagar escritos (uma das suas mais antigas aplicações), aos cabos elétricos, às luvas, aos fios de tecidos impermeáveis e sua mais nova aplicação que é na construção civil. É considerada, ao lado do aço e do petróleo, um dos alicerces que sustentam o progresso da humanidade, sendo, por exemplo, um dos principais produtos utilizados na indústria do transporte, de produtos hospitalares e bélicos. 
Palavras-chave: BORRACHA, CONSTRUÇÃO CIVIL, MATERIA PRIMA
1 INTRODUÇÃO
A borracha já estava em uso pelos indígenas da região amazônica antes mesmo da presença dos europeus. Em 1525, P.d’anghlieria relatou ter visto índios mexicanos jogarem com bolas elásticas.
A origem da palavra borracha ocorreu numas das primeiras aplicações do produto, dada pelos portugueses, quando foi utilizada para a fabricação de botijas, substituindo as chamadas borrachas de couro que os portugueses usavam no transporte de vinhos. O primeiro emprego industrial da borracha foi como apagador. Foi Magellan, descendente de célebre navegador, quem propôs este uso.
 Em 1770 o inglês Joseph Priesley difundiu-o. Cubos desta borracha começaram a ser vendidos em Londres em 1772 e recebeu em inglês o nome de India Rubber, que significa “Raspador da Índia”. Em 1839 ocorreu a descoberta do processo de vulcanização pelo norte americano Charles Goodyear, acrescentando enxofre na borracha e aquecendo a mistura, e suas propriedades mais valiosas, resistência e elasticidade, puderam ser exploradas.
2 BORRACHA
A borracha natural é oriunda do látex, um líquido extraído do tronco da seringueira, recolhendo a seiva, possui aparência branca leitosa e pegajosa, e deve ser vulcanizada antes da sua confecção, nesse processo é feito o aquecimento do polímero com enxofre. Em razão disso, acontece a separação das duplas ligações e então formam pontes de enxofre, aumentando a resistência do material, permitindo que volte ao normal depois de ser esticado. 
As propriedades mecânicas do látex mudam com a vulcanização, por antes o material ser termoplástico, ou seja, podendo ser moldado de acordo com o aumento da temperatura. Após, o mesmo deve ser processado imediatamente na fôrma, em razão de não poder derreter. A temperatura de transição vítrea é de -720C, então acima dessa temperatura suas cadeias adquirem mobilidade e por o material não ser quebradiço acabará sofrendo impactos.
A borracha sintética é obtida através do petróleo, possuindo quase a mesma composição química da borracha natural, sendo que suas propriedades físicas são inferiores para a produção de vários produtos, fazendo com que este fator reforça a borracha natural ter importância no mundo.
PROPRIEDADES
Vulcanizados da borracha natural:
Resistência à tração
Alta elasticidade
Resistência ao calor até 80-90 °C
Boa flexibilidade a baixas temperaturas (até cerca de -55 °C) 
Excelentes propriedades dinâmicas exibidas durante solicitações cíclicas.
Borracha Natural:
Altamente permeável ao gás
Resistência limitada ao envelhecimento e ao ozônio.
Reduzida histerese
Aderência eficaz aos metais
Resistencia a fadiga e propagação de fendas
PRINCIPAIS TIPOS E APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A borracha sintética tem como principais características a cor preta. Este tipo de borracha possui boa resistência a solventes, mas se aplicados em tintas claras, à tendência é de escurecer a tinta, visto que solta um pó da borracha de coloração preta.
A borracha de pneus é uma forma de implantação de novas rodovias, bem como, a restauração das já existentes. Além de evitar que os pneus se transformem em fonte de poluição, esta reciclagem é ambientalmente correta ao utilizar ao máximo um recurso natural (derivado de petróleo), que misturado ao asfalto convencional resultada em um produto com características técnicas superiores e ambientalmente correto, o asfalto-borracha. Vem se destacando rapidamente e virando uma tendência mundial.
Existem dois métodos de incorporação dos pneus nas misturas asfálticas, que são: processos úmidos e processos secos.
 No processo úmido são adicionadas partículas finas de borracha ao cimento asfáltico, produzindo um novo tipo de ligante denominado asfalto-borracha. 
No processo seco, partículas de borracha substituem parte dos agregados artificiais ou naturais na mistura. Após a adição do ligante, formam um produto denominado concreto asfáltico modificado com adição de borracha.
De acordo com Luciane (2015) “No segmento da construção civil, o silicone pode ser aplicado em três linhas básicas: Selantes, hidrofugantes e aditivos.”
“Os selantes de silicone são utilizados em vedações de caixilhos, de peças sanitárias, rejunte de pias, de box, de banheiras, de azulejo, de piso, de pias de cozinha e de juntas de dilatação” (LUCIANE, 2015).
	Luciane (2015) afirma que:
Na função de hidrofugantes, o silicone é usado na proteção de tijolos, concreto, telhas, rejuntes e pedras naturais, impedindo a absorção de água e permitindo a saída de vapores. A novidade é um hidrofugante para ser usado em impermeabilizações externas da construção civil. Ele serve para proteção de paredes e revestimentos contra umidade, prolongando a vida útil dos materiais expostos a intempéries.
Segundo Silva (2012) “Como aditivo de tintas, o silicone funciona como ligante, reforçando a estrutura molecular, aumentando a aderência da tinta e agindo como antiespumante, evitando a formação de "bolhas" durante a aplicação.”
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos nesse trabalho a descoberta, procura e utilização da borracha no meio da construção civil para diferentes aplicações, por razão de uma crescente evolução no mundo da química, tornando um produto importantíssimo e acessível. Portanto, existem materiais que são passíveis de reciclagem, enquanto outros precisam de novos produtos para seu ciclo de produção. 
Esses materiais reutilizáveis ajudam de modo sustentável para as futuras gerações e também de modo a proporcional a sustentabilidade na construção civil tanto econômico quanto social. O avanço de novas descobertas através de pesquisas, o desenvolvimento das indústrias e a competência em relação a materiais resistentes são principais fatores para o uso de quaisquer materiais. 
REFERÊNCIAS
GOMES, Manuel. M. Borracha Natural (NR). Disponível em: <http://www.rubberpedia.com/borrachas/borracha-natural.php >. Acesso em: 20 de MAIO. 2018.
Luciane tecnologia em vedações: Elastômero na Construção Civil. 2015. Disponível em: <http://luciane.com.br/elastomero-na-construcao-civil/ >. Acesso em: 03 de set. 2015.
SILVA, Alex. Borracha na construção civil. 2012. Disponível em: <http://tecnico-em-edificacoes.blogspot.com.br/2012/12/borrachas-na-construcao-civil.html >. Acesso em: 20 de MAIO. 2018.
BORRACHA. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAenpsAG/borracha>. Acesso em: 20 de MAIO. 2018.
SILVA, Carlos E. S.; et al. O uso da borracha enquanto um elemento que proporciona a sustentabilidade na construção civil. 2014. Disponível em: < file:///C:/Users/Karol/Downloads/1237-4763-2-PB%20(1).pdf >. Acesso em: 20 de MAIO. 2018.

Outros materiais