Buscar

A Importância da economia para o profissional de logística

Prévia do material em texto

A Importância da economia para o profissional de logística
O profissional de logística deve estar atento à economia, pois se sabe que o transporte de cargas basicamente é utilizado do modo rodoviário, também deve observar que da mesma forma que a economia influencia gastos logísticos
Para um Bom profissional de logística é fundamental saber sobre a grande importância da economia que encontra-se em diferentes aspectos no ambiente de trabalho, tais como a economia do Brasil onde influência e muito nos custos logísticos de uma empresa, como por exemplo:
De acordo com o G1, no Brasil são 1,6 milhões de estradas aproximadamente, mas apenas 200 mil quilômetros asfaltados, sendo que nos estados unidos tem mais de seis quilômetros de estradas sendo 70 % com asfalto, lembrando que estradas não asfaltadas são de maiores riscos e prejuízos gerando mais gastos com pneus, combustíveis, manutenção e etc. por isso alguns produtos tem o seu preço elevado devido à ineficiência logística estimulada pela própria economia.
Economia nada mais é a análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O profissional de logística deve estar atento à economia, pois se sabe que o transporte de cargas basicamente é utilizado do modo rodoviário, também deve observar que da mesma forma que a economia influencia gastos logísticos, a própria logística pode acarretar custos para a empresa ou até mesmo o país. Vejamos o exemplo no porto de santos neste mês de março de 2013.
O Brasil teve uma safra recorde de 83 milhões de toneladas de soja, porém navios esperaram mais ou menos 16 dias para atracarem, isso resultou num cancelamento de 600 mil toneladas de soja pela china, atrasos e cancelamentos impactaram diretamente em multas e fretes, os containers transportam as cargas de maior valor sendo que trabalham com rotas programadas, por conta desses atrasos é normal o abandono dos navios conteneiros elevando prejuízos para a demanda agregada. Alguns especialistas dão o nome de “custo Brasil” que é um conjunto de problemas estruturais da economia e burocracia do país, dificultando investimentos e o próprio crescimento interno.
Portanto, percebemos que no século XXI ás empresas buscam diminuir o máximo de custos e por isso procuram profissionais altamente qualificados para isso. Sem dúvida o ramo logístico está em alta e para um bom desenvolvimento na área deve saber que “logística está ligada a economia” quando uma economia se desenvolve o normal é o custo de logística diminuir.
Conclui-se que, para uma boa gestão na área de logística a economia não deve ser lembrada ao assistir TV, ao acessar a internet, ou quando ouvir falar sobre a inflação, na verdade deve ser estudada para um bom desenvolvimento nos negócios.

Continue navegando

Outros materiais