Buscar

AV1 GESTÃO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0612_AV_201404082751 » GESTÃO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201404082751 - SOELY DAS GRACAS FAGUNDES
	Professor:
	JOSE CARLOS BEKER
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,4        Nota de Partic.: 2        Data: 09/03/2015 09:10:36
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201404295746)
	Pontos: 1,2  / 1,5
	Um dos maiores problemas que a sociedade tem enfrentado, é a não transparência na gestão dos recursos públicos. O Tribunal de Contas da União possui centenas de processos relativos à irregularidades no uso dos repassados pelo governo federal, especialmente, destinados às áreas de Educação e da Saúde, as duas principais fontes da maioria das prefeituras do país. Diante do que você estudou até aqui, você acha que a aplicação do conceito da Gestão Social melhoria a qualidade da gestão ? Justifique a sua resposta, utilizando o referencial teórico apreendido.
	
	
Resposta: Sim, melhoraria e muito. Pois a Gestão social na medida em que substitui a gestão baseada na hierarquia para um gerenciamento mais participativo com dialógo entre entre os sujeitos participantes do projeto de construção que deve ser coletivo, vai gerar mais transparência e transformação social.
	
Gabarito: Melhoria em muito, pois de acordo com os conceitos colocados pelo professor Fernando Tenório, a "Gestão Social contrapõe-se à gestão estratégica na medida em que tenta substituir a gestão tecnoburocrática, monológica, baseada na hierarquia, por um gerenciamento mais participativo, dialógico, fundado no diálogo permanente entre os sujeitos participantes do processo de construção da decisão que deve ser coletiva e, portanto, gerando maior transparência e benefício para todos".
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Melhoria em muito, pois de acordo com os conceitos colocados pelo professor Fernando Tenório, a "Gestão Social contrapõe-se à gestão estratégica na medida em que tenta substituir a gestão tecnoburocrática, monológica, baseada na hierarquia, por um gerenciamento mais participativo, dialógico, fundado no diálogo permanente entre os sujeitos participantes do processo de construção da decisão que deve ser coletiva e, portanto, gerando maior transparência e benefício para todos".
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201404279512)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	Competir no mercado globalizado, significa para a empresa ter sua imagem bem cuidada, não somente no aspecto econômico, na geração do lucro, mas este deve ser buscado utilizando-se de práticas socialmente responsáveis e ambientalmente corretas. O resultado desse esforço se traduz na melhoria de sua imagem corporativa, refletindo o aumento do seu capital reputacional. Qual deve ser, em sua opinião, as ações sobre as empresas que não caminham essa direção?
	
	
Resposta: Uma empresa que não se preocupa com as práticas socialmente responsáveis e ambientalmente corretas, a sociedade não deveria comprar seus produtos, não deveria receber incentivos do governo, e seus colaborados deveriam cobrar uma nova postura da empresa com novas práticas e adoção do cenceito de Respónsabilidade Social Corporativa.
	
Gabarito: Em países que desfrutam do estado de direito, como observamos nos países de elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a sociedade civil reúne condições para se mobilizar e retaliar as empresas socialmente irresponsáveis e inidôneas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Em países que desfrutam do estado de direito, como observamos nos países de elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a sociedade civil reúne condições para se mobilizar e retaliar as empresas socialmente irresponsáveis e inidôneas.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201404268762)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual o objetivo da empresa no contexto da adoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC)?
	
	
	a razão da empresa em adotar a RSC, visa melhorar a sua relação com os seus fornecedores que tem uma tabela de desconto, que será tanto maior quanto mais aprofundada for a implantação da RSC na companhia.
	
	a razão principal é fazer com que a empresa assume compromissos públicos com os investidores, que vão trabalhar para conseguir o máximo retorno para eles que colocaram dinheiro na empresa.
	 
	a razão de ser da empresa deve ser a maximização do bem-estar social e não mais a maximização do retorno para os acionistas.
	
	a principal razão é a empresa ter acesso a recursos a custos mais baratos.
	
	a principal razão é a maximização do lucro dos acionistas, com o objetivo de depois cada um deles na pessoa física doar parte para instituições filantrópicas.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201404269163)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A experiência na adoção do conceito de Responsabilidade Social tem contribuído fortemente para mostrar que as empresas têm melhorado a sua imagem institucional junto aos consumidores. A que se refere isto?
	
	
	Ter uma boa imagem corporativa, significa que a empresa terá acesso a juros mais baixo praticados pelo governo.
	
	Significa que as empresas estão investindo em modelos organizacionais que estimulam a participação dos colaboradores nos processo de tomada de decisão.
	
	Adotar a RSC significa que as empresas para explorarem os trabalhadores de uma maneira que eles não desconfiam.
	
	Para as empresas que resolvem serem mais ética na condução de seus negócios, a RSC é um fator-chave que não traz quase nenhum benefício.
	 
	Quando as empresas passam a adotar a RSC, os resultados obtidos atingem um universo de agentes sociais muito mais vasto do que os dos acionistas, trazendo a relação com a comunidade e o meio ambiente.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201404268803)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿A Gestão Social tem se mostrado uma forma de relação entre Estado e sociedade no enfrentamento das problemáticas mais contemporâneas¿. Nessa direção como pode ser entendido Gestão Social?
	
	
	como um espaço dedicado aos políticos que eles gostam de usar para dar legimitidade as suas decisões.
	
	como mais uma opção para gerar a tecnocracia impor os seus projetos.
	
	como uma alternativa que o governo usa nas audiências públicas para comprometer a todos.
	
	como um espaço democrático que bem utilizado leva os agentes a ganharem muito dinheiro.
	 
	como uma alternativa de intervenção e transformação social, coletiva e sustentável.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201404268833)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual foi no seu entendimento a contribuição que o rapper MV Bill deu ao projeto da CUFA, sendo um dos seus fundadores, e trabalhando forte em favor da estruturação e ampliação da entidade, que acabou se transformando num case de sucesso no Brasil, sendo replicado para vários outros países?
	
	
	ter a sua imagem desde a fundação, empresta credibilidade para que outros atores, principalmente, empresários passem a patrocinar vários projetos propostos pela entidade, garantido mercado cativo para os seus produtos.
	
	sua credibilidade desde a fundação, traz recursos de organizações estrangeiras para apoiar vários projetos que significam resgate de cidadania, favorecendo que as prefeituras resolvam, também, colocar recursos, tornando a CUFA uma entidade muito rica.
	
	no início a credibilidade dele permite que a sociedade olhe com outros olhos, favorecendo que a prefeitura enviasse muito dinheiro, construindo quadras, salão de festa e vários outros projetos.
	
	a credibilidade da sua presença garante que é algo sério, trazendo políticos que gostam desses espaços por que significa acessar ao votos dos jovens das periferias que eles manipulam com facilidade.
	 
	no início a credibilidade emprestada é muito importante, pois permite superar desconfianças dos poderes constituídos, que achavam esse tipo de iniciativa, num primeiro momento, algo marginal, pois predominavam negros, favelas e hip hop, algo que não viam com bons olhos.
	
	���7a Questão (Ref.: 201404268844)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muitas empresas no mundo que produzem produtos que são sustentadoras de vícios como a bebida e o cigarro, fazem uso de estratégias que muitas das vezes não são consideradas éticas. Qual a estratégia que uma empresa que opera nesse setor deveria usar para não viver induzindo outros a ficarem doentes, para auferirem lucro?
	
	 
	Serem mais éticas e irem substituindo a sua produção, por produtos mais saudáveis, de forma e contribuir para uma vida mais saudável das pessoas.
	
	Fazer uso de uma agressiva estratégia de marketing com artigos e depoimentos de cientistas, que mostrem por meio de trabalhos científicos que não faz tanto mal assim e podem continuar a consumirem.
	
	Pouco se importarem e continuarem a produzir, pois o que importa e o lucro e tornar os seus acionistas mais ricos.
	
	Fazer muita propaganda não importa o padrão ético, pois elas têm que se defenderem da concorrência e tudo vale nessa guerra.
	
	Serem mais agressivas na defesa dos seus produtos, usando de todos os meios lícitos e, se preciso for, também ilícitos, visando garantir sua participação de mercado.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201404319059)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a resposta incorreta:
	
	
	A implantação da Agenda Social, contribui para redução das desigualdades sociais, promovendo um desenvolvimento mais distributivo e sustentável.
	
	O Terceiro Setor aparece como uma opção de organização que estimula a participação cidadã, ao trazer respostas inovadoras;
	 
	No chamado desenvolvimento local, a urbanização permite articular o social, o político e o econômico em políticas integradas e coerentes, a partir de ações de escala global.
	
	A Gestão Social nos obriga a repensar as formas de organização social, redefinindo a relação dos atores estatais, empresariais e comunitários;
	 
	As tendências recentes da gestão social nos obrigam a repensar formas de organização social, a redefinir a relação entre o político, o econômico e o social, a desenvolver pesquisas cruzando as diversas disciplinas.
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201404319062)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a resposta incorreta:
	
	
	O surgimento de novas tecnologias, a rapidez como as informações circulam e a urbanização acelerada estão fazendo com que os empresários se preocupem cada vez mais com as questões éticas.
	
	Cada vez mais aumenta sobre as empresas a cobrança da sociedade por mais ética, transparência, participação, políticas efetivas de responsabilidade social, programas sociais efetivos, respeito aos colaboradores.
	 
	Bastam que as empresas tenham o melhor resultado econômico, cumpram as leis, paguem salários e recolham os impostos, para fazer uma Gestão Social.
	
	As empresas estão sendo mais cobradas pelo resultado de suas ações sociais e ambientais.
	
	Não basta as empresas buscarem o melhor resultado econômico, cumprirem as leis, pagarem salários e recolherem os impostos, mas mostrarem que estão comprometidas com a sustentabilidade.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201404279794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que circunstâncias o social deixa de ser apenas um setor de atividades, para se tornar uma dimensão de todas as nossas atividades?
	
	
	Quando se coloca o desenvolvimento das ONGs como objetivo para levar maior benefício à população mais pobre.
	
	Quando se coloca a geração de emprego e renda como objetivos a serem alcançados, por ser a forma mais eficiente de melhorar a vida de todos.
	 
	Quando se coloca o desenvolvimento social e a qualidade de vida como finalidade mais ampla da sociedade.
	
	Quando se coloca o desenvolvimento econômico e o ganho de eficiência como objetivos mais amplo do mercado.
	
	Quando se coloca o crescimento econômico e social como foco de atuação do governo para gerar maior benefício social

Outros materiais