A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
PRATIcas e negociações

Pré-visualização | Página 1 de 10

pergunta 1
	 
	 
	 
	O fechamento das negociações parece o final da barganha, mas nem sempre o é. Após o aceite da outra parte, se queremos ser negociadores eficazes e efetivos, ainda temos muito a realizar. Ao primeiro sinal de que uma solução foi acordada dentro de nossos objetivos, devemos conduzir a negociação para um acordo formalizado. Isso não garante a possibilidade da outra parte desistir do que foi acertado, mas lhe impõe um desgaste maior após a assinatura do acordo. Desgaste este que inibe boa parte dos recuos desejados. A primeira coisa a fazer após a assinatura do acordo é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Garantir o próprio envolvimento no processo acordado na negociação;   
	Resposta Correta:
	e.
Garantir o próprio envolvimento no processo acordado na negociação;   
	Feedback da resposta:
	Feedback: A resposta correta é garantir o próprio envolvimento no processo acordado na negociação. Delegar a terceiros o acompanhamento do desdobramento dos trabalhos pode nos expor como descompromissados com o que foi acordado. Assim, manter na agenda o acompanhamento dos principais pontos acordados é algo que nos diferencia da maioria dos negociadores. Qualquer sinalização de falha no seguimento das fases previstas no acordo deve nos motivar a agir.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	O processo de construção da cosmovisão (Weltanschauung) está condicionado a aspectos – intrínsecos e extrínsecos – da formação da personalidade dos indivíduos. Fica claro, pela natureza dos aspectos extrínsecos (Fatores culturais, Fatores políticos, Fatores econômicos, Fatores sociais e Fatores legais), que essa formação também depende dos papéis atribuídos aos colaboradores dentro das organizações. Esses papéis podem restringir:
 
A visão global da organização;
O convívio profissional;
A exposição a problemas diversificados;
O desenvolvimento de competências mais abrangentes.
Abaixo, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
As proposições I, II, III e IV estão corretas.
	Resposta Correta:
	a.
As proposições I e II estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Feedback: É comumente aceito que os administradores têm papéis interpessoais, informativos e decisórios que exercem com maior ou menor frequência, a depender do seu campo de atuação. Isso lhes força o desenvolvimento de determinadas habilidades em detrimento de outras. O que pode acarretar na restrição da visão global da organização, do convívio profissional, na exposição a problemas diversos e no desenvolvimento de competências mais abrangentes.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	O termo pode variar caso a caso, ficando ora acima, ora abaixo da Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo. Na maioria das situações, ele se situa abaixo da MAANA, considerando, por exemplo, os custos envolvidos na retomada da negociação, a partir do zero, com outra parte. O significado do termo corresponde a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Limite Mínimo;
	Resposta Correta:
	a.
Limite Mínimo;
	Feedback da resposta:
	Feedback: A alternativa correta corresponde ao Limite Mínimo, também chamado de base mínima ou preço de reserva. Existem diversas bases possíveis de adotar para fixá-lo: valores praticados pelo mercado, interesses em desdobramentos futuros da negociação que podem lhe ser atraentes, ou simplesmente a sua capacidade de investir. Qualquer que seja a base adotada, o limite mínimo pode oscilar acima ou abaixo da MAANA.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	As organizações sabem que o trabalho em equipe é desenvolvido melhor do que individualmente, devido a compartilhamento de ideias, criação de valor e a solução de problemas em conjunto. Com relação a formação de equipes na negociação, pode-se esbarrar em algumas dificuldades e desafios, sendo eles:
Seleção dos integrantes;
Tamanho da equipe;
Comunicação intragrupo;
Manutenção da coesão do grupo;
Falta de um líder informal no grupo.
Abaixo, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	c.
As proposições I, II, III e IV estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Feedback: Conforme apresentado no conteúdo da Unidade 2, as dificuldades e desafios para compor uma equipe são: O tamanho da equipe, a comunicação intragrupo, a manutenção da coesão do grupo e a falta de um líder informal no grupo. Quanto a falta de um líder informal no grupo, essa proposição é falsa, devido o trabalho em equipe ser dinâmico e necessitar de proatividade de todos os componentes.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 1 pontos
	 
	 
	 
	O termo MAANA é uma tradução do inglês, sendo usado inicialmente por Fisher e Ury (1985) e designado naquele idioma como BATNA: best alternative to a negotiation agreement. A MAANA pode se materializar de diferentes formas: simplesmente desistir, buscar outro comprador ou resolver realizar algo por si só. Antes mesmo de definir sua tática, o negociador deve identificar sua MAANA e estabelecer as bases de comparação de um possível acordo em relação a ela. O significado do termo corresponde a: 
	
	
	
	
		Resposta Correta:
	b.
Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo;
	Feedback da resposta:
	Feedback: O termo MAANA corresponde a Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo, outra expressão que designa a mesma coisa é a “melhor alternativa sem o acordo” (MASA). A MAANA é sua proteção contra termos de acordo extremamente desfavoráveis em relação ao que já se tem como garantido.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	É fundamental que o negociador internacional tenha especial cuidado em saber de antemão o status da pessoa com quem vai lidar, dominar as técnicas de negociação locais, persuadir sem impor e saber receber e ser recebido, segundo o protocolo local. A partir do exposto, quais são valores centrais em negociações com os japoneses?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Hierarquia, consenso, harmonia do grupo.
	Resposta Correta:
	d.
Hierarquia, consenso, harmonia do grupo.
	Feedback da resposta:
	Feedback: Conforme estudado no e-book da unidade 4, os valores centrais do povo japonês em negociações são: Hierarquia, consenso, harmonia do grupo. A negociação com os japoneses envolve a paciência, persistência e a capacidade de assimilar vários fatores que não são objetivos e não estão no contrato, porém, que influenciarão a negociação, sendo a confiança um fator primordial na cultura japonesa.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	A cultura influencia diretamente em uma negociação internacional, para isso, se faz necessário conhecer como o negociador estrangeiro se comporta, portanto, é importante que se tenha informação sobre os costumes e práticas do país de origem do interlocutor na negociação. Sabemos que para identificar diferenças culturais nos estilos de negociação, os estudiosos geralmente se concentram em aspectos selecionados do comportamento dos negociadores, chamados de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Fatores de negociação ou traços.
	Resposta Correta:
	a.
Fatores de negociação ou traços.
	Feedback da resposta:
	Feedback: Fatores de negociação ou traços são selecionadas com base em sua relevância e potencial variabilidade entre diferentes culturas. Várias características têm sido usadas por diversos estudiosos em suas pesquisas sobre a identificação da influência da cultura na negociação ou na medição de estilos de negociação. Resposta correta: Fatores de negociação ou traços.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	 
	 
	 
	No conteúdo da nossa disciplina são abordados diversos tipos de negociadores. Sabemos que a personalidade do indivíduo, influencia diretamente no contexto da negociação em que ele venha participar. Os negociadores que tem como maior habilidade: “deixar a outra parte totalmente à vontade, procurando proporcionar um ambiente de negociação saudável