Buscar

Resenha do filme "O mentiroso" e Direito Das Obrigaçoes Contratual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Filme: “O mentiroso” e Correlação com Direito Obrigacional Contratual
O filme conta a história de um advogado mentiroso, que coloca a sua carreira acima de tudo, perdendo no seu caminho a ética e os valores da verdade. Brinca um pouco com a justiça, esquecendo-se do motivo pelo qual estudamos direito. 
Podemos relacionar o filme no direito civil analisando a ação a qual ele é destinado, um divórcio com provas materiais de traição.
O casamento, nada mais é senão um acordo entre as partes, ou seja, uma espécie de contrato. E para que seja justo, a lei tem a função de regular as regras, igualando assim as partes do contrato. Sendo está a função social, de igualar as partes pensando na sociedade, evitando ou protegendo o direito de terceiros relativos a dignidade humana e também metas sociais.
A Res Inter Alios Acta, garante que os efeitos atinge somente as partes envolvidas. Sendo o contrato uma lei, tem que haver equilíbrio. 
Se houver desiquilíbrio o juiz tenta equilibrar as partes.
No filme, ele consegue a anulação do contrato pré-nupcial que a sua cliente fez, pois alega que no ato da assinatura, era ela menor, sendo considerada a extinção do contrato por incapacidade absoluta por uma das patês. Saindo se assim vitorioso no tribunal. 
Apesar de ter um excelente triunfo no final, o filme mostra que não é preciso manipular os fatos para que se saia com a vitória, e nos faz refletir se quando mentimos uma vez para defender uma ação, isso não acabara a nos afetar em outros aspectos da vida. Passamos cinco longos anos para aprender que tudo deve ser justo, e que as leis regulam e os juízes julgam para que haja equilíbrio entre nos. E ainda mais, para que seja feita a justiça. 
 
Vicente, Bruna Cristina Soares. 2015. 
Estudante de Direito Faculdade Nossa Cidade – Carapicuíba.

Outros materiais