Buscar

A ÉTICA PARA OS ANTIGOS

Prévia do material em texto

A ÉTICA PARA OS ANTIGOS
Platão e o dualismo material x espiritual. Platão deu grandes contribuições para o mundo que vivemos hoje. Algumas de suas ideias podem ser resumidas na alegoria da caverna. A essência das coisas não está necessariamente no que vemos (que podem ser apenas sombras da realidade).
Heteronomia e Autonomia: a maturidade não está relacionada ao simples passar do tempo, mas do desenvolvimento da autonomia, da maioridade moral.
Aristóteles: entre a virtude e o vício. Virtude é uma disposição de caráter de querer o bem. Seremos verdadeiramente felizes quando escolhermos as virtudes em relação aos vícios.
Agostinho e a revelação divina: é a revelação divina quem dá o sentido da vida. Há um alinhamento entre um tipo específico de moral e ética que passam a moldar o pensamento ocidental.
1- Qual é a diferença entre o pensamento de Platão e o pensamento de Aristóteles?
R- Platão sonhava com uma sociedade ideal na qual não praticar o bem torna-se uma impossibilidade tal a extensão das instituições que eliminam a vida privada. Já para Aristóteles a lei deve ser capaz de compreender as limitações do ser humano, aproveitar-se das suas paixões e instintos, e produzir instituições que promovam o bem e reprimam o mal.
2- O que Sócrates defendia?
R- Defendia a identidade entre os interesses individuais e os e comunitários como único caminho para a felicidade, o que implica na valorização da bondade, da moderação dos apetites, na busca do conhecimento.
3- O que no pensamento de Platão deveria ser ainda mais rígidos?
R- O reencontro da ética e da realidade se dá através de uma grande reforma social, política e econômica que torne a cidade mais simples, mais desligada dos valores materiais e mais igualitária. 
4- Qual é a distinção entre os dois tipos de “BEM” dito por Aristóteles?
R- Os primeiros são bons por que levam à bondade, enquanto os segundos são bons por si mesmos. Assim o conhecimento também é dividido entre o conhecimento pratico e teórico, o primeiro sendo o conhecimento de como agir corretamente e osegundo o conhecimento do que é bom por si mesmo.
5- O que os três autores buscaram constituir? 
R- Uma teoria ética que parte das premissas que, de um lado, existe uma ética objetiva e de outro que o homem só pode ser feliz se seguir estes princípios. 
6- Qual foi o mérito que Sócrates induziu?
R- Induziu sobre a discussão sobre o homem na filosofia de forma sistemática, defendendo a posição que mais do que as forças da natureza, o homem deveria ser o objeto das reflexões .
7- Qual era os dois tipos de “BONDADE” dita por Platão?
R- O primeiro é afastar esta sombra refletida pelas convenções para chegar à noção em si da bondade. A segunda diferença é que ao propor sua utopia, Platão esforça-se se não para definir este conceito absoluto, ao menos para definir como seria uma sociedade na qual ela poderia prosperar.
O que foi o “O BEM SUPREMO” dito por Aristóteles?
R- Seria o pressuposto de que todos os seres foram criados com uma finalidade em um projeto bem definido de universo ao quais os teólogos cristãos medievais.
8- O que quer dizer “O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS” de Protágoras? 
R- É, sobretudo uma contestação da própria essência da legitimidade do estado grego, firmada já não mais numa profundaconsciência do império da lei, mas simplesmente em um amontoado de convenções sociais habilmente manipuladas pelos ricos.
9- Qual é a relação de pensamentos entre Sócrates, Platão e Aristóteles?
R- Sócrates, na realidade foi um sofista, muito culto e conhecedor de muitas culturas da época, ele ensinava principalmente a jovens, tinha uma linha de raciocínio onde fazia seu interlocutor pensar e pensar acerca do assunto em que pretendia receber uma resposta, sem, no entanto recebê-la, o discípulo de Sócrates encontrava por si só a resposta para suas indagações, vale ressaltar que ele (Sócrates) foi condenado à morte com a acusação de perverter os jovens, pois os fazia pensar.
Já Platão defendia o mundo das ideias, dizia ele que as coisas apresentadas no mundo físico eram na verdade cópias da cópia e que a essência das coisas estaria no mundo das ideias. Para Platão, o mundo era uma ilusão, tendo como verdades tudo o que pertencia ao mundo das ideias. 
Aristóteles foi o que se pode dizer "pé no chão", defendia que as verdades seriam aquelas vivenciadas no mundo real, nos sentidos de fato sobre as coisas, tudo que se apresentava a olho nu para o homem, o homem se moldaria a partir da percepção das coisas tal qual elas se apresentam no presente.

Outros materiais

Perguntas Recentes