Buscar

Aula nº. 02. Formação e consolidação do DT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito do Trabalho I
Direito do Trabalho I
Professor: 
 Francisco Valdece Ferreira de Sousa
valdece@fvadvogados.adv.br
Direito do Trabalho I
Bibliografia:
01- JÚNIOR, José Cairo. Curso de Direito do Trabalho. Salvador. Jus Podium. 9ª. Edição. 2014.
02- GODINHO, Maurício Delgado. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTR Editora Ltda. 13ª. Ed. Fevereiro/ 2014.
03- BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho Estudos em memória de Célio Goiatá. São Paulo. LTr.
Direito DO TRABALHO
 do Trabalho I
01.- Origem e desenvolvimento do Direito do Trabalho.
O Direito do Trabalho é produto da evolução do homem que conquistou a liberdade (Deixou de ser escravo), e, tempos depois, com o advento da revolução industrial, rompeu com o sistema feudal e migrou em direção aos centros urbanos, buscando livremente colocar sua força de trabalho em troca de uma remuneração.
No princípio esses “trabalhadores” foram submetidos a jornadas extensas, e mal remuneradas, trabalhando em ambientes prejudiciais à saúde humana.
Somente a partir do instante em que a relação de emprego se torna categoria dominante como modelo de vinculação do trabalhador ao sistema produtivo, é que se pode iniciar a pesquisa sobre o ramo jurídico especializado que se formou em torno dessa relação de trabalho.
A concepção de trabalho sempre esteve predominantemente ligada a uma visão negativa. Na Bíblia, Adão e Eva vivem felizes até que o pecado provoca sua expulsão do Paraíso e a condenação ao trabalho com o “suor de seu rosto”. A Eva coube também o “trabalho” do parto.
Aula nº.02
Direito do Trabalho I
02.- Processo de formação e consolidação do Direito do Trabalho. 
I - A relação de emprego construída a partir do trabalho livre, mas simplesmente subordinado, permitindo a construção de um mecanismo de integração da pessoa ao sistema produtivo. A relação empregatícia fez surgir uma combinação entre a liberdade pessoal do trabalhador com a direção empresarial do empreendedor.
II - A formação de indústrias trouxe um modelo de organização do processo produtivo, baseado na utilização de máquinas, especialização e mecanização de tarefas.
III - A concentração industrial possibilitando a formação de grandes contingentes urbanos operários.
IV - As ações criadas e desenvolvidas no plano da sociedade civil resultaram na descoberta das ações coletivas como instrumento de atuação, obrigando o Estado a construir respostas diferenciadas à pressão e mobilização dos trabalhadores organizados. 
Direito do Trabalho I
03.- Fase históricas do Direito do Trabalho. 
O processo de formação e consolidação do Direito do Trabalho nos últimos dois séculos conheceu algumas fases de diferentes características, a saber:
Fase I - Também conhecida como a fase das manifestações incipientes ou esparsas teve início com a expedição do Peel’s Act (1802), na Inglaterra, cujo objetivo foi de fixar certas restrições à utilização do trabalho de menores.
Essa fase tem como característica maior a criação de leis dirigidas tão somente a reduzir a violência da superexploração empresarial sobre as mulheres e menores.
Fase II - A fase da sistematização e consolidação do Direito do Trabalho apresenta como marcos principais o Manifesto Comunista de Marx e Engels e a Revolução Francesa (1848). São dessa época o reconhecimento do direito de associação e a greve.
Direito do Trabalho I
03.- Fases históricas do Direito do Trabalho. 
O processo de formação e consolidação do Direito do Trabalho…
Fase II - …
Fato relevante nesse período de sete décadas o surgimento crescente de leis trabalhistas em diversos países europeus, tanto entre aqueles com experiência mais democrática, a exemplo da França, como também em países ditos autoritários, a exemplo da Alemanha de Otto von Bismark.
Também nessa fase foi editada a Encíclica Rerum Novarum, editada pelo Papa Leão XIII, manifestação oficial da Igreja Católica exigindo do Esado e das classes dirigentes postura mais compreensiva sobre a necessidade de regulação das relações trabalhistas.
Direito do Trabalho I
03.- Fases históricas do Direito do Trabalho. 
O processo de formação e consolidação do Direito do Trabalho…
Fase III - A terceira fase da formação e consolidação do Direito do Trabalho tem início logo após a Primeira Guerra Mundial, identificando-se como a fase da institucionalização ou oficialização do Direito do Trabalho.
Esse é o momento histórico em que o Direito do Trabalho ganha volume e força, se institucionaliza e oficializa-se, incorporando-se à matriz das ordens jurídicas dos países desenvolvidos democráticos
O ponto culminante dessa fase se deu nas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial com o aprofundamento da constitucionalizarão do Direito do Trabalho.
Direito do Trabalho I
03.- Fases históricas do Direito do Trabalho. 
O processo de formação e consolidação do Direito do Trabalho…
Fase IV - A quarta fase do processo de formação e consolidação do Direito do Trabalho tem seu marco inicial nos anos 1979/1980, quando uma crise econômica iniciada em 1973/19784 ( A crise do petróleo) abalou a rigidez do sistema econômico, fazendo crescer a inflação e acentuando a concorrência interempresarial e as taxas de desocupação no mercado de trabalho, resultado da renovação tecnológica, capitaneado pela microeletrônica, robotização e microinformática.
Nesse contexto de crise econômica, tecnológica e organizacional, consolidou-se nos principais centros do sistema capitalista, mediante vitórias eleitorais de Margareth Tratcher, na Inglaterra (1979); Ronald Reagan, nos USA (1980) e Helmut Kohl, na Alemanha (1982), um pensamento desregulatório do Estado do Bem-Estar Social, sói possível com a adoção de regras jurídicas limitadoras das políticas sociais e do mercado econômico, por consequência do Direito do Trabalho.
Direito do Trabalho I
04.- FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. 
Conceito - A palavra fontes comporta várias e diversificadas acepções, sendo utilizado como sinônimo de nascentes, como também, no sentido metafórico, como início, princípio ou origem.
Direito do Trabalho I
04.- FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. 
CONCEITO - A palavra fontes comporta várias e diversificadas acepções, sendo utilizado como sinônimo de nascentes, como também, no sentido metafórico, como início, princípio ou origem. 
A teoria jurídica utilizou o sentido metafórico da expressão para designar como fontes do Direito do Trabalho a origem das normas jurídicas.
CLASSIFICAÇÃO - As fontes do Direito do Trabalho estão classificadas em dois grandes grupos, a saber:
I - Fontes materiais - As fontes materiais estão retratadas nos momentos social, político e/ou filosófico que fazem nascer a necessidade de construir a rega de direito.
II - Fontes formais - No estudo das fontes ditas formais discute-se sobre o(s centro(s) de produção das normas jurídicas. Segundo a teoria monista, de filiação positivista, capitaneada por Hans Kelsen, as fontes formais derivam exclusivamente do Estado. Observe-se, contudo, que os costumes, fonte formal do Direito, não se origina, definitivamente, da atividade Estatal, como também ocorre em relação aos ACT`S e CCT`S.
Direito do Trabalho I
04.- FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. 
Heteronomia e autonomia - As fontes formais do Direito do Trabalho podem ser classificadas, ainda, conforme sua origem (Centro de positivação) e o método de sua produção (Com ou sem a participação de seus principais desinatários).
Heterônomas são as regras de cuja produção os destinatários não tiveram participação, originam-se, normalmente, da atividade estatal.
Constituição Federal,
Medidas Provisórias,
Leis,
Tratados e Convenções Internacionais,
Decretos e Decretos-Leis,
Portarias, Avisos, Instruções e Circulares,
Sentenças normativas.
Direito do Trabalho I
04.- FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. 
Heteronomia e autonomia - As fontes formais…
Autônomas são as regras produzidas com a participação dos seus principais destinatários, a exemplo dos ACT`S e das CCT`s.
Cumpre reconhecer, por oportuno, que muitas das fontes do Direito do Trabalho ocupam posicionamento diverso da classificação acima, a exemplo do que ocorre na arbitragem (Laudo arbitral), o Regulamento de Empresa, sem falar nos arestos jurisprudenciais, nos princípios gerais do direito, e, por derradeiro na analogia e nos textos doutrinários, não obstante existam controvérsias em relação aos dois últimos, que muitos entendem não integrar, tecnicamente, o quadro das fontes do Direito do Trabalho.
ACT`s e CCT`s,
Contrato Coletivo de Trabalho,
Usos e costumes.
Direito do Trabalho I
04.- FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. 
Figuras especiais - Entre as figuras especiais merecem destaque…
Laudo Arbitral - Arbitragem,
Regulamento Empresarial,
Jurisprudência,
Princípios Jurídicos,
Doutrina,
Equidade,
Analogia,
Clausulas contratuais e op efeito adesivo.
Direito do Trabalho I
05.- Hierarquia das fontes. 
Os sistemas jurídicos organizam-se segundo uma hierarquia lógica entre a normas que o integram. A hierarquia traduz ordem, gradação, organização segundo certo e determinado critério.
No Direito Comum os diplomas legais classificam-se, hierarquicamente, segundo sua maior ou menor extensão de eficácia e sua maior ou menor intensidade criadora do Direito, formando uma figura piramidal que tem no vértice a Constituição Federal.
Direito do Trabalho I
05.- Hierarquia das fontes. 
No Direito do Trabalho a pirâmide normativa constrói-se de modo plástico e variável, elegendo para seu vértice a norma que mais se aproxime do caráter teleológico desse ramo especializado do direito. Melhor dizendo, prevalecerá, sempre, a norma mais favorável ao trabalhador.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais